Provedor do Bolseiro dá razão aos Bolseiros de Arquitectura

A Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FAUL) exi­giu re­cen­te­men­te aos bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to FCT des­ta ins­ti­tui­ção que adi­an­tas­sem às su­as pró­pri­as cus­tas as pro­pi­nas de dou­to­ra­men­to sen­do que os re­em­bol­sa­ria quan­do a FCT pa­gas­se à Instituição os cus­tos de for­ma­ção des­tes investigadores.

Esta Instituição ale­ga as su­as di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras pa­ra exi­gir ao elo mais fra­co da in­ves­ti­ga­ção em Portugal, o Bolseiro, que as­su­ma en­car­gos que no en­ten­der da ABIC não tem que assumir.

Este abu­so foi pron­ta­men­te de­nun­ci­a­do pe­la ABIC ao Provedor do Bolseiro e à pró­pria FAUL.

O Provedor do Bolseiro pron­ta­men­te deu o seu pa­re­cer em de­fe­sa dos Bolseiros da FAUL con­tra o des­pa­cho e afir­man­do que es­te vi­o­la o Estatuto do Bolseiro. Assim, o Provedor con­si­de­rou que “nun­ca po­de­rá re­cair so­bre o bol­sei­ro a res­pon­sa­bi­li­da­de do pa­ga­men­to da bol­sa, nos ter­mos em que é exi­gi­do pe­la FAUL).

A ABIC saú­da os Bolseiros da Faculdade de Arquitetura e ma­ni­fes­ta o seu apre­ço na pron­ta atu­a­ção do Provedor do Bolseiro.

 

Esta vi­tó­ria dos Bolseiros é si­mul­ta­ne­a­men­te um es­tí­mu­lo e um avi­so. Por um la­do fi­ca de­mons­tra­do que as ins­ti­tui­ções não po­dem fa­zer o que que­rem, que os bol­sei­ros não são pau pa­ra to­da a obra e que há uma Associação que os de­fen­de e que atu­a­rá sem­pre que se mos­trar ne­ces­sá­rio. Por ou­tro la­do, um avi­so por­que os cor­tes or­ça­men­tais já efe­tu­a­dos e que se avi­zi­nham po­de­rão fa­zer com que ou­tras Universidades e Centros de Investigação si­gam es­te exem­plo e apli­cam es­tas ou ou­tras me­di­das con­tra os bolseiros.

 

A Direção da ABIC ape­la a to­dos os bol­sei­ros que se unam e par­ti­ci­pem na de­fe­sa dos seus pro­ble­mas con­cre­tos e tam­bém dos pro­ble­mas que são de to­dos os bol­sei­ros, jun­tan­do-se aos Núcleos da ABIC e re­for­çan­do o tra­ba­lho da nos­sa Associação.