A Nova Direcção da ABIC: Objectivos e Plano de Actividades

A no­va di­rec­ção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), elei­ta na Assembleia Geral de Março des­te ano, tem dois ob­jec­ti­vos es­tra­té­gi­cos pri­o­ri­tá­ri­os: pro­mo­ver o re­co­nhe­ci­men­to dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca en­quan­to pro­du­to­res de co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co, de­fen­den­do a me­lho­ria do seu es­ta­tu­to e das con­di­ções de exer­cí­cio das su­as ac­ti­vi­da­des; e apro­xi­mar a ABIC dos bol­sei­ros, dos de­mais in­ves­ti­ga­do­res e da so­ci­e­da­de em ge­ral, alar­gan­do a sua re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de e o seu pa­pel en­quan­to voz dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção e agen­te ac­ti­vo do de­sen­vol­vi­men­to ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co do país.

A me­lho­ria que se vem re­gis­tan­do nos úl­ti­mos anos nas es­ta­tís­ti­cas e in­di­ca­do­res de qua­li­da­de da in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca re­a­li­za­da em Portugal não de­ve ser des­li­ga­da do co­e­tâ­neo au­men­to do nú­me­ro de bol­sei­ros. O au­men­to do in­ves­ti­men­to pú­bli­co nes­ta área e a pro­pa­la­da re­le­vân­cia da ci­ên­cia e da tec­no­lo­gia en­quan­to ele­men­tos cen­trais do de­sen­vol­vi­men­to do país não en­con­tram, to­da­via, cor­res­pon­dên­cia na re­a­li­da­de quo­ti­di­a­na de gran­de par­te da­que­les que exer­cem a sua ac­ti­vi­da­de nes­tas áre­as. Com efei­to, não só mui­tas ins­ti­tui­ções se con­fron­tam com as con­sequên­ci­as do sub­fi­nan­ci­a­men­to e dos cor­tes or­ça­men­tais, co­mo mui­ta da pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca e do de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co na­ci­o­nais se faz por via da des­va­lo­ri­za­ção do tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co e da am­pli­a­ção da res­pec­ti­va pre­ca­ri­e­da­de. Porque não po­de ha­ver in­ves­ti­men­to em ci­ên­cia sem in­ves­ti­men­to em quem a faz, é ur­gen­te re­pen­sar o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), dig­ni­fi­can­do e va­lo­ri­zan­do os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos e, em par­ti­cu­lar, os bol­sei­ros de investigação.

Se os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção con­tri­bu­em, com os re­sul­ta­dos do seu tra­ba­lho, pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co e, por­tan­to, pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co, cul­tu­ral e so­ci­al do país, en­tão de­vem ser re­co­nhe­ci­dos co­mo tra­ba­lha­do­res, com to­dos os di­rei­tos e de­ve­res que es­sa con­di­ção pres­su­põe. A no­va di­rec­ção pros­se­gui­rá a exi­gên­cia da ABIC de ins­ti­tui­ção de con­tra­tos de tra­ba­lho pa­ra os ac­tu­ais bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção. Actualizaremos a pro­pos­ta de al­te­ra­ção do Estatuto do Bolseiro apre­sen­ta­da pe­la ABIC em 2007 e in­te­gra­re­mos es­ta re­vi­são na dis­cus­são mais alar­ga­da so­bre a car­rei­ra de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca no nos­so país, car­rei­ra na qual os bol­sei­ros de­ve­rão pas­sar a ser in­te­gra­dos. Não dei­xa­re­mos igual­men­te de con­tem­plar uma lei­tu­ra da si­tu­a­ção do em­pre­go ci­en­tí­fi­co no sec­tor pri­va­do e de­fen­de­re­mos a in­tro­du­ção de me­di­das ca­pa­zes de me­lho­rar, no ime­di­a­to, a si­tu­a­ção dos bol­sei­ros, de­sig­na­da­men­te em ma­té­ria re­mu­ne­ra­tó­ria e de pro­tec­ção social.

Compreendemos a di­fi­cul­da­de que mui­tas pes­so­as, in­cluin­do al­guns bol­sei­ros, te­rão pa­ra ver nos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos de ple­no di­rei­to. O fac­to de a for­ma­ção ser uma com­po­nen­te mui­to im­por­tan­te do tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co não sig­ni­fi­ca, to­da­via, que os bol­sei­ros se­jam es­tu­dan­tes ou que es­te­jam ape­nas a cum­prir uma eta­pa do seu per­cur­so ru­mo a uma ac­ti­vi­da­de pro­fis­si­o­nal fu­tu­ra. Na ver­da­de, mes­mo quan­do em for­ma­ção, os bol­sei­ros de­sen­vol­vem tra­ba­lho téc­ni­co e pro­du­zem re­sul­ta­dos ci­en­tí­fi­cos que en­ri­que­cem o pa­tri­mó­nio do STCN e for­ne­cem co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co fun­da­men­tal e apli­ca­do à so­ci­e­da­de. Dedicaremos, por is­so, es­pe­ci­al aten­ção à cons­ci­en­ci­a­li­za­ção e au­xí­lio aos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção no que diz res­pei­to aos res­pec­ti­vos di­rei­tos e deveres.

 

Actividades de Concretização

 

O Grupo de Apoio ao Bolseiro se­rá re­for­ça­do, de for­ma a po­der res­pon­der efi­caz­men­te às dú­vi­das que lhe che­gam di­a­ri­a­men­te. Muita da in­for­ma­ção ne­ces­sá­ria aos bol­sei­ros ou can­di­da­tos a bol­sa es­tá dis­per­sa em mui­tas pá­gi­nas e sí­ti­os da in­ter­net, ou es­tá con­ti­da em le­gis­la­ção que nem sem­pre é de fá­cil in­ter­pre­ta­ção. Não sur­pre­en­de, por is­so, que quem se ini­cia ou re­tor­na ao mun­do das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção tem mui­tas ve­zes gran­des di­fi­cul­da­des em com­pre­en­der os seus di­rei­tos e de­ve­res, e co­mo de­ve pro­ce­der nas vá­ri­as eta­pas do per­cur­so de uma bol­sa (can­di­da­tu­ra, con­ces­são, re­no­va­ção, con­clu­são), ou na even­tu­al apre­sen­ta­ção de uma re­cla­ma­ção ou re­cur­so. São tam­bém mui­to fre­quen­tes as dú­vi­das re­la­ci­o­na­das com a se­gu­ran­ça so­ci­al (SSV – Seguro Social Voluntário), se­gu­ro de aci­den­tes pes­so­ais, ou a pos­si­bi­li­da­de de con­ju­gar uma bol­sa de in­ves­ti­ga­ção com uma ou­tra ac­ti­vi­da­de re­mu­ne­ra­da, que se­ja com­pa­tí­vel com o re­gi­me de ex­clu­si­vi­da­de das bol­sas. Para me­lhor res­pon­der a to­das es­tas dú­vi­das, en­ten­de­mos que é ne­ces­sá­rio con­gre­gar a in­for­ma­ção que es­tá dis­per­sa e tor­ná-la mais cla­ra e aces­sí­vel aos bol­sei­ros ou can­di­da­tos a bol­sa. Assim, ire­mos pre­pa­rar um Guia do Bolseiro de Investigação que fun­ci­o­ne co­mo um ma­nu­al de pro­ce­di­men­tos e fon­te de res­pos­ta rá­pi­da às dú­vi­das e pro­ble­mas fre­quen­tes com que os bol­sei­ros se de­pa­ram. A pre­pa­ra­ção do Guia do Bolseiro exi­gi­rá bas­tan­te tem­po e de­di­ca­ção de ele­men­tos des­te gru­po, as­sim co­mo de ou­tros mem­bros e co­la­bo­ra­do­res da Direcção da ABIC. A ABIC pre­ten­de pre­pa­rar es­te Guia com o apoio do Departamento de Formação de Recursos Humanos da FCT, Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia, que já se mos­trou dis­po­ní­vel e in­te­res­sa­do em dar apoio na re­vi­são des­te do­cu­men­to an­tes da sua pu­bli­ca­ção. Esperamos que a pri­mei­ra ver­são do Guia do Bolseiro (em for­ma­to PDF) pos­sa ser dis­po­ni­bi­li­za­da a to­dos os in­te­res­sa­dos no 2º tri­mes­tre de 2012.

De for­ma a au­men­tar a am­pli­ar a re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de e ca­pa­ci­da­de de ac­ção da ABIC, re­for­ça­re­mos o tra­ba­lho jun­to dos di­fe­ren­tes Núcleos de Bolseiros já exis­ten­tes e pro­cu­ra­re­mos cri­ar Núcleos on­de es­tes ain­da não exis­tem. A re­a­li­za­ção de ses­sões de es­cla­re­ci­men­to e de um ci­clo de de­ba­tes so­bre em­pre­go ci­en­tí­fi­co se­rá uma pri­o­ri­da­de. Estes en­con­tros, que con­ta­rão com a pre­sen­ça de di­ver­sos agen­tes do SCTN, se­rão des­cen­tra­li­za­dos e pro­cu­ra­rão apro­fun­dar o de­ba­te em tor­no de te­mas co­mo os con­cur­sos de bol­sas, a Carta Europeia do Investigador, as ac­ti­vi­da­des de do­cên­cia re­a­li­za­das por bol­sei­ros, a si­tu­a­ção dos bol­sei­ros fa­ce à Segurança Social, a di­vul­ga­ção ci­en­tí­fi­ca e o pa­pel dos bol­sei­ros, as pri­o­ri­da­des do STCN e o de­sen­vol­vi­men­to do país, en­tre ou­tros. A Conferência de Emprego Científico, que con­ti­nu­a­re­mos a or­ga­ni­zar, se­rá o co­ro­lá­rio des­tes mo­men­tos de reflexão.

Importante se­rá tam­bém a ac­ção do Grupo de Comunicação, Informação e Imagem. Este gru­po nas­ce da fu­são do Grupo Web e do Grupo de Comunicação de for­ma a agi­li­zar e ren­ta­bi­li­zar o tra­ba­lho dos dois gru­pos. Existe a pro­pos­ta de cri­ar o Planeta Bolseiros, on­de se pre­ten­de con­gre­gar to­da a in­for­ma­ção, for­mal e in­for­mal, que vai sur­gin­do na in­ter­net re­la­ci­o­na­da com os bol­sei­ros. Além dis­so, pre­ten­de-se tor­nar mais atrac­ti­va e efi­caz a co­mu­ni­ca­ção re­a­li­za­da pe­la ABIC nos seus vá­ri­os re­cur­sos, on­li­ne, im­pren­sa, car­ta­zes e panfletos.

Foi cri­a­do o Grupo de Documentação e Estudos com o ob­jec­ti­vo de com­pi­lar os re­sul­ta­dos de vá­ri­os es­tu­dos so­bre bol­sei­ros re­a­li­za­dos pe­la ABIC. Este gru­po vi­sa ain­da o es­tu­do da si­tu­a­ção dos bol­sei­ros em Portugal fa­ce à con­jun­tu­ra ac­tu­al de for­ma a re­a­li­zar, co­mo foi re­fe­ri­do an­te­ri­or­men­te, uma ac­tu­a­li­za­ção da Proposta de Alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação.

A ABIC con­ti­nu­a­rá o con­tac­to com di­ver­sas ins­ti­tui­ções na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais co­mo sin­di­ca­tos, par­ti­dos po­lí­ti­cos, EURODOC e FMTC. A res­pon­sa­bi­li­da­de des­tes con­tac­tos se­rá di­vi­di­da en­tre o Grupo de Contactos Institucionais e a Presidência. A no­va di­rec­ção op­tou por apre­sen­tar uma pre­si­dên­cia tri­par­ti­da, com o no­vo car­go de vi­ce-pre­si­dên­cia, por acre­di­tar que o tra­ba­lho de co­or­de­na­ção in­ter­na é de ex­tre­ma im­por­tân­cia pa­ra atin­gir os ob­jec­ti­vos a que se pro­põe. A cri­a­ção da vi­ce-pre­si­dên­cia tem ain­da a van­ta­gem de au­men­tar a re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de da ABIC a Norte do País.

Os Grupos de Trabalho da ABIC te­rão uma es­tru­tu­ra mais or­ga­ni­za­da, mas man­te­rão a aber­tu­ra e in­for­ma­li­da­de que tem ca­rac­te­ri­za­do o tra­ba­lho da ABIC, de for­ma a po­der aco­lher os con­tri­bu­tos de to­dos os que pre­ten­de­rem co­la­bo­rar mais ac­ti­va­men­te com a Associação.

Membros da Direcção:

Presidência

Responsabilidades: Coordenação ge­ral do tra­ba­lho; Representação da ABIC.

Membros: Ana Teresa Pereira [IT] – Sócio nº297 (Presidente); André Janeco [ITN] – Sócio nº487 (Vice-Presidente); João Queirós [IS-UP] – Sócio nº387 (Vice-Presidente).

Apoio ao Bolseiro

Responsabilidades: Responder aos pe­di­dos de aju­da dos bol­sei­ros que con­tac­tam di­rec­ta­men­te a ABIC; Acompanhar as dis­cus­sões no Fórum da ABIC; Preparar um Guia do Bolseiro que con­gre­gue in­for­ma­ção ne­ces­sá­ria aos bol­sei­ros ou can­di­da­tos a bol­sa e tor­ná-la mais cla­ra e aces­sí­vel a to­dos os interessados.

Membros: Susana Neves [ITQB] – Sócia nº 52 (Coordenadora); Ana Petronilho [UCD/​Irlanda] – Sócia nº499; João Pedro Ferreira [GEMF/​FEUC] – Sócio nº 677.

Secretariado

Responsabilidades: Gestão de só­ci­os; Gestão da cor­res­pon­dên­cia; Contabilidade e tesouraria.

Membros: Célia Tavares [FCUL] – Sócia nº 8 (Coordenadora); Milene Santos [INESC-MN/IST] – Sócia nº 530; Pedro Sousa [INESC-MN] – Sócio nº 678.

Comunicação, Informação e Imagem

Responsabilidades:

Manter e ac­tu­a­li­zar os re­cur­sos on­li­ne da ABIC e acom­pa­nhar a sua uti­li­za­ção pe­los bol­sei­ros; Criação de no­vas fer­ra­men­tas de co­mu­ni­ca­ção on­li­ne; Desenvolvimento de pan­fle­tos, car­ta­zes ou ou­tras for­mas de di­vul­ga­ção em pa­pel; Criar uma pas­ta de im­pren­sa com in­for­ma­ção e ima­gens so­bre o tra­ba­lho da ABIC; Rever a ima­gem e lo­go­ti­po da ABIC; Preparar Comunicados de Imprensa; Publicar re­gu­lar­men­te o Info ABIC; Criar um ser­vi­ço que agre­gue di­fe­ren­tes fe­eds on­de se pu­bli­quem ar­ti­gos re­la­ci­o­na­dos com os bol­sei­ros – o Planeta Bolseiros.

Membros: Ana Catarina Cunha e Santos [FFUL] – Sócia nº 648; Inês Zuber [ISCTE/​IUL] – Sócia nº509; Marta Passadouro [CNCBC/​UC] – Sócia nº 678.

Contactos Institucionais

Responsabilidades:

Contacto com Instituições Internacionais co­mo EURODOC e FMTC; Procurar e con­tac­tar ou­tras ins­ti­tui­ções de ní­vel in­ter­na­ci­o­nal; Contacto com Instituições Nacionais: Sindicatos, Partidos Políticos, Órgãos da Tutela.

Membros: Francisco Curado [CESAM/​UA] – Sócio nº98 (Coordenador); Alexandra Pinto [CIBIO] – Sócia nº 142; Anxo Conde [IST/​UTL] – Sócio nº205; Bruno Gomes [CMDT/​IHMT] – Sócio nº474; Susana Freitas [UP] – Sócia nº 682; Luís Junqueira [ICS/​UL] – Sócio nº 658.

Documentação e Estudos

Responsabilidades:

Compilar os re­sul­ta­dos de vá­ri­os inqué­ri­tos re­a­li­za­dos pe­la ABIC e re­a­li­za­ção de no­vos inqué­ri­tos. Criar uma ba­se de do­cu­men­tos so­bre a si­tu­a­ção dos bol­sei­ros em Portugal; Compilar os re­la­tó­ri­os in­ter­nos das vá­ri­as reu­niões em que par­ti­ci­pa a ABIC; Actualizar a Proposta de Alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação.

Membros: Joana Azevedo [CIES/​ISCTE] – Sócia nº6 (Coordenadora); André Levy [ISPA] – Sócio nº265; Tiago Lapa [ISCTE-IUL] – Sócio nº 68.

 

Dinamização de Núcleos e Eventos

Responsabilidades:

Acompanhar e apoi­ar o tra­ba­lho dos nú­cle­os; Preparar reu­niões de es­cla­re­ci­men­to nos di­fe­ren­tes nú­cle­os; Organizar um ci­clo de de­ba­tes so­bre em­pre­go ci­en­tí­fi­co; Apoiar a or­ga­ni­za­ção da V Conferência de Emprego Científico.

Membros: Paulo Martins [DF/​UC] – Sócio nº488 (Coordenador); Catarina Pinho [CIBIO/​UP] – Sócia nº145; Hélia Santos [CES/​UC] – Sócia nº 674; Teresa Silva [CIBIO] – Sócia nº 681.


Mesa da Assembleia Geral

Luísa Mota [FCL/​UL] – Sócio nº7; Carlos Filipe Freitas [GECAD/​ISEP/​IPP] – Sócio nº535; Paula Chainho [FC/​UL] – Sócia nº219.

Conselho Fiscal

Efectivos: Ana Francisco [FC/​UL] – Sócio nº282; Joana Carvalho [Genzyme/​Inglaterra] – Sócio nº299; Elizabete Carmo-Silva [FCUL] – Sócia nº 189

Suplentes: David Aragão [Univ. Limerick/​Irlanda] – Sócio nº87; Sofia Caria [ESRF/​UGrenoble] – Sócio nº365; Ana Cordeiro Pires [UA] – Sócia nº 639.