Informação aos bolseiros de doutoramento – Propinas e estadias no estrangeiro

Como no­ti­ci­a­do an­te­ri­or­men­te, o re­gu­la­men­to de bol­sas da FCT pu­bli­ca­do em Junho de 2012 (http://​al​fa​.fct​.mc​tes​.pt/​a​p​o​i​o​s​/​b​o​l​s​a​s​/​d​o​c​s​/​R​e​g​u​l​a​m​e​n​t​o​B​o​l​s​a​s​_​2​5​_​0​6​_​2​0​1​2​.​pdf ) in­cluiu mui­tas al­te­ra­ções que trou­xe­ram gra­ves pro­ble­mas aos bol­sei­ros. As al­te­ra­ções in­cluí­ram cor­tes nas es­ta­di­as no es­tran­gei­ro de bol­sas mis­tas e nos va­lo­res pa­gos em mui­tos dos sub­sí­di­os de bol­sa, co­mo a re­du­ção no va­lor má­xi­mo de pro­pi­nas no es­tran­gei­ro (de 12500 Euros pa­ra 5000 Euros). As no­vas re­gras fo­ram apli­ca­das a con­tra­tos de bol­sa em vi­gor, pre­ju­di­can­do gra­ve­men­te os com­pro­mis­sos as­su­mi­dos an­te­ri­or­men­te e os pla­nos de tra­ba­lho dos bolseiros.

A ABIC apre­sen­tou e dis­cu­tiu to­dos os pro­ble­mas cri­a­dos pe­lo no­vo re­gu­la­men­to em reu­nião com o Presidente da FCT, a 27 de Junho de 2012 (http://​fo​rum​.bol​sei​ros​.org/​v​i​e​w​t​o​p​i​c​.​p​h​p​?​f​=​8​&​a​m​p​;​t​=​4​906). As as­so­ci­a­ções PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the UK) e PAPS (Portuguese-American Post-gra­du­a­te Society) apre­sen­ta­ram tam­bém re­cla­ma­ção à FCT so­bre a si­tu­a­ção, as­sim co­mo o fi­ze­ram mui­tos bol­sei­ros individualmente.

Em con­sequên­cia de to­das es­tas re­cla­ma­ções, a FCT vol­tou atrás na de­ci­são e acei­tou, em Agosto pas­sa­do, pa­gar pro­pi­nas (“tui­ti­on fe­es”) até ao va­lor de 12500 Euros, no pre­sen­te ano lec­ti­vo (2012/​13), a bol­sei­ros de con­cur­sos an­te­ri­o­res a 2012. Contudo, a FCT sa­li­en­tou na al­tu­ra que es­te fi­nan­ci­a­men­to se­ria tran­si­tó­rio e que não es­ta­va ga­ran­ti­do pa­ra os anos seguintes.

Em res­pos­ta a es­ta si­tu­a­ção, a ABIC ob­te­ve apoio ju­rí­di­co, atra­vés da co­la­bo­ra­ção com o SNESup (Sindicato Nacional do Ensino Superior), que apon­tou pa­ra a ile­ga­li­da­de da re­du­ção do va­lor má­xi­mo pa­go de pro­pi­nas em con­tra­tos de bol­sa de con­cur­sos an­te­ri­o­res a 2012. A me­di­da é por­tan­to sus­cep­tí­vel de ser con­tes­ta­da em tri­bu­nal se tal for necessário.

A ABIC vol­tou a reu­nir com a FCT em 15 de Novembro de 2012 e, mais uma vez, fo­ram dis­cu­ti­dos to­dos os pro­ble­mas re­la­ti­vos as al­te­ra­ções do no­vo re­gu­la­men­to. Nesta reu­nião, a ABIC sa­li­en­tou que o pro­ble­ma das pro­pi­nas não es­tá re­sol­vi­do com a apli­ca­ção de um re­gi­me tran­si­tó­rio de pa­ga­men­to de pro­pi­nas em 2012/​13, e que é fun­da­men­tal que se ga­ran­ta o pa­ga­men­to de pro­pi­nas pre­vis­to an­te­ri­or­men­te (até o va­lor de 12500 Euros) até ao fim dos con­tra­tos de bol­sa de con­cur­sos an­te­ri­o­res a 2012. Se as­sim não for fei­to, os bol­sei­ros po­de­rão fi­car im­pos­si­bi­li­ta­dos de re­a­li­zar ou con­cluir os seus pla­nos de tra­ba­lho no es­tran­gei­ro, com­pro­me­ten­do ir­re­me­di­a­vel­men­te a con­clu­são do doutoramento.

Na mes­ma reu­nião, a ABIC sa­li­en­tou ain­da o pro­ble­ma da FCT não es­tar a pa­gar ne­nhum ti­po de pro­pi­nas no es­tran­gei­ro (nem se­quer “tui­ti­on fe­es” ou “vi­si­ting tui­ti­on fe­es”) no ca­so de bol­sas mis­tas on­de a ins­ti­tui­ção es­tran­gei­ra não con­fe­re o grau. Esta prá­ti­ca re­sul­ta tam­bém de uma al­te­ra­ção in­tro­du­zi­da no re­gu­la­men­to de 2012, pois em re­gu­la­men­tos an­te­ri­o­res es­ta­va pre­vis­to o pa­ga­men­to de pro­pi­nas à ins­ti­tui­ção de aco­lhi­men­to es­tran­gei­ra, in­de­pen­den­te­men­te da ins­ti­tui­ção es­tran­gei­ra con­fe­rir o grau ou não.

A fal­ta de pa­ga­men­to das “fe­es” que são exi­gi­das pe­las ins­ti­tui­ções es­tran­gei­ras pa­ra re­ce­ber os bol­sei­ros – e que fo­ram pa­gas pe­la FCT em anos an­te­ri­o­res – po­de­rá im­pe­dir em mui­tos ca­sos a es­ta­dia no es­tran­gei­ro que es­ta­va pre­vis­ta em bol­sas mis­tas. A con­sequên­cia po­de­rá ser, em mui­tos ca­sos, a de­sis­tên­cia da re­a­li­za­ção do pla­no de tra­ba­lhos no es­tran­gei­ro, o que po­de­rá com­pro­me­ter a con­clu­são do doutoramento.

Nessa reu­nião, a FCT res­pon­deu que não era pre­vi­sí­vel que fos­sem al­te­ra­dos os pro­ce­di­men­tos no pa­ga­men­to de pro­pi­nas no es­tran­gei­ro a ins­ti­tui­ções que não con­fe­rem o grau, e que não exis­ti­am pers­pec­ti­vas de pa­ga­men­to fu­tu­ro de “ben­ch fees”.

Recentemente, a ABIC to­mou co­nhe­ci­men­to que, em reu­nião com a PARSUK, a FCT te­rá acei­te pa­gar as pro­pi­nas no es­tran­gei­ro por in­tei­ro (até ao va­lor má­xi­mo de 12500) até ao fim da bol­sa no ca­so de uni­ver­si­da­des bri­tâ­ni­cas. Ver co­mu­ni­ca­do da PARSUK:

http://​par​suk​.pt/​s​i​t​e​/​b​l​o​g​/​2​0​1​3​/​0​1​/​2​7​/​p​a​r​s​u​k​-​m​e​t​-​w​i​t​h​-​f​c​t​-​a​n​d​-​m​i​n​i​s​t​r​y​-​o​f​-​e​d​u​c​a​t​i​o​n​-​a​n​d​-​s​c​i​e​n​ce/

No co­mu­ni­ca­do da PARSUK, sa­li­en­ta­mos tam­bém a in­for­ma­ção de que a FCT mos­trou dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra re­a­va­li­ar pe­di­dos de “ben­ch fe­es”, quan­do se de­mons­trar que o não pa­ga­men­to des­tas “fe­es” com­pro­me­te a re­a­li­za­ção dos tra­ba­lhos pre­vis­tos no pla­no da bolsa.

Naturalmente que es­tas de­ci­sões da FCT têm im­pli­ca­ções pa­ra to­dos os bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to no es­tran­gei­ro (de con­cur­sos an­te­ri­o­res a 2012), que tem os mes­mos di­rei­tos que os bol­sei­ros no Reino Unido.

A ABIC dis­cu­tiu tam­bém com a FCT o pro­ble­ma da re­du­ção do tem­po de es­ta­dia no es­tran­gei­ro pa­ra bol­sas mis­tas, an­te­ri­or­men­te sem li­mi­tes no ca­so de bol­sas de dou­to­ra­men­to e ago­ra com uma li­mi­ta­ção de 2 anos. A FCT re­co­nhe­ceu que es­ta li­mi­ta­ção pre­ju­di­ca­va os pla­nos de tra­ba­lhos das bol­sas, e ga­ran­tiu que já es­ta­vam a ser au­to­ri­za­das es­ta­di­as su­pe­ri­o­res a 2 anos pa­ra as bol­sas mis­tas de con­cur­sos an­te­ri­o­res a 2012.

Tendo em con­ta to­das es­tas in­for­ma­ções, re­co­men­da­mos que os bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to afec­ta­dos pe­la re­du­ção nos pe­río­dos de es­ta­dia no es­tran­gei­ro e/​ou cor­tes de pro­pi­nas no es­tran­gei­ro e de “ben­ch fe­es”, con­tac­tem a FCT e apre­sen­tem de mo­do fun­da­men­ta­do a sua si­tu­a­ção in­di­vi­du­al, e que in­for­mem a ABIC so­bre o re­sul­ta­do des­te contacto.

Com os me­lho­res cumprimentos,

A Direcção da ABIC