Bolsas para cientistas podem aumentar

Bolsas pa­ra ci­en­tis­tas po­dem aumentar

 In Portugal Diário, 13 de Novembro 2006

    No en­tan­to, um au­men­to no va­lor po­de sig­ni­fi­car uma di­mi­nui­ção do nú­me­ro de apoios

    O pre­si­den­te da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT) ad­mi­tiu ho­je em Braga um even­tu­al au­men­to dos va­lo­res das bol­sas pa­ra os in­ves­ti­ga­do­res por­tu­gue­ses, mas avi­sou que is­so po­de tra­zer uma di­mi­nui­ção do nú­me­ro de apoi­os, no­ti­cia a Lusa.

    Segundo João Sentieiro, a FCT aguar­da a con­clu­são, pre­vis­ta pa­ra Março de 2007, de um es­tu­do com­pa­ra­ti­vo da si­tu­a­ção dos bol­sei­ros, em Portugal, na Europa e nos Estados Unidos, «ten­do em vis­ta, no­me­a­da­men­te um even­tu­al au­men­to do va­lor das bolsas».

    O ges­tor avi­sou, no en­tan­to, que um even­tu­al au­men­to re­mu­ne­ra­tó­rio dos in­ves­ti­ga­do­res por­tu­gue­ses po­de acar­re­tar uma di­mi­nui­ção do nú­me­ro de bol­sas, por­que – fri­sou – «os re­cur­sos do Estado são finitos».

    O no­vo Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, a con­cluir no co­me­ço de 2007, con­te­rá al­gu­mas das prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções da as­so­ci­a­ção do sec­tor, se­gun­do João Sentieiro, que dis­se ape­nas que as al­te­ra­ções se­rão con­cre­ti­za­das após a au­di­ção das vá­ri­as en­ti­da­des envolvidas.

    «O Orçamento pa­ra a in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca au­men­ta 60 por cen­to em 2007 pe­lo que o apoio aos bol­sei­ros de­ve­rá au­men­tar», su­bli­nhou o pre­si­den­te da Federação no fi­nal da ses­são de aber­tu­ra da Conferência Nacional so­bre Emprego Científico que de­cor­re na Universidade do Minho.

    A ini­ci­a­ti­va é da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de 100 in­ves­ti­ga­do­res. Na sua in­ter­ven­ção aos con­fe­ren­cis­tas, João Sentieiro dis­se que a FCT aca­ba de cri­ar um «pai­nel con­sul­ti­vo» que irá se­guir a apli­ca­ção do Estatuto do Bolseiro, nos ter­mos pre­vis­tos na lei.