Comunicado – Sobre a reunião da ABIC com o MCTES e a FCT

6 de Fevereiro de 2023

 

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica reu­niu, no dia 6 de Fevereiro de 2023, com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e com a Presidente da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves. Nesta reu­nião abor­da­ram-se ques­tões re­la­ti­vas à ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas, às ta­xas de en­tre­ga de te­se, às bol­sas de dou­to­ra­men­to em am­bi­en­te não-aca­dé­mi­co e ao fim do Estatuto do Bolseiro de Investigação, no se­gui­men­to da cam­pa­nha dos 20 anos da ABIC A ca­da Investigador um Contrato: Fim do Estatuto do Bolseiro de Investigação, en­tre ou­tros as­sun­tos que afec­tam a vi­da e o tra­ba­lho dos in­ves­ti­ga­do­res com bolsa. 

 

Este co­mu­ni­ca­do da­rá no­ta in­for­ma­ti­va dos pon­tos abor­da­dos, mas que­re­mos dei­xar des­de já uma de­cla­ra­ção: a vi­são es­tra­té­gi­ca des­te Ministério, não sen­do con­tra­ri­a­da, vi­rá acen­tu­ar ain­da mais os pro­ble­mas vi­vi­dos pe­los tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos com vín­cu­lo de bol­sa e de con­tra­to de tra­ba­lho pre­cá­rio. Tanto o Ministério co­mo a FCT dei­xa­ram cla­ro um gran­de des­co­nhe­ci­men­to da re­a­li­da­de la­bo­ral de quem faz ci­ên­cia com vín­cu­los pre­cá­ri­os, da mis­são pú­bli­ca do en­si­no su­pe­ri­or e das ca­rac­te­rís­ti­cas do tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co nas áre­as das ci­ên­ci­as so­ci­ais e das hu­ma­ni­da­des. À ur­gên­cia, ca­da vez mai­or, de con­sa­grar di­rei­tos la­bo­rais nas po­lí­ti­cas pú­bli­cas, MCTES e FCT so­bre­põem a ba­se da de­nún­cia e do “bom-sen­so,” co­mo se to­dos es­tes anos não nos ti­ves­sem mos­tra­do que o bom-sen­so in­di­vi­du­al foi qua­se sem­pre des­fa­vo­rá­vel a quem es­tá mais des­pro­te­gi­do. Saímos des­ta reu­nião com uma cer­te­za re­do­bra­da: to­dos nós, tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, te­mos de es­tar uni­dos e mos­trar a nos­sa for­ça, in­de­pen­den­te­men­te do nos­so vínculo. 

 

 

 

  •  Actualização do va­lor das bolsas

 

A FCT e o MCTES de­ci­di­ram, ain­da an­tes da reu­nião com a ABIC, di­vul­gar que as bol­sas iri­am ser ac­tu­a­li­za­das em 55 eu­ros, con­si­de­ran­do o au­men­to do Salário Mínimo Nacional (SMN). Tendo em con­ta o au­men­to subs­tan­ci­al do cus­to de vi­da ve­ri­fi­ca­do em 2022, que se pre­vê que se man­te­nha em 2023 (in­fla­ção mé­dia de 9,8% no se­gun­do se­mes­tre de 2022), as­sim co­mo a per­da de po­der de com­pra acu­mu­la­da des­de 2002 que ul­tra­pas­sa os 21% (in­cluín­do já a ac­tu­a­li­za­ção de 55 eu­ros de 2023), a ABIC con­si­de­ra que a ac­tu­a­li­za­ção de­ci­di­da pe­la FCT é ma­ni­fes­ta­men­te in­su­fi­ci­en­te (fi­can­do abai­xo de um au­men­to de 5% pa­ra as bol­sas de dou­to­ra­men­to, por exem­plo) e, por­tan­to, não com­pen­san­do o au­men­to do cus­to de vi­da. A ABIC expôs es­ta mes­ma si­tu­a­ção à FCT e ao MCTES, que se mos­tra­ram in­tran­si­gen­tes na sua de­ci­são, afir­man­do que es­ta­va to­ma­da e não ha­ve­ria mais au­men­tos du­ran­te o ano corrente. 

 

 

  • Taxas de en­tre­ga de tese

 

O MCTES com­pro­me­teu-se, mais uma vez, com o fim das ta­xas de en­tre­ga de te­se, re­to­man­do a pro­mes­sa fei­ta pe­lo an­te­ri­or Ministro. Recordemos que foi em Julho de 2021 que veio a pri­mei­ra pro­mes­sa no qua­dro do Orçamento do Estado pa­ra 2022. A si­tu­a­ção man­tém-se, e mes­mo após a ex­pres­são al­can­ça­da pe­la pe­ti­ção pro­mo­vi­da pe­la ABIC, com mais de 8000 as­si­na­tu­ras, a Ministra Elvira Fortunato re­fe­ria, até há pou­co tem­po, a in­ten­ção de ape­nas dis­cu­tir com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) a co­bran­ça des­tas e de ou­tras ta­xas e emo­lu­men­tos pa­ra as ni­ve­lar. É com agra­do que a ABIC no­ta uma apa­ren­te mu­dan­ça de dis­cur­so pe­ran­te es­ta ma­té­ria em se­de de reu­nião. Enquadrando-se as ta­xas de en­tre­ga de te­se na ta­be­la de ta­xas e emo­lu­men­tos, que se­rão re­vis­tas no âm­bi­to dos con­tra­tos-pro­gra­ma com as Instituições de Ensino Superior, fi­cou acor­da­do que até Julho sai­rá uma res­pos­ta con­cre­ta a es­te compromisso. 

 

 

  •  Bolsas de dou­to­ra­men­to em am­bi­en­te não-académico

 

A ABIC apre­sen­tou ao MCTES e à FCT a sua po­si­ção re­la­ti­va­men­te ao anún­cio das bol­sas de dou­to­ra­men­to em am­bi­en­te não aca­dé­mi­co. Este tó­pi­co con­ta­rá com um co­mu­ni­ca­do mais de­ta­lha­do, no en­tan­to des­ta­ca­mos aqui al­guns pon­tos cen­trais: o sig­ni­fi­ca­do des­ta me­di­da pa­ra o alar­ga­men­to da pre­ca­ri­e­da­de a ou­tros sec­to­res fo­ra da aca­de­mia; a sub­ver­são do prin­cí­pio ba­si­lar da equi­da­de de fi­nan­ci­a­men­to por áre­as ci­en­tí­fi­cas em fun­ção do nú­me­ro de can­di­da­tu­ras por pai­nel por que a FCT se tem pau­ta­do nos con­cur­sos na­ci­o­nais; a to­tal au­sên­cia de ar­gu­men­tos con­cre­tos que jus­ti­fi­quem es­ta de­ci­são de fun­do além do seu prin­cí­pio po­lí­ti­co e do que a tu­te­la es­pe­ra que ve­nha a acon­te­cer; o de­tri­men­to da cri­a­ção de co­nhe­ci­men­to em prol da cri­a­ção de va­lor. FCT e MCTES mos­tra­ram sur­pre­sa com as re­ser­vas co­lo­ca­das pe­la ABIC, con­fir­man­do uma vez mais o des­co­nhe­ci­men­to da re­a­li­da­de la­bo­ral dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção e in­ves­ti­ga­do­res com ou­tros vín­cu­los pre­cá­ri­os, e su­as reivindicações. 

 

 

  • Fim do Estatuto do Bolseiro de Investigação

 

A ABIC expôs de­ta­lha­da­men­te os prin­cí­pi­os des­cri­tos na car­ta aber­ta A ca­da in­ves­ti­ga­dor um con­tra­to: fim do Estatuto do Bolseiro de Investigação, ten­do si­do es­te, de res­to, o mo­ti­vo pa­ra o pe­di­do de au­di­ên­cia. Colocámos a ques­tão mais ób­via: tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co é tra­ba­lho, in­de­pen­den­te­men­te do vín­cu­lo e da fa­se da car­rei­ra, sen­do uma gran­de par­te des­se as­se­gu­ra­do pe­los cer­ca de 13 000 in­ves­ti­ga­do­res com vín­cu­lo de bol­sa. Fomos tam­bém mais lon­ge e mos­trá­mos co­mo os con­tra­tos de tra­ba­lho em fa­se de for­ma­ção, no­me­a­da­men­te na fa­se de dou­to­ra­men­to, já são a nor­ma em di­ver­sos paí­ses eu­ro­peus (Alemanha, França, Dinamarca ou Espanha, en­tre ou­tros) e de co­mo, mes­mo em Portugal, a con­ci­li­a­ção en­tre tra­ba­lho e for­ma­ção é fei­ta com con­tra­tos de tra­ba­lho nou­tras áre­as (por exem­plo, na me­di­ci­na). No meio de di­ver­sas con­tra­di­ções, MCTES e FCT pro­cu­ra­ram as­so­ci­ar o tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co ape­nas ao que é es­pe­ra­do da for­ma­ção, rei­te­ran­do a con­di­ção do bol­sei­ro co­mo “alu­no.” A ABIC dei­xou cla­ro que a úni­ca ba­se de en­ten­di­men­to pos­sí­vel pa­ra dis­cu­tir uma es­tra­té­gia sé­ria pa­ra a ci­ên­cia tem de par­tir do pres­su­pos­to que os re­sul­ta­dos ci­en­tí­fi­cos ad­vêm de tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co. Este é, de res­to, um pres­su­pos­to am­pla­men­te de­fen­di­do pe­la co­mu­ni­da­de ci­en­tí­fi­ca e, co­mo tal, não po­de­mos acei­tar que a tu­te­la, que é su­pos­to le­gis­lar com vis­ta à me­lho­ria das con­di­ções de vi­da e de tra­ba­lho  des­te sec­tor, te­nha um en­ten­di­men­to tão dis­so­ci­a­do da­que­la que é a re­a­li­da­de. Acresce o fac­to de, no con­tex­to da dis­cus­são des­te tó­pi­co, a ABIC ter aler­ta­do pa­ra a re­a­li­da­de de mui­tos in­ves­ti­ga­do­res e ges­to­res con­ti­nu­a­rem co­mo fal­sos bol­sei­ros, bem co­mo pa­ra de mui­tos in­ves­ti­ga­do­res tra­ba­lha­rem lon­gos pe­río­dos sem re­mu­ne­ra­ção. Perante es­ta cons­ta­ta­ção, MCTES e FCT afir­ma­ram que es­sa re­a­li­da­de não exis­te e que, exis­tin­do, de­ve ser de­nun­ci­a­da ca­so a ca­so, co­mo se não se tra­tas­se de um pro­ble­ma sis­té­mi­co que tem co­mo prin­ci­pal mo­ti­vo a pre­ca­ri­e­da­de ge­ne­ra­li­za­da na in­ves­ti­ga­ção científica. 

 

 

  • Outras ques­tões
  • Parentalidade

 

A ABIC de­nun­ci­ou de no­vo os pro­ble­mas por que pas­sam in­ves­ti­ga­do­ras e in­ves­ti­ga­do­res em li­cen­ça de pa­ren­ta­li­da­de ou em bai­xa por gra­vi­dez de ris­co que, mes­mo de­pois de pe­di­rem a sus­pen­são dos tra­ba­lhos por via da li­cen­ça, con­ti­nu­am a ver a sua uni­ver­si­da­de pe­dir-lhes o pa­ga­men­to de pro­pi­nas. Por ou­tro la­do, as in­ves­ti­ga­do­ras e os in­ves­ti­ga­do­res com bol­sa con­tra­ta­dos atra­vés de pro­jec­tos, se­jam da FCT ou de ou­tras en­ti­da­des, não têm as­se­gu­ra­do o pa­ga­men­to de uma li­cen­ça de pa­ren­ta­li­da­de que abar­que a to­ta­li­da­de do va­lor da bol­sa, ven­do-se a sub­sis­tir com 480 eu­ros por mês du­ran­te o pe­río­do da li­cen­ça. A ABIC e a FCT con­cor­da­ram em ava­li­ar em con­jun­to os re­gu­la­men­tos em vi­gor e pro­cu­rar um me­ca­nis­mo que ins­cre­va a obri­ga­to­ri­e­da­de do pa­ga­men­to in­te­gral da bol­sa, co­mo su­ce­de com as di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT. 

 

 

  • Questões ex­pos­tas que se­rão ava­li­a­das e acom­pa­nha­das no de­cor­rer das pró­xi­mas semanas

 

  • A ga­ran­tia do pa­ga­men­to de pro­pi­nas no ca­so das bol­sas cu­ja pror­ro­ga­ção im­pli­ca ins­cri­ção num no­vo ano lectivo;
  • A in­clu­são do SSV na Portaria 19-A re­la­ti­va ao apoio ex­tra­or­di­ná­rio a tra­ba­lha­do­res in­de­pen­den­tes no âm­bi­to da pan­de­mia de Covid-19;
  • A prá­ti­ca de a FCT pe­dir es­cla­re­ci­men­tos re­la­ti­va­men­te à par­ti­ci­pa­ção de bol­sei­ros em equi­pas de pro­jec­tos, as­so­ci­a­ções e ou­tras ac­ti­vi­da­des que não in­ter­fe­rem com o re­gi­me de exclusividade;
  • A exi­gên­cia de do­cu­men­tos (co­mo con­tra­tos de ar­ren­da­men­to ou con­tas em no­me pró­prio) a pes­so­as de na­ci­o­na­li­da­de não por­tu­gue­sa pa­ra a con­tra­tu­a­li­za­ção da bolsa;
  • A im­pos­si­bi­li­da­de de con­tra­tu­a­li­za­ção de bol­sa mis­ta a pes­so­as de na­ci­o­na­li­da­de não por­tu­gue­sa sem re­si­dên­cia per­ma­nen­te em Portugal;
  • O cus­to ele­va­do dos di­plo­mas de equi­va­lên­cia de graus ob­ti­dos no es­tran­gei­ro, bem co­mo a mo­ro­si­da­de do processo. 

 

Estas po­lí­ti­cas não nos ser­vem nem ser­vem a ci­ên­cia e a in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca. A lu­ta pe­lo fim do EBI e pe­la in­te­gra­ção dos in­ves­ti­ga­do­res nas car­rei­ras é uma lu­ta de to­dos. A lu­ta pe­lo di­rei­to a con­di­ções de tra­ba­lho dig­nas é uma lu­ta pe­lo fim do do­mí­nio da ci­ên­cia pron­ta-a-con­su­mir. A lu­ta pe­lo di­rei­to à cri­a­ção de co­nhe­ci­men­to é uma lu­ta pe­la mis­são do en­si­no su­pe­ri­or e da ci­ên­cia. Só um sec­tor uni­do po­de fa­zer a diferença!

 

 

Dia 9 de Fevereiro, participa:

- Lisboa

Concentração • Reitoria da Universidade de Lisboa às 12h

Manifestação • Largo Camões às 15h

 

- Porto

Manifestação • Escola Rodrigues  de Freitas às 15h