Reunião com a Interjovem 24-04-2015

No pas­sa­do dia 24 de abril, a ABIC reu­niu na sua se­de com a Interjovem no sen­ti­do de dis­cu­tir a si­tu­a­ção po­lí­ti­ca e os seus re­fle­xos na vi­da dos bol­sei­ros.

A ABIC apre­sen­tou a no­va di­re­ção e as prin­ci­pais li­nhas es­tra­té­gi­cas, ex­pres­sas no Caderno Reivindicativo.

A fal­ta de in­ves­ti­men­to ge­ne­ra­li­za­da des­te go­ver­no re­fle­te-se no vín­cu­lo pre­cá­rio dos jo­vens tra­ba­lha­do­res – se­ja atra­vés de bol­sas, es­tá­gi­os ou re­ci­bos ver­des -, os quais, pe­ran­te ta­ma­nha pre­ca­ri­e­da­de, aca­bam por emi­grar. A Interjovem mos­trou-se so­li­dá­ria na lu­ta pe­la atu­a­li­za­ção dos va­lo­res men­sais au­fe­ri­dos e pe­la subs­ti­tui­ção das bol­sas por con­tra­tos de tra­ba­lho e deu es­pe­ci­al aten­ção ao re­gi­me con­tri­bu­ti­vo da se­gu­ran­ça so­ci­al (o Seguro Social Voluntário) que não pro­te­ge dig­na­men­te o tra­ba­lha­dor bol­sei­ro em si­tu­a­ção de do­en­ça, de­sem­pre­go, etc. 

Embora a ABIC não se­ja uma as­so­ci­a­ção ju­ve­nil, am­bas as en­ti­da­des re­co­nhe­ce­ram que há es­pa­ço pa­ra ar­ti­cu­lar ações con­jun­tas con­tra a pre­ca­ri­e­da­de que in­va­de os lo­cais de tra­ba­lho por to­do o país.