UAlg – mais um ataque ao PREVPAP

A ABIC to­mou co­nhe­ci­men­to de um gru­po de co­le­gas in­ves­ti­ga­do­res da Universidade do Algarve que, após te­rem re­ce­bi­do pa­re­cer po­si­ti­vo das CAB pa­ra a re­gu­la­ri­za­ção dos seus vín­cu­los via PREVPAP, sou­be­ram que há um pe­di­do de re­a­pre­ci­a­ção dos pro­ces­sos por pres­são fei­ta pe­lo rei­tor da­que­la ins­ti­tui­ção. É la­men­tá­vel a mu­dan­ça de po­si­ção de um res­pon­sá­vel do en­si­no su­pe­ri­or e aguar­da­mos a to­ma­da de po­si­ção do MCTES e dos ou­tros ministérios.

 

No ca­so da ci­ên­cia, o PREVPAP sur­giu co­mo uma opor­tu­ni­da­de pa­ra a re­gu­la­ri­za­ção dos vín­cu­los não só de in­ves­ti­ga­do­res, co­mo de to­dos os ou­tros tra­ba­lha­do­res que dão su­por­te às ac­ti­vi­da­des de­sen­vol­vi­das no âm­bi­to do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Existem tra­ba­lha­do­res que acu­mu­lam anos ao ser­vi­ço das res­pe­ti­vas ins­ti­tui­ções, res­pon­den­do às ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes das mes­mas, ao abri­go de bol­sas e de ou­tros vín­cu­los pre­cá­ri­os. Foi nes­sa con­di­ção que se sub­me­te­ram à ava­li­a­ção das CAB, pa­ra fi­nal­men­te po­de­rem con­tar com um con­tra­to dig­no e que re­co­nhe­ça a ver­da­de quan­to às ta­re­fas que de­sem­pe­nham di­a­ri­a­men­te nos seus lo­cais de tra­ba­lho. Contudo, es­te pro­ces­so con­tou, des­de o iní­cio, com o boi­co­te or­ga­ni­za­do por par­te das ins­ti­tui­ções, com pres­sões inad­mis­sí­veis so­bre o go­ver­no e so­bre­tu­do so­bre os pró­pri­os tra­ba­lha­do­res. Assistimos a epi­só­di­os la­men­tá­veis de rei­to­res que, tra­tan­do-se a si pró­pri­os co­mo do­nos das ins­ti­tui­ções que re­pre­sen­tam, vi­e­ram a pú­bli­co afir­mar que os in­ves­ti­ga­do­res não cons­ti­tu­em uma ne­ces­si­da­de per­ma­nen­te, mos­tran­do uma fal­ta de con­si­de­ra­ção to­tal por quem ga­ran­te a pro­du­ção de co­nhe­ci­men­to e a ex­ce­lên­cia que as uni­ver­si­da­des fa­zem ques­tão de publicitar.

Com o de­cor­rer dos acon­te­ci­men­tos, cons­ta­ta­mos que o pro­pó­si­to do PREVPAP es­tá a ser sub­ver­ti­do e que os re­sul­ta­dos es­tão a fi­car mui­to aquém da­qui­lo que era ne­ces­sá­rio pa­ra um com­ba­te efe­ti­vo à pre­ca­ri­e­da­de na ci­ên­cia. Além dos mui­tos tra­ba­lha­do­res que não con­se­gui­ram re­sol­ver a sua si­tu­a­ção por es­ta via, é la­men­tá­vel ve­ri­fi­car ca­sos em que es­te me­ca­nis­mo tem an­tes si­do apro­vei­ta­do em prol de pro­pó­si­tos in­di­vi­du­ais e cor­po­ra­ti­vos den­tro das ins­ti­tui­ções. O go­ver­no tem res­pon­sa­bi­li­da­des no ru­mo que a si­tu­a­ção tem le­va­do, sen­do co­ni­ven­te com as po­si­ções to­ma­das pe­lo CRUP.

A ABIC es­tá so­li­dá­ria com os tra­ba­lha­do­res da Universidade do Algarve e com ou­tros que se en­con­tram na mes­ma si­tu­a­ção e es­ta­re­mos pre­sen­tes no pro­tes­to mar­ca­do pa­ra ama­nhã, dia 21 de mar­ço, jun­to à  Reitoria da Universidade do Algarve. Continuaremos a tra­ba­lhar pa­ra que o PREVPAP se­ja uti­li­za­do pa­ra com­ba­ter a pre­ca­ri­e­da­de na ci­ên­cia e pa­ra a dig­ni­fi­ca­ção do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.