ABIC Apoia a greve geral de 14 de Novembro

 Face ao agra­va­men­to da con­di­ção de pre­ca­ri­e­da­de dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, a Direcção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) apoia a Greve Geral de dia 14 de Novembro.

O no­vo Regulamento de Bolsas da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia e as re­cen­tes al­te­ra­ções ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, mes­mo com os pos­te­ri­o­res re­cu­os, são con­trá­ri­as às pro­pos­tas da ABIC e fazem

com que os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca se en­con­trem ho­je nu­ma si­tu­a­ção de mai­or fra­gi­li­da­de, com me­nos re­cur­sos e me­nos pro­tec­ção. A di­mi­nui­ção da pro­tec­ção so­ci­al, a re­du­ção de di­ver­sos sub­sí­di­os ou as res­tri­ções adi­ci­o­nai­sao re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va vi­e­ram so­mar-se à ge­ne­ra­li­za­ção da uti­li­za­ção abu­si­va das bol­sas, à re­pe­ti­ção de atra­sos, co­mo na de­vo­lu­ção das con­tri­bui­ções pa­ra o Seguro Social Voluntário, e, en­fim, à de­gra­da­ção ge­ral das con­di­ções de quem tra­ba­lha com bol­sa. Situação ain­da mais gra­ve quan­do se ve­ri­fi­ca que é to­do o en­si­no su­pe­ri­or e o sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co na­ci­o­nal que es­tá em cau­sa com a as­fi­xia fi­nan­cei­ra a que por es­ta al­tu­ra se assiste.

 

A ABIC de­fen­de que os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção de­vem ser re­co­nhe­ci­dos co­mo tra­ba­lha­do­res e ter aces­so aos di­rei­tos dos de­mais pro­fis­si­o­nais, in­cluin­do o di­rei­to à gre­ve. No en­tan­to, por­que os Governos têm re­cu­sa­do re­ver o Estatuto do Bolseiro e ad­mi­tir que mui­tos bol­sei­ros pre­en­chem pos­tos de tra­ba­lho, fa­ce à le­gis­la­ção em vi­gor, os bol­sei­ros não são con­si­de­ra­dos tra­ba­lha­do­res. Como tal, um bol­sei­ro que fa­ça gre­ve não es­tá pro­te­gi­do pe­la lei se exer­cer o di­rei­to cons­ti­tu­ci­o­nal que nos de­ve­ria abran­ger. Excepção ape­nas pa­ra os bol­sei­ros que pos­su­am um con­tra­to de tra­ba­lho e que, nes­te ca­so, es­ta­rão abran­gi­dos pe­lo pré-avi­so de greve.

Independentemente de es­tar abran­gi­do pe­lo pré-avi­so de gre­ve ou não, e pre­ci­sa­men­te por nos con­si­de­rar­mos tra­ba­lha­do­res, a ABIC ape­la a que os bol­sei­ros ex­pri­mam apoio e so­li­da­ri­e­da­de com os tra­ba­lha­do­res em gre­ve e, con­so­an­te as su­as pos­si­bi­li­da­des e re­cor­ren­do à sua cri­a­ti­vi­da­de, apoi­em a Greve Geral se­gun­do as for­mas que ca­da bol­sei­ro ou nú­cleo de bol­sei­ros con­si­de­re mais ade­qua­das na sua ins­ti­tui­ção.

Para efei­tos de con­ta­bi­li­za­ção da par­ti­ci­pa­ção de bol­sei­ros na Greve, ape­la­mos a que nos en­vi­em in­for­ma­ções so­bre a ade­são e as for­mas de par­ti­ci­pa­ção nas di­fe­ren­tes instituições.

 
A Direcção da ABIC