Dia do Trabalhador

Apelo à par­ti­ci­pa­ção nas co­me­mo­ra­ções do 1 de Maio, Dia do Trabalhador

Caros(as) co­le­gas,

À se­me­lhan­ça de ini­ci­a­ti­vas an­te­ri­o­res, a di­re­ção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) vem ape­lar à par­ti­ci­pa­ção de to­dos os bol­sei­ros nas ma­ni­fes­ta­ções que se­rão or­ga­ni­za­das um pou­co por to­do o país no âm­bi­to do Dia do Trabalhador, ce­le­bra­do no pró­xi­mo dia 1 de Maio. Incentivamos to­dos os co­le­gas a to­ma­rem par­te nas di­ver­sas ini­ci­a­ti­vas, e ape­la­mos a que dêem a co­nhe­cer, atra­vés do seu tes­te­mu­nho, aque­la que é a re­a­li­da­de de mi­lha­res de bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção, pi­la­res fun­da­men­tais da Ciência que se faz em Portugal.
A ABIC tem ba­ta­lha­do, des­de a sua gé­ne­se, pa­ra que os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca ve­jam re­co­nhe­ci­da a sua con­di­ção de tra­ba­lha­do­res, atra­vés de con­tra­tos de tra­ba­lho, e que lhe se­jam con­fe­ri­dos os di­rei­tos e de­ve­res que até ago­ra lhes es­tão ve­da­dos no­me­a­da­men­te a in­te­gra­ção no re­gi­me ge­ral da Segurança Social, a con­tri­bui­ção em se­de de IRS, o di­rei­to ao sub­sí­dio de fé­ri­as e na­tal e uma atu­a­li­za­ção anu­al das bol­sas.
Num mo­men­to cru­ci­al pa­ra o Sistema Nacional de Investigação e Inovação em que se en­con­tram em dis­cus­são o Projeto de Regulamento de Emprego Científico, o de­cre­to-lei N.º 57/​2016 de 29 de Agosto de 2016 que re­gu­la­men­ta o re­gi­me de con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos, es­tan­do ain­da pre­vis­to pa­ra 2017 o exer­cí­cio de ava­li­a­ção das uni­da­des de I&D, ur­ge fa­zer ou­vir a voz da­que­les que con­ti­nu­am a ter um vín­cu­lo tão pre­cá­rio, co­mo é o ca­so das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção.
A ABIC de­fen­de a ne­ces­si­da­de de uma mu­dan­ça no atu­al pa­ra­dig­ma da Ciência em Portugal, que as­sen­ta ho­je no uso in­dis­cri­mi­na­do e abu­si­vo da fi­gu­ra do bol­sei­ro. Neste sen­ti­do, ape­la­mos ao apoio de to­dos os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção nes­ta e nou­tras ini­ci­a­ti­vas apoi­a­das ou ini­ci­a­das pe­la ABIC. Juntos fa­ze­mos a diferença!

O pon­to de en­con­tro dos bol­sei­ros se­rá em:
Aveiro (em atu­a­li­za­ção)
Braga (em atu­a­li­za­ção)
Coimbra (Praça da República, 15h)
Lisboa (Centro Comercial Mouraria, 14h30)
Porto (Avenida dos Aliados, 15h30)

Saudações e vo­tos de bom trabalho!