Apelo à subscrição do abaixo-assinado on-line sobre o uso de bolseiros como docentes não remunerados

Caros Colegas

Recebam os vo­tos de um Bom Ano de 2011 por par­te da di­rec­ção da ABIC. 

Vimos re­no­var o nos­so ape­lo à subs­cri­ção do abai­xo-as­si­na­do on-li­ne so­bre o uso de bol­sei­ros co­mo do­cen­tes não re­mu­ne­ra­dos dis­po­ní­vel no se­guin­te en­de­re­ço: http://​www​.pe​ti​ti​o​non​li​ne​.com/trabpago/petition.html

A re­co­lha de as­si­na­tu­ras se­rá re­a­li­za­da até ao pró­xi­mo dia 28 de Fevereiro. Depois des­sa da­ta, a ABIC fa­rá uma en­tre­ga sim­bó­li­ca das as­si­na­tu­ras re­co­lhi­das aos re­pre­sen­tan­tes má­xi­mos das Instituições de Ensino Superior na­ci­o­nais, com in­for­ma­ção aos mei­os de Comunicação Social.

Relembramos que as ra­zões sub­ja­cen­tes a es­te abai­xo-as­si­na­do fo­ram apre­sen­ta­das pu­bli­ca­men­te pe­la ABIC em Setembro de 2010, num co­mu­ni­ca­do que es­tá dis­po­ní­vel em http://​www​.abic​-on​li​ne​.org/documentos/​comunicados/​comunicadodocencia.pdf e que trans­cre­ve­mos a seguir.

Desde en­tão, a ABIC tem par­ti­ci­pa­do na dis­cus­são pú­bli­ca dos re­gu­la­men­tos e tem reu­ni­do com al­guns dos res­pon­sá­veis das Instituições que têm le­gis­la­do no sen­ti­do de re­gu­la­men­tar a do­cên­cia não re­mu­ne­ra­da por bol­sei­ros e in­ves­ti­ga­do­res. A ABIC re­a­li­zou tam­bém em al­gu­mas Universidades (Aveiro, Porto e Lisboa), em par­ce­ria com al­guns sin­di­ca­tos li­ga­dos ao Ensino Superior, ses­sões de es­cla­re­ci­men­to e de­ba­te so­bre es­te te­ma, aber­tas a to­da a co­mu­ni­da­de aca­dé­mi­ca. Em al­guns ca­sos es­tas in­ter­ven­ções da ABIC per­mi­ti­ram sen­si­bi­li­zar os res­pon­sá­veis ins­ti­tu­ci­o­nais pa­ra o pro­ble­ma e in­tro­du­zir al­te­ra­ções sig­ni­fi­ca­ti­vas nos re­gu­la­men­tos em dis­cus­são no sen­ti­do de mi­no­rar os im­pac­tes des­tas me­di­das. No en­tan­to, es­ta prá­ti­ca, em nos­so en­ten­der fran­ca­men­te per­ni­ci­o­sa, con­ti­nua a ser ge­ne­ra­li­za­da no nos­so país.

Deixamos ain­da à co­mu­ni­da­de um qua­dro re­su­mo da si­tu­a­ção de re­cur­so à do­cên­cia não re­mu­ne­ra­da, por par­te de di­ver­sas ins­ti­tui­ções, em fi­nais de 2010.

A Direcção da ABIC