A ABIC saúda o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

Marco his­tó­ri­co da lu­ta das mu­lhe­res na con­quis­ta de di­rei­tos e no com­ba­te às de­si­gual­da­des e dis­cri­mi­na­ções, o Dia Internacional da Mulher es­tá lon­ge de cons­ti­tuir uma me­ra celebração. 
Pelo con­trá­rio, os anos pas­sam e as mu­lhe­res con­ti­nu­am a re­ce­ber sa­lá­ri­os in­fe­ri­o­res e a ver ne­ga­dos di­rei­tos fun­da­men­tais nos seus lo­cais de tra­ba­lho. No sec­tor da Ciência e Tecnologia, por via da pre­ca­ri­za­ção cró­ni­ca dos vín­cu­los la­bo­rais – bol­sas -, as mu­lhe­res vêem-se não ra­ras ve­zes obri­ga­das a adi­ar os seus pla­nos fa­mi­li­a­res e ga­ran­tir a sua in­de­pen­dên­cia eco­nó­mi­ca, ain­da que a sua pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca se­ja su­ga­da e con­ta­bi­li­za­da anu­al­men­te pe­las mes­mas ins­ti­tui­ções que lhes re­jei­tam a de­vi­da es­ta­bi­li­da­de la­bo­ral. À ins­ta­bi­li­da­de la­bo­ral per­ma­nen­te acres­ce a fal­ta de aces­so a se­gu­ran­ça so­ci­al dig­na, que o EBI não con­sa­gra, e os bai­xos sa­lá­ri­os, os cha­ma­dos sub­sí­di­os men­sais de ma­nu­ten­ção. É po­si­ção da ABIC, re­lem­bra­mos, a re­vo­ga­ção do EBI e a lu­ta pe­los di­rei­tos no tra­ba­lho e pe­la dig­ni­da­de na in­ves­ti­ga­ção. O Dia Internacional da Mulher é dia de co­me­mo­rar mas é tam­bém dia de rei­vin­di­car, mais uma vez, os di­rei­tos das mu­lhe­res, os mes­mos que ain­da têm de ser por nós conquistados.
A ABIC con­gra­tu­la as co­le­gas in­ves­ti­ga­do­ras que têm mar­ca­do pre­sen­ça nas di­ver­sas ini­ci­a­ti­vas e tra­ba­lha­do di­a­ri­a­men­te sem bai­xar os bra­ços. São mui­tas e mui­tos as que, no úl­ti­mo ano mas não só, têm ti­do uma par­ti­ci­pa­ção ac­ti­va na de­fe­sa dos di­rei­tos la­bo­rais dos in­ves­ti­ga­do­res em ma­ni­fes­ta­ções, de­ba­tes, reu­niões, con­cen­tra­ções e tan­tas for­mas de pro­tes­to que têm mar­ca­do, ape­sar do boi­co­te, a efec­ti­va­ção da con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos e do pro­gra­ma de re­gu­la­ri­za­ção ex­tra­or­di­ná­ria dos vín­cu­los pre­cá­ri­os na ad­mi­nis­tra­ção pública. 
 
Saudamos, as­sim, o Dia Internacional da Mulher e a lu­ta por um Sistema Científico e Tecnológico Nacional jus­to e dig­no pa­ra todos!