BE

No se­gui­men­to dos pe­di­dos reu­nião en­vi­a­dos pe­la ABIC aos par­ti­dos, reu­ni­mos na pas­sa­da quin­ta-fei­ra, dia 24 de se­tem­bro com re­pre­sen­tan­tes da can­di­da­tu­ra do BE – Bloco de Esquerda.

A ABIC apre­sen­tou a sua aná­li­se da ac­tu­al si­tu­a­ção, sa­li­en­tan­do os pro­ble­mas mais gra­ves: o fi­nan­ci­a­men­to do Sistema Científico, o fun­ci­o­na­men­to da FCT, a pre­ca­ri­za­ção do Sistema Científico e prin­ci­pal­men­te a pre­ca­ri­za­ção dos re­cur­sos hu­ma­nos, sen­do as bol­sas, o Estatuto do Bolseiro de Investigação, uma cha­ga so­ci­al e o mai­or en­tra­ve ao de­sen­vol­vi­men­to. A ABIC apre­sen­tou ain­da as su­as pro­pos­tas com ba­se no seu Caderno Reivindicativo de que des­ta­ca­mos a con­tra­tu­a­li­za­ção e va­lo­ri­za­ção de to­dos os investigadores.

Da par­te do BE, hou­ve uma con­cor­dân­cia ge­ne­ra­li­za­da com a aná­li­se e rei­vin­di­ca­ções da ABIC. Consideraram que o alar­ga­men­to do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co não acom­pa­nhou a va­lo­ri­za­ção dos pro­fis­si­o­nais ci­en­tí­fi­cos. Referiram que têm acom­pa­nha­do e va­lo­ri­zam o tra­ba­lho da ABIC. Afirmaram ain­da a dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra vol­ta­rem a apre­sen­tar ini­ci­a­ti­vas co­mo a de um no­vo es­ta­tu­to de in­ves­ti­ga­dor ci­en­tí­fi­co que con­sa­gre con­tra­tos pa­ra to­dos os que não es­te­jam em fa­se de formação.