6. Qual a vossa posição relativamente à Carta Europeia do Investigador?
CDU: A Carta Europeia do Investigador consiste num guião de conduta que deve ser seguido no recrutamento de investigadores. Genericamente, as recomendações presentes neste documento são positivas (liberdade de investigação, princípios éticos, boas práticas de investigação, etc.). A CDU utilizará todos os instrumentos ao seu alcance para promover as melhores práticas de financiamento, recrutamento e gestão de recursos humanos nas instituições portuguesas, mas simultaneamente não estará limitada apenas às recomendações europeias.
LIVRE: Subscrevemos a Carta Europeia do Investigador, defendendo todos os seus princípios, assim como a implementação em Portugal de todas as recomendações desta carta.
BE: A Carta Europeia do Investigador, de 2005, constitui um conjunto de recomendações e princípios que deveriam refletir-se nas políticas científicas públicas, assegurando direitos laborais e a possibilidade de construção de carreiras científicas, combatendo a precariedade e os abusos, e promovendo a sustentabilidade e a autonomia do próprio sistema científico português. Estamos atrasados uma década em todas estas matérias. A ratificação da Carta Europeia do Investigador pelas instituições de I&D deve ser promovida, a par de medidas concretas que respondam a este compromisso europeu.
JPP: O Juntos Pelo Povo acredita nos princípios pelos quais a Carta Europeia do Investigador se rege. No entanto reconhece que muitos dos princípios igualitários que esta contém, não estão em prática no nosso país. O Juntos Pelo Povo assume o cumprimento dos compromissos assumidos pelo que questiona o modo de atuação dos responsáveis políticos que subscreveram a carta em 2005 e ainda não a implementaram. Os compromissos assumidos, quer com associações, quer nos acordos internacionais, devem ser respeitados.
PAN: Consideramos a Carta Europeia do Investigador um documento importante e fundamental que deverá servir como linha orientadora das práticas a implementar em Portugal. Não esgotando as possibilidades nesse documento apresenta linhas estruturantes com as quais concordamos.