Manifestação de bolseiros de investigação científica
«Queremos é contratos, já não somos uns gaiatos»
In TVI 24h, 11 de Março de 2010
Cerca de 150 bolseiros de investigação científica manifestaram-se esta quinta-feira em frente à Assembleia da República, em Lisboa, para insistir numa reivindicação já antiga: contratos de trabalho e garantias sociais semelhantes às das outras classes profissionais.
Gritando palavras de ordem como «Queremos é contratos, já não somos uns gaiatos», «Jovens investigadores também são trabalhadores» e «Fazer ciência é duro, nós queremos um futuro», os manifestantes concentraram-se ao fundo da escadaria do Parlamento, selada com gradeamento e um dispositivo policial reforçado, junto a uma faixa onde se lia: «Investir em ciência é investir em quem a faz».
Atados a uma estaca presa no gradeamento, balões compridos de dois tons de cor-de-rosa formam uma espécie de bola. No letreiro em baixo, lia-se «Cérebro em fuga».
Ao megafone, André Levy, membro da direcção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), perguntou: «Quem é aqui o bolseiro que tem uma boa perspectiva de futuro?» Fez-se silêncio, ninguém levantou o braço.
Em seguida, perguntou: «Quem é que aqui acha que fazemos falta ao sistema científico e tecnológico?» E, então, todos se pronunciaram ruidosamente e levantaram os braços.