Portugal tem novas armas para travar “fuga de cérebros”

Novos ins­ti­tu­tos e pro­gra­mas es­tão a mu­dar a ciência

Portugal tem novas armas para travar “fuga de cérebros”

 

In Público, 25 de Abril de 2010

 

Novos ins­ti­tu­tos e pro­gra­mas es­tão a mu­dar a ci­ên­cia. Os ci­en­tis­tas es­tão a apro­vei­tar as oportunidades.


Quando al­guém es­tá a fa­zer um dou­to­ra­men­to “lá fo­ra” há uma per­gun­ta que aca­ba sem­pre por sur­gir: “E vai vol­tar pa­ra Portugal?” Independentemente da res­pos­ta, os in­ves­ti­ga­do­res por­tu­gue­ses têm ho­je mais hi­pó­te­ses de re­gres­sar e fi­car. Há uma no­va re­a­li­da­de fa­vo­rá­vel a quem quer tra­ba­lhar na ci­ên­cia em Portugal. Há mais ins­ti­tu­tos, acor­dos, pro­gra­mas e par­ce­ri­as. A pró­xi­ma ques­tão é se, de­pois de atrair os in­ves­ti­ga­do­res, va­mos con­se­guir man­tê-los por cá.

Este mês, o mi­nis­tro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, ga­bou-se de go­ver­nar uma área exem­plar do país. Primeiro, num de­ba­te com in­ves­ti­ga­do­res por­tu­gue­ses ra­di­ca­dos nos Estados Unidos de­fen­deu que o país tem evi­ta­do de for­ma “exem­plar” a “fu­ga de cé­re­bros”, ao mes­mo tem­po que se tor­nou im­por­ta­dor de ci­en­tis­tas. “Portugal é o ca­so mais exem­plar no pós-guer­ra, tal­vez o úni­co, de gran­de de­sen­vol­vi­men­to ci­en­tí­fi­co sem brain drain [fu­ga de cé­re­bros], ou com pouquís­si­mo”, dis­se Mariano Gago. “O nú­me­ro de pes­so­as da ci­ên­cia fo­ra de Portugal é in­sig­ni­fi­can­te.” Porém, o mi­nis­tro não re­fe­riu nem os nú­me­ros “in­sig­ni­fi­can­tes” nem os “exem­pla­res”. Um dia de­pois, em Paris, num se­mi­ná­rio da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), Gago in­sis­tia: Portugal “é vis­to co­mo o exem­plo a seguir”. 

Os de­sa­fi­os em aberto

O PÚBLICO pe­diu ao Ministério da Ciência nú­me­ros que per­mi­tis­sem con­cluir até que pon­to te­mos evi­ta­do a “fu­ga de cé­re­bros”. Na res­pos­ta, en­tre ou­tros da­dos, o mi­nis­té­rio re­fe­ria que, des­de 1994 até 2008, a Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT) con­ce­deu mais de 4500 bol­sas de for­ma­ção avan­ça­da no es­tran­gei­ro (in­cluin­do bol­sas de dou­to­ra­men­to e pós-dou­to­ra­men­to) e ain­da mais de 4000 bol­sas de dou­to­ra­men­to mis­tas, que im­pli­cam pe­río­dos de for­ma­ção e de in­ves­ti­ga­ção em Portugal e no estrangeiro.