Nota prévia da reunião da ABIC com a presidência da FCT

Data: 25/​06/​2013

Local: Av. D. Carlos I, 126 1249-074 Lisboa Portugal

Intervenientes:

FCT :

-Paulo Pereira (vi­ce-pre­si­den­te FCT)

-Claudia Fernandes (Directora Departamento de Formação e Recursos Humanos)

-Rodrigo (Assessor Jurídico)

ABIC:

-André Janeco

-Anxo Conde

-Tiago Domingues


 

Sobre a reu­nião com a FCT, al­guns pon­tos fo­ram con­si­de­ra­dos re­le­van­tes pa­ra di­vul­ga­ção imediata:


-No cor­ren­te ano, 2013, ape­nas fo­ram lan­ça­dos pro­jec­tos ex­plo­ra­tó­ri­os, com um va­lor má­xi­mo de 50 mil €, num nú­me­ro es­ti­ma­do de cer­ca de 160 pro­jec­tos. Estes te­rão de ser apro­va­dos até ao fi­nal do ano, e con­cluí­dos até ao fi­nal de 2014. Em 2012 fo­ram fi­nan­ci­a­dos cer­ca de 600 pro­jec­tos com um va­lor má­xi­mo de 90 mil €.


-O nú­me­ro de bol­sas in­di­vi­du­ais de dou­to­ra­men­to e pós dou­to­ra­men­to, com ca­len­dá­rio de aber­tu­ra pre­vis­to pa­ra o mês de ju­nho e pro­me­ti­do já pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na, se­rá re­du­zi­do a me­nos de 50% em re­la­ção ao ano pas­sa­do. Destas, cer­ca de 30% se­rão atri­buí­das e se­lec­ci­o­na­das pe­los pro­gra­mas dou­to­rais acei­tes pa­ra fi­nan­ci­a­men­to, ca­len­da­ri­za­dos pa­ra Novembro de 2013.


-Nos re­qui­si­tos de can­di­da­tu­ra, pa­ra as bol­sas in­di­vi­du­ais, sur­gi­rão ele­men­tos de res­tri­ção no­vos que pre­ten­dem uma gran­de li­mi­ta­ção do nú­me­ro das mes­mas. Não foi cla­ro qual a res­tri­ção que vai ser im­pos­ta. Deve man­ter-se o pra­zo de 60 di­as en­tre a en­tre­ga dos do­cu­men­tos pa­ra can­di­da­tu­ra e o iní­cio da bol­sa. Isto sig­ni­fi­ca­rá, ten­do já em con­ta o atra­so no iní­cio do con­cur­so e al­gu­ma mar­gem, que ha­ve­rá um pra­zo mui­to cur­to, en­tre o re­sul­ta­do do con­cur­so e uma da­ta de fi­na­li­za­ção da can­di­da­tu­ra (en­tre­ga de do­cu­men­tos) a tem­po de ini­ci­ar a bol­sa a 1 de Janeiro (que se­rá a 2 de Novembro).


-Em ju­nho ain­da, se­rá tam­bém aber­to o con­cur­so “Investigador FCT” com cer­ca de 200/​250 vagas.


-A FCT, na pes­soa do seu vi­ce-pre­si­den­te, com­pro­me­te-se a que to­dos os ca­sos de cor­tes de ben­ch-fe­es que com­pro­me­tam o cum­pri­men­to dos pla­nos de tra­ba­lhos apro­va­dos se­rão re­vis­tos, ca­so a ca­so, e de­fe­ri­dos se acei­te fun­da­men­ta­ção. O Dr. Paulo Pereira mos­trou-se des­co­nhe­ce­dor de ca­sos em que a re­cu­sa de ben­ch-fe­es po­nha em cau­sa o pla­no de tra­ba­lhos, e até pre­o­cu­pa­do que tal pos­sa acon­te­cer! Comprometeu-se a cor­ri­gir de ime­di­a­to qual­quer er­ro que se­ja apresentado.


-No que diz res­pei­to à FCT e à tu­te­la os cor­tes de sub­sí­di­os nos con­tra­tos de bol­sa são pa­ra man­ter, mes­mo ten­do co­mo fun­da­men­to a si­tu­a­ção con­jun­tu­ral que se vi­ve actualmente.


– O no­vo re­gu­la­men­to de­ve ser pu­bli­ca­do em não me­nos de um mês. Não há ga­ran­tia que os con­cur­sos abram com o no­vo re­gu­la­men­to di­vul­ga­do (que se­rá o apli­ca­do às bol­sas em cau­sa). Deve, no en­tan­to, ser di­vul­ga­do an­tes do fim do pra­zo do concurso.


- Recursos do ano pas­sa­do de­vem sair até es­ta 6ªFeira (28/​06).