Discussão do Orçamento de Estado e Acção da ABIC

Está nes­te mo­men­to em dis­cus­são a pro­pos­ta de Orçamento do Estado do Governo (OE) na Assembleia da República (AR). O Ministro Mariano Gago irá à AR pa­ra dis­cus­são da par­te do OE re­fe­ren­te ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) no dia 22 de Fevereiro. A dis­cus­são e vo­ta­ção fi­nal do OE se­rá nos di­as 11 e 12 de  Março. O OE, e a com­po­nen­te re­fe­ren­te ao MCTES, es­tão dis­po­ní­veis no Portal da AR: http://​www​.par​la​men​to​.pt/​O​r​c​a​m​e​n​t​o​E​s​t​a​d​o​/​P​a​g​i​n​a​s​/​d​e​f​a​u​l​t​.​a​spx

Tendo pre­sen­te o que é ex­pli­ca­do em mai­or por­me­nor abai­xo, a di­rec­ção da ABIC irá pros­se­guir com os seus con­tac­tos ao ní­vel ins­ti­tu­ci­o­nal e com reu­niões com bolseiros.

A di­rec­ção da ABIC tem pro­cu­ra­do des­de a to­ma­da de pos­se da no­va AR e Governo con­tac­tar com o MCTES e Grupos Parlamentares (GP) no sen­ti­do de afir­mar as su­as po­si­ções (em par­ti­cu­lar, a re­vi­são do Estatuto do Bolseiro – no sen­ti­do de li­mi­tar as bol­sas a pe­río­dos de for­ma­ção e de se ce­le­brar con­tra­tos de tra­ba­lho com os res­tan­tes in­ves­ti­ga­do­res e téc­ni­cos fi­nan­ci­a­dos com bol­sas – e a ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção). Reunimos já com os GPs do Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português, Partido Ecologista «Os Verdes»; ti­ve­mos uma au­di­ção com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência (CEC), quan­do ti­ve­mos tam­bém opor­tu­ni­da­de (à mar­gem da au­di­ção) de fa­lar com um de­pu­ta­do do Partido Social-Democrata; e es­tá agen­da­da pa­ra ama­nhã uma reu­nião com o GP do Partido Socialista. Não ob­ti­ve­mos qual­quer res­pos­ta do MCTES a cla­ri­fi­ca­ções so­bre a pro­pos­ta do Governo. Mas o Ministro Gago reu­niu com a CEC no dia 26 de Janeiro e as su­as res­pos­tas às in­ter­po­la­ções do BE, PCP e PSD re­la­ti­vas aos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção fo­ram claras:

– não há qual­quer in­ten­ção de ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes das bol­sas (o mi­nis­tro re­fe­re-se ao re­la­tó­rio Deloitte, de com­pa­ra­ção dos dou­to­ra­men­tos e pós-dou­to­ra­men­tos, en­co­men­da­do pe­la FCT, e que a ABIC opor­tu­na­men­te apre­ci­ou e cri­ti­cou – ver http://www.abic-on​li​ne​.org/​d​o​c​u​m​e​n​t​o​s​/​d​o​c​s​_​A​B​I​C​/​P​a​r​e​c​e​r​_​A​B​I​C​_​s​o​b​r​e​_​E​s​t​u​d​o​_​c​o​m​p​a​r​a​t​i​v​o​_​d​e​_​b​d​s​_​e​_​b​p​d​s​.​pdf);
– re­co­nhe­ce a ne­ces­si­da­de de es­ta­be­le­cer con­tra­tos de tra­ba­lho com os pós-docs, em par­ti­cu­lar com a con­ti­nu­a­ção de pro­gra­mas ti­po Ciência 2007/​2008, pro­ces­so que o Ministro Gago des­cre­ve co­mo ten­den­ci­al e di­fí­cil (“até pa­ra paí­ses co­mo a Alemanha”), mas não pa­ra os res­tan­tes bol­sei­ros;
– não re­co­nhe­ce que exis­tem fal­sas bol­sas e ou­tras for­mas de pre­ca­ri­e­da­de e que as bol­sas são usa­das de for­ma abu­si­va, re­me­ten­do a cor­rec­ção de even­tu­ais ca­sos pa­ra ac­ções de fis­ca­li­za­ção (por quem?), is­to é, não re­co­nhe­ce a ne­ces­si­da­de de al­te­ra­ção do es­ta­tu­to pa­ra cla­ri­fi­ca­ção do uso das bol­sas e cor­rec­ção sis­te­má­ti­ca das si­tu­a­ções de precariedade.

 

Podem ver as par­tes des­ta au­di­ção re­fe­ren­tes aos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção em:

http://​www​.you​tu​be​.com/​w​a​t​c​h​?​v​=​J​6​f​Z​P​g​9​S​x3s
http://​www​.you​tu​be​.com/​w​a​t​c​h​?​v​=​t​S​Q​G​K​1​j​g​3W0
http://​www​.you​tu​be​.com/​w​a​t​c​h​?​v​=​y​l​v​R​9​u​k​-​swU

Face a es­ta pos­tu­ra do Ministro Gago, não se pre­vêem quais­quer al­te­ra­ções à si­tu­a­ção dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção: em dis­cus­são de mu­dan­ça do Estatuto nem ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes das bol­sas. Sendo ver­da­de que es­tá pre­vis­to um con­ge­la­men­to dos sa­lá­ri­os da Administração Pública (e con­se­quen­te­men­te o pon­to de re­fe­rên­cia pa­ra os res­tan­tes sa­lá­ri­os), a ABIC não dei­xa de con­si­de­rar opor­tu­na es­ta ac­tu­a­li­za­ção, ten­do em con­ta que os mon­tan­tes se man­têm inal­te­ra­dos des­de 2002, e têm as­sim vin­do a im­pli­car uma per­da de po­der de com­pra na or­dem dos 20%. A ABIC fez uma pro­pos­ta ao MCTES de au­men­tos bas­tan­te in­fe­ri­o­res a es­se va­lor – mas sig­ni­fi­ca­ti­vo pa­ra os bol­sei­ros – e au­men­tos mai­o­res pa­ra as bol­sas mais bai­xas. Parece-nos que a pro­pos­ta é jus­ta, ra­zoá­vel, res­pon­sá­vel, e necessária. 

Daí que, em­bo­ra a ABIC vá pros­se­guir com os seus con­tac­tos ins­ti­tu­ci­o­nais, em par­ti­cu­lar an­tes da au­di­ção com o Ministro Gago na AR no dia 22 de Fevereiro, es­ta­mos já a pla­ne­ar uma ac­ção de pro­tes­to fren­te à AR pa­ra o dia 11 de Março, (5a fei­ra às 17h30), pri­mei­ro dia da dis­cus­são fi­nal do OE. Face às pro­mes­sas fei­tas (de al­te­ra­ção do es­ta­tu­to), à ne­ces­si­da­de de ac­tu­a­li­za­ção das bol­sas, à con­ti­nu­a­ção da si­tu­a­ção de pre­ca­ri­e­da­de de cen­te­nas de bol­sei­ros e à pro­pa­gan­da do Governo so­bre a Ciência em Portugal, há que ma­ni­fes­tar a nos­sa opi­nião pu­bli­ca­men­te e aler­tar pa­ra a si­tu­a­ção de pre­ca­ri­e­da­de dos bolseiros.

Contamos con­vos­co pa­ra or­ga­ni­zar reu­niões de bol­sei­ros, in­for­mar os co­le­gas da si­tu­a­ção, mo­bi­li­zar pa­ra o dia 11 de Março, e es­ta­rem pre­sen­tes nes­ta ac­ção.

Votos de bom trabalho