Reunião com o reitor da UL

No pas­sa­do dia 12 de abril, uma co­mi­ti­va de bol­sei­ros, com­pos­ta por di­ri­gen­tes da ABIC e mem­bros dos vá­ri­os nú­cle­os da Universidade de Lisboa (ULisboa), reu­niu com o rei­tor des­ta ins­ti­tui­ção a fim de dis­cu­tir vá­ri­as ques­tões re­la­ci­o­na­das com os bol­sei­ros. 
O rei­tor Cruz Serra acom­pa­nha as pre­o­cu­pa­ções da ABIC so­bre a im­pos­si­bi­li­da­de de os bol­sei­ros não te­rem aces­so ao re­gi­me ge­ral de Segurança Social, sa­li­en­tan­do que a se­gu­ran­ça so­ci­al tam­bém pre­ci­sa dos des­con­tos des­tes tra­ba­lha­do­res.
Sobre a apli­ca­ção do Decreto-Lei 57/​2016 (Emprego Científico), por par­te da uni­ver­si­da­de, há dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra a con­tra­ta­ção de pro­fes­so­res au­xi­li­a­res e não de in­ves­ti­ga­do­res, su­bli­nhan­do a ne­ces­si­da­de de re­ju­ve­nes­ci­men­to do cor­po do­cen­te. 
Um ou­tro tó­pi­co dis­cu­ti­do foi as Bolsas de Apoio ao Doutoramento (BAD) atri­buí­das pe­la ULisboa, no va­lor má­xi­mo anu­al de 2750€ (=va­lor da pro­pi­na). A ABIC já cha­mou vá­ri­as ve­zes a aten­ção pa­ra o fac­to de es­tas bol­sas, por es­ta­rem ao abri­go do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI), exi­gi­rem ex­clu­si­vi­da­de, não po­den­do ha­ver ren­di­men­to au­fe­rin­do no âm­bi­to de ati­vi­da­des que não se­jam es­ti­pu­la­das no EBI. O rei­tor não mos­trou aber­tu­ra pa­ra al­te­rar o ti­po de bol­sa e trans­for­má-la num ti­po de sub­sí­dio, con­for­me su­ge­ri­do pe­la ABIC.
Sobre os ex­ce­den­tes do va­lor da pro­pi­na que a FCT en­via às ins­ti­tui­ções, o rei­tor afir­mou a po­si­ção de­fen­di­da por al­guns di­re­to­res de es­co­las, di­zen­do que o di­nhei­ro re­pre­sen­ta cus­tos de for­ma­ção dos dou­to­ran­dos, per­ten­cen­do à ins­ti­tui­ção. A ABIC sa­li­en­tou que es­tes dou­to­ran­dos, mui­tas ve­zes, não têm se­quer di­rei­to a um pos­to de tra­ba­lho, ten­do o rei­tor as­su­mi­do que es­sas si­tu­a­ções de­vi­am ser cor­ri­gi­das. 
A ques­tão de ha­ver bol­sei­ros a dar au­las sem re­mu­ne­ra­ção tam­bém foi abor­da­da. O rei­tor con­si­de­rou que dar au­las é po­si­ti­vo pa­ra os bol­sei­ros mas, ten­do as fa­cul­da­des ver­bas, as mes­mas de­vem ser pa­gas. Por sua vez, a ABIC con­si­de­ra que o tra­ba­lho do­cen­te de­ve ser sem­pre pa­go.
Finalmente, so­li­ci­tá­mos que en­tras­se em vi­gor na ULisboa a en­tre­ga de te­ses e tra­ba­lhos aca­dé­mi­cos em for­ma­to di­gi­tal, con­for­me es­ti­pu­la­do no Orçamento de Estado 2017, ten­do o rei­tor in­for­ma­do já te­rem si­do da­das ins­tru­ções nes­se sentido.