Comunicado sobre o Concurso 2015 de Bolsas Individuais

Na aber­tu­ra do Concurso 2015 de Bolsas Individuais, a FCT in­tro­du­ziu al­te­ra­ções ao Regulamento de Bolsas de Investigação. A ABIC cons­ta­ta, no en­tan­to, que as mu­dan­ças in­tro­du­zi­das não se tra­du­zem nu­ma me­lho­ria nas con­di­ções de aces­so e atri­bui­ção das mes­mas. Pelo con­trá­rio, re­ve­lam-se le­si­vas pa­ra os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, na me­di­da em que le­vam ao afas­ta­men­to, por exem­plo, dos in­ves­ti­ga­do­res que, à da­ta de aber­tu­ra do con­cur­so, não ob­ti­ve­ram ain­da o grau pre­ce­den­te e dos in­ves­ti­ga­do­res que se ve­em im­pos­si­bi­li­ta­dos de con­cor­rer a um ti­po de bol­sa que já te­nham ob­ti­do anteriormente.

Se as bol­sas re­pre­sen­tam a úni­ca saí­da pa­ra aque­les que en­ve­re­dam pe­la in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca em Portugal, as al­te­ra­ções im­pos­tas pe­la FCT – a en­ti­da­de pú­bli­ca fi­nan­ci­a­do­ra mais re­pre­sen­ta­ti­va a ní­vel na­ci­o­nal – co­lo­cam os in­ves­ti­ga­do­res nu­ma si­tu­a­ção in­sus­ten­tá­vel. O no­vo Concurso de Bolsas Individuais re­pre­sen­ta, por si, uma per­da pa­ra os in­ves­ti­ga­do­res, pa­ra a ci­ên­cia, e pa­ra o pró­prio país!

Adicionalmente, a ABIC con­de­na a má prá­ti­ca de a FCT, uma vez mais, num con­cur­so pú­bli­co, não anun­ci­ar o nú­me­ro de bol­sas a atri­buir, in­do con­tra as re­co­men­da­ções da Carta Europeia do Investigador e do Código de Conduta pa­ra o Recrutamento de Investigadores.

À da­ta de aber­tu­ra do con­cur­so de 2015, os can­di­da­tos do con­cur­so de 2014 não ti­nham ain­da as­si­na­do con­tra­to e não eram ain­da co­nhe­ci­dos os re­sul­ta­dos da au­di­ên­cia pré­via. Perante es­tes fac­tos, a ABIC não po­de dei­xar de de­nun­ci­ar a for­ma co­mo os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos es­tão a ser tra­ta­dos, cha­man­do a aten­ção pa­ra es­tas ati­tu­des de des­res­pei­to por par­te da FCT que des­gas­tam e per­tur­bam a es­ta­bi­li­da­de ne­ces­sá­ria pa­ra a con­cre­ti­za­ção dos pro­je­tos de investigação.