Atraso no pagamento de bolsas

Atraso no pa­ga­men­to de bolsas

 In Jornal de Notícias, 10 de Junho 2006

    Bolseiros do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Pescas (INIAP) pro­tes­ta­ram on­tem em fren­te ao Ministério da Agricultura, que tu­te­la o INIAP, con­tra o atra­so no pa­ga­men­to de bol­sas de investigação.

    Esta con­cen­tra­ção foi mar­ca­da pe­la che­ga­da de um dos bol­sei­ros, João Freire, de bi­ci­cle­ta à Praça de Comércio, em Lisboa.

    Durante cin­co di­as, João Freire fez o per­cur­so do Porto até Lisboa, num to­tal de 419,95 qui­ló­me­tros, a pe­da­lar, du­ran­te 23 ho­ras e 47 mi­nu­tos, em pro­tes­to con­tra o atra­so de pa­ga­men­to de bol­sas de in­ves­ti­ga­ção no INIAP.

    À che­ga­da en­con­tra­vam-se mais de du­as de­ze­nas de bol­sei­ros, al­guns do INIAP com su­as bol­sas em atra­so, mas tam­bém bol­sei­ros de ou­tras ins­ti­tui­ções, pres­tan­do solidariedade.

    O Ministro da Agricultura não deu qual­quer res­pos­ta ao pe­di­do for­mal dos bol­sei­ros pa­ra se­rem re­ce­bi­dos em au­di­ên­cia. Recorde-se que o mi­nis­tro da Agricultura, afir­mou que as bol­sas em atra­so se­ri­am pa­gas a 21 de Junho, es­tan­do ul­tra­pas­sa­do o pro­ble­ma téc­ni­co ale­ga­da­men­te res­pon­sá­vel pe­la situação.

    Contudo, di­zem os bol­sei­ros, “a ra­zão do atra­so não se de­veu fun­da­men­tal­men­te a pro­ble­mas in­for­má­ti­cos, mas à for­ma de ges­tão de ver­bas dos pro­jec­tos de investigação”.