A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica(ABIC) vem denunciar a grave situação do processo relativo ao Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento de 2014. Depois dos problemas ocorridos no ano passado, que levaram às maiores manifestações públicas da comunidade científica, esta Direção da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Governo persistem numa linha de desprezo e desconsideração pelos candidatos a bolsa.
Assim, é com preocupação que assistimos ao facto da FCT insistir em atrasar a comunicação dos resultados. Este poderá ser o segundo ano consecutivo em que os candidatos se vêem impossibilitados de começar o programa de trabalhos em janeiro, de acordo com o que estava inicialmente estipulado. A somar a isto, os erros e incumprimentos processuais multiplicam-se e minam a credibilidade da entidade responsável pela atribuição de dinheiros públicos no financiamento da investigação. A exclusão de mais de uma centena de candidatos por motivos de natureza administrativa e que não lhes podem ser imputados atesta a recorrente incapacidade que a FCT tem demonstrado para efetuar concursos de forma transparente e clara. Adicionalmente, ainda não são conhecidos os recursos apresentados pelos candidatos ao concurso que aconteceu no ano passado. Por fim, a ABIC, depois de ter chamado inúmeras vezes a atenção para esta questão, receia o aprofundamento ou manutenção dos cortes efetuados no ano passado e que, a manterem-se, colocam em causa milhares de postos de trabalho na Ciência em Portugal.
Neste sentido, a ABIC exige:
1. A divulgação imediata dos resultados do Concurso sob pena de atrasar os trabalhos com que os candidatos a bolsas de investigação se comprometeram em sede de candidatura e, acima de tudo, incrementar a incerteza e a dúvida em torno do futuro na vida de cada um destes candidatos.
2. A divulgação imediata dos resultados dos recursos apresentados sobre o Concurso de para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento de 2013. Estes candidatos no concurso de 2013 estão há mais de 1 ano em processo de audiência prévia e recurso com um prejuízo enorme para as suas vidas pessoais.
3. Que em fase de audiência prévia, e com a maior urgência possível, sejam corrigidos e avaliados os casos dos candidatos injustamente afastados deste concurso por motivos que não lhes podem ser imputados.
4. Que a FCT reforce o número de bolsas atribuídas por via destes concursos, para que a diminuição que se verificou o ano passado seja corrigida e Portugal volte a um caminho de investimento e aposta no desenvolvimento científico e tecnológico.
A ABIC aproveita também para informar todos os candidatos que lançará uma página de Internet para, que tal como no ano passado, a comunidade científica possa conhecer qual a dimensão dos cortes em cada uma das áreas científicas e assim tomar rapidamente posição sobre os resultados finais deste Concurso. O formulário estará disponível na página
http://goo.gl/forms/O4vAS1J9Vi
Por último, a ABIC afirma que neste, como noutros momentos, será cada vez mais necessária a afirmação da luta dos bolseiros, da sua capacidade reivindicativa e das suas justas exigências como forma de combater um Governo que tem tratado os bolseiros e investigadores como descartáveis. A ABIC estará na primeira linha da defesa dos direitos dos bolseiros e organizará todos aqueles que estejam dispostos a não desistir a estarem presentes nas suas iniciativas e a demonstrar que outro caminho é possível!