ABIC recolhe mais de 4000 assinaturas

ABIC re­co­lhe mais de 4000 as­si­na­tu­ras e re­quer reu­nião parlamentar

 

Bolseiros de in­ves­ti­ga­ção exi­gem aber­tu­ra ime­di­a­ta do con­cur­so de bol­sas e que­rem le­var o te­ma a reu­nião da co­mis­são de Ciência, após atra­so de um mês na aber­tu­ra do con­cur­so de bol­sas de dou­to­ra­men­to e pós-dou­to­ra­men­to

Numa se­ma­na, a pe­ti­ção pro­mo­vi­da pe­la Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) con­se­guiu ul­tra­pas­sar as qua­tro mil as­si­na­tu­ras. O abai­xo-as­si­na­do, que te­rá tam­bém co­mo des­ti­na­tá­ri­os o pre­si­den­te da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT), Nuno Crato e o pri­mei­ro-mi­nis­tro, de­nun­ci­a­va os atra­sos na aber­tu­ra do con­cur­so de bol­sas de dou­to­ra­men­to e pós-dou­to­ra­men­to, e os pro­gres­si­vos cor­tes na sua atribuição.

Uma se­ma­na de­pois do iní­cio da pe­ti­ção e cer­ca de um mês de­pois do anun­ci­a­do, o con­cur­so de bol­sas in­di­vi­du­ais, a car­go da FCT, con­ti­nua sem da­ta de aber­tu­ra anun­ci­a­da, bem co­mo ain­da não se co­nhe­ce o guião de can­di­da­tu­ra. Assim, a ABIC en­vi­ou ho­je o abai­xo-as­si­na­do pa­ra a Assembleia da República (AR) com vis­ta à mar­ca­ção de uma reu­nião da co­mis­são par­la­men­tar de Educação, Ciência e Cultura, on­de es­pe­ra ver es­tas ques­tões discutidas.

Além da aber­tu­ra ime­di­a­ta do Concurso es­ta pe­ti­ção exi­ge igual­men­te a não-apli­ca­ção dos cor­tes “sem pre­ce­den­tes” já anun­ci­a­dos pe­la FCT na in­ves­ti­ga­ção de­sen­vol­vi­da em Portugal, on­de se co­nhe­cem já a re­du­ção su­pe­ri­or a 75% no apoio aos Projetos de Investigação FCT e de 50% das Bolsas de Doutoramento atri­buí­das por via do Concurso Nacional. 

Ao mes­mo tem­po, con­ti­nua a in­de­fi­ni­ção re­la­ti­va­men­te ao con­cur­so de bol­sas de pós-dou­to­ra­men­to, on­de o grau de re­du­ção é ain­da desconhecido.

Para além do re­que­ri­men­to à AR, a ABIC vai também so­li­ci­tar reu­niões com to­dos os gru­pos parlamentares.