A ABIC enviou hoje à FCT um conjunto de questões de forma a que esta esclareça os investigadores com bolsa sobre a actualização dos valores das bolsas. Especificamente, perguntámos:
1) Quando prevê a FCT informar os bolseiros a respeito da actualização da tabela remuneratória para 2023?
2) Considerando o aumento substancial do custo de vida verificado em 2022 e que se prevê que se mantenha em 2023 (inflação média de 9,8% no segundo semestre de 2022), pode garantir a FCT que a actualização do valor das bolsas de investigação não só cumpre o previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, como vai além deste, permitindo aos investigadores fazer face ao aumento da inflação e do custo de vida?
3) Garante a FCT que se verificará uma actualização do valor de todas as bolsas, incluindo daquelas indirectamente financiadas, bem como de bolsas de outras instituições, enquadradas por regulamentos paralelos ao Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT?
O aumento do custo de vida afecta todos, e os investigadores com bolsa não são excepção. Esperamos que as respostas da FCT venham no sentido de actualizar devidamente os valores das bolsas.