Comunicado sobre o recente anúncio do aumento de Bolsas para 2014

Comunicado

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) to­mou co­nhe­ci­men­to do co­mu­ni­ca­do do Ministério da Educação e Ciência acer­ca do au­men­to das ver­bas dis­po­ní­veis pa­ra Bolsas de Investigação ao lon­go des­te ano de 2014.

Esta de­cla­ra­ção da par­te da FCT vem dar ra­zão à ABIC e re­pre­sen­ta um re­cuo nas in­ten­ções ini­ci­al­men­te de­mons­tra­das de efe­tu­ar um cor­te bru­tal no nú­me­ro de bol­sas atri­buí­das no Concurso Individual de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento.

Da mes­ma for­ma, es­te re­cuo não po­de ser dis­so­ci­a­do da for­te de­mons­tra­ção de des­con­ten­ta­men­to por par­te de bol­sei­ros e ou­tros in­ves­ti­ga­do­res que afir­ma­ram o seu re­pú­dio por es­ta po­lí­ti­ca do Governo, bem co­mo da ação le­va­da a ca­bo du­ran­te es­te pe­río­do pe­la ABIC.

Apesar dis­to, a ABIC gos­ta­ria de sa­li­en­tar que fi­ca ain­da mui­to por es­cla­re­cer. Em pri­mei­ro lu­gar, a re­po­si­ção, con­for­me no­ti­ci­a­do, de “300 a 350 bol­sas de Doutoramento e Pós-Doutoramento no Concurso de 2013” não é su­fi­ci­en­te pa­ra co­brir o cor­te ini­ci­al­men­te apre­sen­ta­do pe­lo Governo. Em se­gun­do lu­gar, de acor­do com o afir­ma­do no co­mu­ni­ca­do da FCT, ape­nas os bol­sei­ros que apre­sen­ta­rem re­cur­so em fa­se de au­di­ên­cia pré­via te­rão as su­as can­di­da­tu­ras re­a­va­li­a­das, o que po­de­rá cri­ar im­por­tan­tes dis­tor­ções pois mui­tos can­di­da­tos a bol­sa po­de­rão ser for­te­men­te pre­ju­di­ca­dos com es­te pro­ces­so. Por ou­tro la­do, fi­ca ain­da por es­cla­re­cer co­mo é que as ver­bas re­ma­nes­cen­tes vão ser ca­na­li­za­das e vão ser­vir pa­ra cri­ar Emprego Científico.

Neste sen­ti­do, a ABIC vem ape­lar a to­dos os bol­sei­ros e can­di­da­tos a bol­sa que se man­te­nham aten­tos aos re­cur­sos apre­sen­ta­dos e à for­ma co­mo a re­a­li­da­de de fi­nan­ci­a­men­to dos Centros vai evo­luir ao lon­go de 2014, pois é ne­ces­sá­rio ga­ran­tir que as in­ten­ções de­mons­tra­das com es­ta de­cla­ra­ção do Ministro da Educação e da Ciência têm uma con­cre­ti­za­ção prá­ti­ca nas Instituições e na vi­da dos bol­sei­ros e que não fi­ca­rão ape­nas por um con­jun­to de in­ten­ções que nun­ca é le­va­do à prática.

A ABIC vai es­tar mui­to aten­ta ao de­sen­ro­lar des­te pro­ces­so e ape­la a to­dos os bol­sei­ros que se mo­bi­li­zem pe­la re­po­si­ção mí­ni­ma do nú­me­ro de bol­sas atri­buí­das e pe­la va­lo­ri­za­ção do em­pre­go ci­en­tí­fi­co e de­fe­sa do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co nacional.

A DIreção da ABIC