A direção da ABIC reuniu no passado dia 26 de outubro com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) a pedido deste para a apresentação do Orçamento de Estado (OE) para a Ciência para 2019.
Foi com preocupação que nos apercebemos que as reivindicações da ABIC não estão contempladas no documento, nomeadamente:
-
Não há estimativa para a atualização do valor das bolsas e reposição de subsídios retirados;
-
as regularizações feitas no âmbito do PREVPAP também não estão contempladas;
-
não vai haver reforço de verbas às instituições que não abriram os concursos para os bolseiros abrangidos pela Norma Transitória (Lei 57/2017) por não serem financiados pela FCT;
-
não há um reforço financeiro significativo para que mais investigadores possam exercer os seus trabalhos, designadamente os que, passados 3 anos, continuam sem terem qualquer fonte de financiamento.
Não é aceitável que os problemas dos bolseiros continuem a não ser uma prioridade da tutela que nos últimos 3 anos não executou o que orçamentou. No último ano da legislatura, é necessário cumprir para que as condições dos trabalhadores científicos melhorem. Nesse sentido, a ABIC tem marcada uma concentração junto à Assembleia da República para dia 7 de novembro, às 15h, data em que o MCTES vai apresentar o orçamento ao parlamento. A presença de todos é importante para que as nossas reivindicações sejam ouvidas e integradas ainda no Orçamento do Estado de 2019.