Comunicado sobre o Concurso de Bolsas 2016 e CEEC 2017

Sobre o con­cur­so de bol­sas do ano 2016, o con­cur­so in­di­vi­du­al de em­pre­go ci­en­tí­fi­co de 2017 da FCT e o pro­lon­ga­men­to das bol­sas de pós-doutoramento

A ABIC de­nun­cia a ina­cei­tá­vel de­mo­ra pa­ra o en­cer­ra­men­to do con­cur­so de bol­sas da FCT do ano de 2016 com a re­cen­te res­pos­ta da­da aos can­di­da­tos que re­cor­re­ram a re­cur­so. Depois de na reu­nião de dia 2 de maio, a tu­te­la ter di­to na reu­nião com a ABIC que des­co­nhe­cia es­te atra­so, no dia se­guin­te os can­di­da­tos fo­ram pre­ci­pi­ta­da­men­te no­ti­fi­ca­dos, ten­do a FCT for­ne­ci­do res­pos­tas ge­né­ri­cas aos can­di­da­tos as quais ra­ti­fi­ca­ram as de­li­be­ra­ções ini­ci­ais dos pai­néis. Para além do atra­so inad­mis­sí­vel na di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos, não é co­nhe­ci­do o pai­nel que ve­ri­fi­cou o pe­di­do de re­cur­so nem quem pre­en­cheu a fi­cha de ava­li­a­ção fi­nal dos can­di­da­tos fal­tan­do igual­men­te as ac­tas das de­li­be­ra­ções. A ABIC en­ten­de que os con­cur­sos pú­bli­cos da FCT de­vem es­tar su­jei­tos à lei (CPA) de mo­do a dar ga­ran­ti­as de uma jus­ta ava­li­a­ção das can­di­da­tu­ras. Um pro­ces­so de ave­ri­gua­ções por par­te das au­to­ri­da­des com­pe­ten­tes so­bre a de­mo­ra e o mo­do co­mo o con­cur­so de bol­sas da FCT de 2016 foi con­du­zi­do apre­sen­ta-se co­mo opor­tu­no na pers­pec­ti­va da ABIC. É pre­ci­so ga­ran­tir trans­pa­rên­cia, jus­te­za, cum­pri­men­to de pra­zos e au­sên­cia de ví­cio em con­cur­sos que ve­nham a ser aber­tos no futuro.

***

A ABIC tem acom­pa­nha­do as quei­xas dos can­di­da­tos que fo­ram in­for­ma­dos es­ta se­ma­na de que eram ele­gí­veis no Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC) de 2017. A FCT de­ci­diu que os dou­to­ra­men­tos ob­ti­dos no es­tran­gei­ro, mes­mo que em paí­ses da União Europeia com pro­ce­di­men­tos har­mo­ni­za­dos na con­ces­são de ti­tu­la­ções uni­ver­si­tá­ri­as, não tor­nam os can­di­da­tos ele­gí­veis no con­cur­so. Dado o ele­va­do nú­me­ro de can­di­da­tos afec­ta­dos e as inú­me­ras quei­xas re­ce­bi­das, a FCT emi­tiu um co­mu­ni­ca­do a 9 de maio de mo­do a re­sol­ver es­te pro­ble­ma. A ABIC aler­ta to­dos os can­di­da­tos afec­ta­dos a so­li­ci­tar o re­co­nhe­ci­men­to do seu dou­to­ra­men­to nu­ma uni­ver­si­da­de por­tu­gue­sa ou na Direcção-Geral do Ensino Superior, pro­ces­so re­la­ti­va­men­te sim­ples que per­mi­te re­cu­pe­rar a sua ele­gi­bi­li­da­de no con­cur­so. Este do­cu­men­to de­ve ser en­ca­mi­nha­do até ao dia 22 de maio pa­ra o email info.​ec@​fct.​pt, acres­cen­tan­do a re­fe­rên­cia da can­di­da­tu­ra. Adicionalmente, os can­di­da­tos de­vem in­di­car na pla­ta­for­ma do con­cur­so o mo­ti­vo pe­lo qual a can­di­da­tu­ra de­ve­ria ter si­do ad­mi­ti­da. A ABIC con­si­de­ra que a FCT er­rou quan­do não des­ta­cou no Aviso de Candidatura a ne­ces­si­da­de do re­co­nhe­ci­men­to le­gal no país dos dou­to­ra­dos no es­tran­gei­ro, nem no for­mu­lá­rio (es­ta in­for­ma­ção ape­nas cons­ta­va no Guião de can­di­da­tu­ra no pre­sen­te con­cur­so). Finalmente, a ABIC con­si­de­ra que a lei não im­pe­de que os can­di­da­tos se­jam ele­gí­veis no con­cur­so ca­so te­nham ob­ti­do o dou­to­ra­men­to no es­tran­gei­ro, mas ape­nas são im­pe­di­dos pa­ra exer­cer fun­ções pro­fis­si­o­nais. De fac­to, es­ta boa prá­ti­ca já ti­nha si­do con­si­de­ra­da por par­te da FCT no pas­sa­do, no­me­a­da­men­te em con­cur­sos de bolsa.