Sobre o Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – CEEC 2018

Foram pu­bli­ca­dos no pas­sa­do dia 27 de Novembro de 2019 os re­sul­ta­dos do se­gun­do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC 2018), com um atra­so con­si­de­rá­vel fa­ce à pre­vi­são ini­ci­al. Importa sa­li­en­tar que o con­cur­so foi aber­to em Janeiro des­te ano e que, nes­te in­ter­reg­no, es­ti­ve­ram em sus­pen­so as vi­das de 3631 in­ves­ti­ga­do­res que se can­di­da­ta­ram na es­pe­ran­ça de con­se­gui­rem um con­tra­to de tra­ba­lho que pu­des­se tra­var – ain­da que a ter­mo cer­to – a acu­mu­la­ção de bol­sas su­ces­si­vas. O CEEC 2018 fi­cou, no en­tan­to, aquém das ex­pec­ta­ti­vas, re­sul­tan­do nu­ma ta­xa de apro­va­ção mui­to re­du­zi­da, e dei­xan­do de fo­ra mais de 3000 dou­to­ra­dos. De fac­to, de­pois de um pri­mei­ro con­cur­so em 2017 com 515 con­tra­tos pa­ra 4227 can­di­da­tu­ras, a se­gun­da edi­ção veio re­du­zir o nú­me­ro de va­gas pa­ra 300, re­sul­tan­do em ta­xas de apro­va­ção de 12% e 8%, res­pec­ti­va­men­te pa­ra ca­da edi­ção do con­cur­so. A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) con­tes­tou es­te nú­me­ro, por al­tu­ra do anún­cio de aber­tu­ra (https://​abic​-on​li​ne​.org/​p​o​s​i​c​a​o​/​e​m​p​r​e​g​o​-​c​i​e​n​t​i​f​i​c​o​-​n​a​-​m​o​d​a​l​i​d​a​d​e​-​d​e​-​a​p​o​i​o​-​i​n​d​i​v​i​d​u​a​l​-​c​o​n​c​u​r​s​o​-​d​e​-​2​0​18/), jun­to da FCT e do MCTES, aler­tan­do pa­ra os pro­ble­mas ine­ren­tes à pre­vi­sí­vel re­du­ção do nú­me­ro de va­gas. No en­tan­to, se­gun­do in­for­ma­ção da FCT, pre­vê-se a aber­tu­ra de 4 no­vos CEEC até 2023 (o CEEC 2019 abri­rá até ao fi­nal do ano, https://www.fct.pt/noticias/?id=488&/2019/11/Resultados_do_2%C2%BA_Concurso_de_Est%C3%ADmulo_do_Emprego_Cient%C3%ADfico_%E2%80%93_Individual) com no­vas re­du­ções no nú­me­ro de con­tra­tos atri­buí­dos: 1000 con­tra­tos pre­vis­tos via con­cur­sos anu­ais in­di­vi­du­ais (fon­te: https://​24​.sa​po​.pt/​a​t​u​a​l​i​d​a​d​e​/​a​r​t​i​g​o​s​/​c​o​n​t​r​a​t​a​r​-​m​a​i​s​-​d​e-5 – 000-in­ves­ti­ga­do­res-dou­to­ra­dos-e-a-me­ta-do-go­ver­no-ate-2023), o que não res­pon­de ade­qua­da­men­te à ac­tu­al si­tu­a­ção da ci­ên­cia em Portugal.

 

Este CEEC veio ape­nas con­fir­mar que o “ple­no em­pre­go” anun­ci­a­do pe­lo en­tão e ac­tu­al Ministro Manuel Heitor es­tá lon­ge de cons­ti­tuir a re­a­li­da­de dos que fa­zem ci­ên­cia em Portugal, no­me­a­da­men­te, se pen­sar­mos ain­da nos mi­lha­res de in­ves­ti­ga­do­res, ges­to­res de ci­ên­cia e téc­ni­cos de la­bo­ra­tó­rio que con­ti­nu­a­rão a ser bol­sei­ros sem pers­pec­ti­va de ver os seus vín­cu­los trans­for­ma­dos em jus­tos con­tra­tos de tra­ba­lho. E veio tam­bém con­fir­mar que os pe­que­nos pas­sos da­dos na res­tri­ção do re­cur­so a bol­sas co­mo pa­ra­dig­ma de con­tra­ta­ção não se­rão sig­ni­fi­ca­ti­vos no com­ba­te à pre­ca­ri­e­da­de que ca­rac­te­ri­za o sec­tor do Ensino Superior e da Ciência sem a re­vo­ga­ção do Estatuto do Bolseiro e a efec­ti­va in­te­gra­ção nas res­pec­ti­vas carreiras.

 

A ABIC não as­sis­ti­rá tran­qui­la­men­te à ma­nu­ten­ção da pre­ca­ri­e­da­de pre­co­ni­za­da por Instituições e Governo, nem à ame­a­ça de de­sem­pre­go ou aban­do­no da pro­fis­são dos não fi­nan­ci­a­dos nos con­cur­sos CEEC ou ain­da da­que­les que, ten­do co­mo al­ter­na­ti­va pro­fis­si­o­nal pre­cá­ria uma bol­sa, dei­xa­ram de ser ele­gí­veis por for­ça da re­cen­te al­te­ra­ção do Estatuto do Bolseiros de Investigação. 

A ABIC exor­ta a to­dos os can­di­da­tos não re­co­men­da­dos pa­ra fi­nan­ci­a­men­to que se pro­nun­ci­em em se­de de au­di­ên­cia prévia.

Todos jun­tos con­ti­nu­a­re­mos a lu­tar pe­los nos­sos direitos!