Conclusão da Iniciativa Maio – Mês de Luta dos Bolseiros de Investigação

Culminou no pas­sa­do dia 20 de Junho a ini­ci­a­ti­va Maio – Mês de Luta dos Bolseiros de Investigação di­na­mi­za­da pe­la ABIC sob o le­ma O Futuro Não Se Constrói Com Ciência Precária.

Culminou com a en­tre­ga pe­la ABIC dos pos­tais rei­vin­di­ca­ti­vos e dos fo­to­pro­tes­tos na Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia, com o apoio de uma con­cen­tra­ção de bolseiros.

A de­le­ga­ção da ABIC com­pos­ta pe­lo pre­si­den­te e por mem­bros da di­rec­ção e dos nú­cle­os de Coimbra, Aveiro e Covilhã foi re­ce­bi­da pe­la di­rec­to­ra do Departamento de Formação de Recursos Humanos pa­ra a Ciência e a Tecnologia da FCT.

Foram en­tre­gues 400 pos­tais rei­vin­di­ca­ti­vos de en­tre os re­co­lhi­dos du­ran­te es­te Mês de Luta.
Estes pos­tais, sem con­tra­ri­ar o di­rei­to ao ano­ni­ma­to dos bol­sei­ros par­ti­ci­pan­tes, tor­nam os exem­plos in­di­vi­du­ais de ca­da bol­sei­ro uma ex­cla­ma­ção da re­a­li­da­de que a tu­te­la re­pe­ti­da­men­te tem re­cu­sa­do acei­tar.
Entre ou­tras, a re­a­li­da­de de que não há su­fi­ci­en­tes al­ter­na­ti­vas às bol­sas e que es­tas se su­ce­dem por anos e anos; de que por fal­ta de sub­sí­dio de de­sem­pre­go, fal­ta de fi­nan­ci­a­men­to, bu­ro­cra­ci­as e atra­sos, mui­tos con­ti­nu­am a tra­ba­lhar sem re­ce­ber a bol­sa; de que o re­gi­me de Seguro Social Voluntário é com­ple­ta­men­te de­sa­de­qua­do pa­ra en­qua­drar a ac­ti­vi­da­de dos ac­tu­ais bol­sei­ros; de que as pro­pi­nas de dou­to­ra­men­to e ou­tros sub­sí­di­os pa­gos pe­la FCT às ins­ti­tui­ções não são trans­pa­ren­te­men­te uti­li­za­dos pa­ra a in­ves­ti­ga­ção em cau­sa; de que ca­da vez mais são os pró­pri­os bol­sei­ros a ter de su­por­tar do seu ven­ci­men­to par­te dos cus­tos da in­ves­ti­ga­ção; de que a do­cên­cia por bol­sei­ros con­ti­nua a ser uma re­a­li­da­de mal acom­pa­nha­da e on­de pro­li­fe­ram abu­sos e, par­ti­cu­lar­men­te gra­ve, a não re­gu­la­men­ta­ção ou re­mu­ne­ra­ção des­ta ac­ti­vi­da­de; de que o rou­bo dos sub­sí­di­os pe­sa so­bre o fu­tu­ro, mes­mo so­bre as ac­ti­vi­da­des bá­si­cas, das ins­ti­tui­ções e de to­do o SCTN, mas são so­bre­tu­do no ime­di­a­to uma que­bra de ren­di­men­tos dos bolseiros.

Foram en­tre­gues 13 das fo­tos que nos che­ga­ram no âm­bi­to do Fotoprotesto.
Realçamos, pe­la re­pe­ti­ção em vá­ri­as fo­tos, que mui­tos bol­sei­ros se­gu­ram pa­péis com nú­me­ros que re­pre­sen­tam o nú­me­ro de anos com bol­sa. Estes nú­me­ros são pro­fun­da­men­te re­ve­la­do­res da gra­vís­si­ma si­tu­a­ção des­tes pro­fis­si­o­nais que tra­ba­lham com bol­sa de in­ves­ti­ga­ção. Os não ra­ros ca­sos de bol­sei­ros que o são há mais de 10 ou 15 anos, sa­ben­do que o são sem ac­tu­a­li­za­ção dos va­lo­res das bol­sas há mais de uma dé­ca­da, sem aces­so a uma Segurança Social dig­na, de­mons­tram a gri­tan­te pre­ca­ri­e­da­de as­so­ci­a­da a es­te re­gi­me de bol­sas. Por sua vez, uma vi­são de con­jun­to so­bre es­tes nú­me­ros, e em par­ti­cu­lar so­bre as vá­ri­as fo­tos em que a so­ma re­pre­sen­ta mais de um sé­cu­lo de tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co re­a­li­za­do por pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos mas sem di­rei­tos, dei­tam por ter­ra qual­quer ar­gu­men­to de que as bol­sas ser­vem só pa­ra for­ma­ção e que são tem­po­rá­ri­as. Confirmam que as bol­sas de in­ves­ti­ga­ção são ca­da vez mais uti­li­za­das co­mo for­ma de col­ma­tar ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) com vín­cu­los pre­cá­ri­os e mais baratos.

Na con­cen­tra­ção de apoio à en­tre­ga des­tes ma­te­ri­ais afi­xou-se um pla­car com cer­ca de 2.5 me­tros qua­dra­dos que foi dei­xa­do à fren­te da se­de da FCT.
Nesse pla­car fo­ram afi­xa­das pri­mei­ras pá­gi­nas de ar­ti­gos ci­en­tí­fi­cos re­a­li­za­dos por bol­sei­ros de­mons­tran­do que não há pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca sem os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, e que na sua mai­o­ria são tra­ba­lha­do­res que têm co­mo vín­cu­lo uma bol­sa de investigação.

Esta ini­ci­a­ti­va cul­mi­nou mais de um mês de con­ti­nu­a­da ac­ção rei­vin­di­ca­ti­va, e na con­cen­tra­ção foi afir­ma­da a de­ter­mi­na­ção dos bol­sei­ros na con­ti­nu­a­ção da lu­ta por res­pei­to e dig­ni­fi­ca­ção do seu tra­ba­lho, des­de lo­go com uma im­por­tan­te par­ti­ci­pa­ção na Greve Geral de 27 de Junho.

A lu­ta continua!

Logo no dia 22 a ABIC faz-se re­pre­sen­tar na Concentração pe­lo Ensino Superior pro­mo­vi­da por FENPROF e SNESUP.

E 27 de Junho é dia de Greve Geral.
A ABIC ape­la à par­ti­ci­pa­ção de to­dos os bol­sei­ros nas 24horas de Greve Geral.
Este é o mo­men­to cer­to pa­ra que, com a gre­ve, os bol­sei­ros de­mons­trem que o seu tra­ba­lho faz fal­ta às ins­ti­tui­ções e ao país.
Este é o mo­men­to de exi­gir os di­rei­tos e de­ve­res de ser­mos con­si­de­ra­dos tra­ba­lha­do­res.
Este é o mo­men­to de nos unir­mos na lu­ta por um Futuro dig­no pa­ra o país, a Ciência e os seus tra­ba­lha­do­res.
Estaremos na Greve e nas con­cen­tra­ções mar­ca­das por to­do o país pa­ra es­se dia.