Universidade de Coimbra reconhece bolseiros de investigação como membros da comunidade científica

Universidade_Coimbra

Recentemente a Universidade de Coimbra, por ac­ção da an­te­ri­or Reitoria e em con­for­mi­da­de com aqui­lo que foi o re­sul­ta­do de um con­jun­to de en­con­tros com a ABIC, de­ci­diu re­co­nhe­cer co­mo mem­bros da co­mu­ni­da­de ci­en­tí­fi­ca to­dos aque­les que de­sem­pe­nham fun­ções de in­ves­ti­ga­ção, in­de­pen­den­te­men­te da de­ten­ção de um vín­cu­lo con­tra­tu­al com a instituição.

Universidade_CoimbraEsta de­ci­são irá abran­ger to­dos aque­les que, sen­do bol­sei­ros, con­tri­bu­em de for­ma sig­ni­fi­ca­ti­va pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de ac­ti­vi­da­des de I&D e que até à da­ta es­ta­vam pri­va­dos de uti­li­za­rem um con­jun­to de ser­vi­ços que a UC dis­põe e dis­po­ni­bi­li­za à ge­ne­ra­li­da­de dos mem­bros da co­mu­ni­da­de universitária.

Esta de­ci­são abran­ge os Bolseiros de Investigação Científica ou de Gestão e Tecnologia que se­jam mem­bros do Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC) bem co­mo to­das as uni­da­des re­co­nhe­ci­das pe­los Estatutos das Faculdades da UC. Assim, a par­tir da apro­va­ção des­ta de­ci­são, to­dos os bol­sei­ros que se en­con­trem nes­tas con­di­ções pas­sam a usu­fruir de um car­tão de iden­ti­fi­ca­ção as­sim co­mo do aces­so a “con­tas de e-mail”, “pla­ta­for­mas in­for­má­ti­cas de aces­so res­tri­to dos mem­bros da UC”, “bi­bli­o­te­cas e can­ti­nas”, en­tre ou­tros ser­vi­ços que ho­je são pres­ta­dos a to­da a co­mu­ni­da­de académica.

A ABIC congratula‐se com es­ta de­ci­são e sa­li­en­ta a im­por­tân­cia do re­co­nhe­ci­men­to dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção co­mo mem­bros de ple­no di­rei­to da Universidade de Coimbra. Desta for­ma, a UC põe ter­mo a uma in­jus­ta dis­tin­ção en­tre mem­bros da co­mu­ni­da­de uni­ver­si­tá­ria que pre­ju­di­ca­va aque­les que, por via da au­sên­cia de con­tra­to, têm si­do pre­ju­di­ca­dos pe­los vá­ri­os Governos ao lon­go dos úl­ti­mos anos.

Neste sen­ti­do, ape­sar des­te im­por­tan­te re­co­nhe­ci­men­to, a ABIC con­ti­nu­a­rá a lu­tar con­tra a prin­ci­pal dis­cri­mi­na­ção exis­ten­te a ní­vel da in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca que é a au­sên­cia de con­tra­tos de tra­ba­lho pa­ra quem ho­je de­ci­de en­ve­re­dar pe­la car­rei­ra ci­en­tí­fi­ca em Portugal.

O des­pa­cho rei­to­ral que con­fe­riu es­tes di­rei­tos aos bol­sei­ros es­tá dis­po­ní­vel em: http://​www​.uc​.pt/​i​i​i​/​i​n​f​o​_​p​a​r​a​/​i​n​v​U​n​/​c​o​m​u​n​i​d​a​d​e​_​c​i​e​n​t​i​f​i​c​aUC