Cinco mil assinaturas
Bolseiros de investigação pedem ao Ministério da Ciência a actualização de bolsas
In Público 7 de Abril de 2009
A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) entrega hoje ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior um abaixo-assinado com cinco mil assinaturas a pedir um aumento dos montantes das bolsas.
A entrega das assinaturas realiza-se durante uma reunião entre a nova direcção da ABIC e o secretário de Estado para a Ciência, Manuel Heitor, que se realiza a pedido do Governo.
A presidente da ABIC, Luísa Mota, destacou que a associação registou “com muito agrado que a tutela tenha finalmente manifestado interesse” em receber os bolseiros de investigação científica, realçando que não foi adiantada uma ordem de trabalhos para este encontro.
“Acredito que esteja em causa o estatuto do bolseiro”, disse, salientando que o Ministério não apresentou uma ordem de trabalhos específica.
A responsável salientou que a ABIC vai aproveitar para entregar “uma moção que acabou por se transformar num abaixo-assinado on-line, com cinco mil assinaturas, a pedir uma actualização do montante das bolsas”, o que não acontece desde 2002.
Luísa Mota adiantou, também, que a ABIC pretende abordar com o Governo a causa da protecção social destes bolseiros, que podem trabalhar durante anos em instituições, mas não têm direito ao subsídio de desemprego, nem um regime de Segurança Social como os outros trabalhadores científicos, caso deixem de ter bolsa.
Segundo a ABIC, serão cerca de dez mil os bolseiros portugueses nesta situação.