A questão dos interpolados

Ao abri­go do Art. 23º do Decreto-Lei n.º 57/​2016  (Norma Transitória) as ins­ti­tui­ções de­vem pro­ce­der à aber­tu­ra de con­cur­sos pa­ra a con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos pa­ra o de­sem­pe­nho das fun­ções re­a­li­za­das por bol­sei­ros dou­to­ra­dos que de­sem­pe­nham fun­ções em ins­ti­tui­ções pú­bli­cas há mais de três anos, se­gui­dos ou in­ter­po­la­dos, ou es­te­jam a ser fi­nan­ci­a­dos por fun­dos pú­bli­cos há mais de três anos, igual­men­te se­gui­dos ou in­ter­po­la­dos, à da­ta de 1 de se­tem­bro de 2016 (de acor­do com o que é di­to no pon­to 1).

Caso o ven­ce­dor do con­cur­so se­ja um bol­sei­ro dou­to­ra­do fi­nan­ci­a­do di­re­ta­men­te pe­la FCT, há mais de três anos (con­se­cu­ti­vos), os en­car­gos re­sul­tan­tes da res­pe­ti­va con­tra­ta­ção são su­por­ta­dos por es­ta. Em to­das as ou­tras si­tu­a­ções, a FCT não su­por­ta­rá os en­car­gos da con­tra­ta­ção e de­ve­rão ser as Instituições a su­por­tá-lo (de acor­do com a lei­tu­ra que a FCT/​MCTES es­tão a fa­zer do pon­to 4).

De acor­do com as in­for­ma­ções que nos têm che­ga­do, ha­ve­rá cen­te­nas de in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos que es­pe­ra­vam es­tar na lis­ta da FCT (e não ape­nas 4, co­mo re­cen­te­men­te o Ministro da Ciência re­fe­riu em pú­bli­co), ten­do fi­nan­ci­a­men­to di­re­to da FCT du­ran­te mais de 3 anos se­gui­dos ou interpolados.

É de ex­tre­ma im­por­tân­cia sa­ber­mos com a mai­or bre­vi­da­de pos­sí­vel quan­tos são os bol­sei­ros dou­to­ra­dos que de­sem­pe­nham fun­ções há mais de 3 anos mas não es­tão a ter bol­sa di­re­ta da FCT, ou es­tão a ter bol­sa di­rec­ta da FCT mas não há 3 anos con­se­cu­ti­vos e sim in­ter­po­la­dos, bem co­mo há quan­to tem­po es­tão os bol­sei­ros dou­to­ra­dos a tra­ba­lhar con­se­cu­ti­va ou in­ter­po­la­da­men­te com bolsas.

Se al­gum des­tes é o teu ca­so, por fa­vor, cli­ca aqui (https://​docs​.go​o​gle​.com/​f​o​r​m​s​/​d​/​1​k​y​y​V​q​l​R​U​5​S​x​e​b​O​e​f​m​a​M​Y​a​Q​a​S​M​3​M​6​g​Q​v​Q​E​U​d​M​1​X​2​E​D​1​I​/​v​i​e​w​f​o​r​m​?​e​d​i​t​_​r​e​q​u​e​s​t​e​d​=​t​rue) e res­pon­de a al­gu­mas questões.