Partido defende que é necessário valorizar a ciência e os profissionais da área
Bolseiros: BE quer contratos de trabalhos para investigadores
In diario.iol.pt 7 de Abril 2010
O líder do Bloco de Esquerda (BE) afirmou esta quarta-feira que o partido vai apresentar, na quinta-feira, no Parlamento uma proposta para introduzir a regra de contrato de trabalho e descontos para a Segurança Social dos investigadores científicos.
«A valorização da ciência e da promoção da qualidade profissional da ciência é um dos grandes objectivos para Portugal e por isso o BE leva amanhã à Assembleia da República uma proposta que introduz a regra do contrato de trabalho para quem está a trabalhar e a dirigir uma investigação com o desconto para a Segurança Social, que é um dever e uma obrigação», argumentou Francisco Louça numa visita ao Instituto Gulbenkian da Ciência, em Oeiras.
Louçã considerou ainda que o trabalho dos investigadores científicos é importante para o país e por isso «deve ser socialmente reconhecido».
«Há muitos milhares de homens e mulheres que são os produtores da melhor investigação científica em Portugal e que, no entanto, sendo investigadores, tendo doutoramento e a melhor qualificação, não têm contratos de trabalho para os períodos da sua investigação, quando estão em transição não têm subsídio de desemprego e, sobretudo, não têm descontos para a Segurança Social», sustentou.
O BE, PCP e CDS-PP vão apresentar quinta-feira cinco projectos de lei em discussão no plenário do Parlamento sobre actualizações extraordinárias de bolsas de investigadores científicos e a sua integração no regime geral da Segurança Social.