Trabalhadores a Recibos Verdes em Protesto

Trabalhadores a Recibos Verdes em Protesto

In Fábrica de Conteúdos, 23 de Setembro 2007

Em cau­sa a pre­ca­ri­e­da­de das con­di­ções a que es­tão sujeitos 

Os tra­ba­lha­do­res a re­ci­bo ver­de não têm di­rei­to a sub­sí­dio de de­sem­pre­go, de fé­ri­as ou de Natal e os bol­sei­ros das áre­as de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca são dos mais pe­na­li­za­dos. Por is­so, pro­tes­tam ama­nhã com uma vol­ta de bi­ci­cle­ta que vai até Espanha. 

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e o FERVE (Fartos/​as d Estes Recibos Verdes) vão ama­nhã li­gar de bi­ci­cle­ta seis cen­tros de in­ves­ti­ga­ção, três em Portugal e três em Espanha. O ob­jec­ti­vo é de­nun­ci­ar a «pre­ca­ri­e­da­de» dos tra­ba­lha­do­res a re­ci­bo verde. 

«Há cer­ca de 900 mil pa­trões em Portugal. Ou se­ja, 900 mil pes­so­as a re­ci­bo ver­de. Isto re­pre­sen­ta 1/​5 da for­ça tra­ba­lha­do­ra», afir­ma ao Sol Cristina Andrade do FERVE. 

Os bol­sei­ros vi­vem ain­da si­tu­a­ções mais com­pli­ca­das. «Como não en­tre­gam IRS, não po­dem pe­dir cré­di­to ha­bi­ta­ção, por exem­plo. Isso adia qual­quer pro­jec­to de vi­da», adi­an­tou a responsável. 

Por is­so, o FERVE e a ABIC or­ga­ni­za­ram a «Pedalada pe­la Ciência», que co­me­ça ama­nhã, com o ob­jec­ti­vo de sen­si­bi­li­zar a opi­nião pú­bli­ca pa­ra os pro­ble­mas la­bo­rais dos in­ves­ti­ga­do­res científicos. 

«O tra­ba­lho a re­ci­bo ver­de não dá di­rei­to a sub­sí­dio de de­sem­pre­go, de fé­ri­as ou de Natal e obri­ga o tra­ba­lha­dor a pa­gar 150 eu­ros de Segurança Social to­dos os me­ses», ad­ver­te Cristina Andrade. 

São mui­tos os in­ves­ti­ga­do­res e pro­fes­so­res que tra­ba­lham em uni­ver­si­da­des a re­ci­bos ver­des, de­nun­cia o mo­vi­men­to. «Só que­re­mos que se cum­pra a lei. Os re­ci­bos ver­des são pa­ra tra­ba­lha­do­res in­de­pen­den­tes e não pa­ra tra­ba­lha­do­res por con­ta de ou­trem», con­clui Cristina Andrade. 

Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca vão en­tão cum­prir um per­cur­so de bi­ci­cle­ta que te­rá iní­cio na Universidade do Porto, pas­sa em Braga e en­tra no país vi­zi­nho até às uni­ver­si­da­des de Vigo e Santiago de Compostela. O re­gres­so e fim da vi­a­gem se­rá jun­to ao Politécnico de Viana do Castelo.