Reunião entre a ABIC e a FCT (26/​02/​2018)

No pas­sa­do dia 26 de fe­ve­rei­ro, re­a­li­zou-se mais uma reu­nião en­tre a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e  o con­se­lho di­re­ti­vo da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT).

A ABIC co­me­çou por abor­dar ques­tões re­la­ci­o­na­das com o Concurso Estímulo ao Emprego Científica (CEEC) – in­di­vi­du­al 2017, en­tre­tan­to en­cer­ra­do. A FCT avan­çou com um nú­me­ro de can­di­da­tos na or­dem dos 4000, nes­te con­cur­so e con­ta que os re­sul­ta­dos se­jam di­vul­ga­dos em ju­lho. A pro­pó­si­to dos ob­je­ti­vos da agen­da 2030 ONU, so­bre os quais as pro­pos­tas ti­nham de ser fun­da­men­ta­das,  os res­pon­sá­veis da FCT su­bli­nha­ram que nin­guém se­rá ex­cluí­do pe­lo nú­me­ro de ob­je­ti­vos que in­di­ca­ram. A ABIC ques­ti­o­nou so­bre o que acon­te­ce­rá na ava­li­a­ção de um in­ves­ti­ga­dor dou­to­ra­do há mais de 5 anos que con­cor­ra à po­si­ção de in­ves­ti­ga­dor jú­ni­or. Como res­pos­ta, foi di­to que os can­di­da­tos não se­rão re­po­si­ci­o­na­dos em vir­tu­de do seu CV. A FCT es­cla­re­ceu ain­da que não exis­tem quo­tas a pri­o­ri pa­ra ca­da uma das po­si­ções. Colocou-se ain­da a ques­tão so­bre a con­ta­gem do tem­po de li­cen­ça de pa­ren­ta­li­da­de, mais con­cre­ta­men­te o porquê de só se con­tar o pe­río­do de li­cen­ça e não os 15/​18 me­ses, co­mo acon­te­cia an­tes e co­mo acon­te­ce nos pro­je­tos eu­ro­peus. Como res­pos­ta, a FCT ar­gu­men­tou que, não ha­ven­do obri­ga­to­ri­e­da­de em con­cor­rer a um ní­vel es­pe­cí­fi­co, a ques­tão não se co­lo­ca: se uma pes­soa con­si­de­ras­se que se­ria pre­ju­di­ca­da por­que não pro­du­ziu tan­to num cer­to pe­río­do de tem­po, po­dia ter op­ta­do por con­cor­rer ao ní­vel anterior.O can­di­da­to po­dia ter es­cri­to so­bre mais do que os úl­ti­mos cin­co anos, jus­ti­fi­can­do o in­ter­reg­no e a in­clu­são de mais tem­po quan­do apre­sen­tas­se o seu percurso.

Outro dos as­sun­tos abor­da­dos foi o des­fa­sa­men­to ve­ri­fi­ca­do na di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos dos con­cur­sos pa­ra Projetos de I&D 2017. De acor­do com o que foi trans­mi­ti­do na reu­nião, exis­tem vá­ri­as di­men­sões a con­si­de­rar no es­que­ma de ava­li­a­ção: pla­no re­gi­o­nal, pla­no na­ci­o­nal e FCT. A FCT só do­mi­na a par­te cor­res­pon­den­te à ava­li­a­ção ci­en­tí­fi­ca, ten­do um pa­pel li­mi­ta­do no pro­ces­so. A pre­vi­são é que a di­vul­ga­ção se­ja con­cluí­da du­ran­te o mês de março.

A mo­ro­si­da­de na di­vul­ga­ção de re­sul­ta­dos ve­ri­fi­ca-se ain­da nou­tras si­tu­a­ções. Uma de­las, que foi apon­ta­da pe­la ABIC, é a inad­mis­sí­vel de­mo­ra na apre­sen­ta­ção dos re­sul­ta­dos dos re­cur­sos ain­da re­la­ti­vos ao con­cur­so de bol­sas de 2016. A FCT deu co­mo a jus­ti­fi­ca­ção a pri­o­ri­da­de que es­tá a ser da­da ao em­pre­go ci­en­tí­fi­co. Espera-se que os re­sul­ta­dos es­te­jam pron­tos em mar­ço. Quanto aos re­cur­sos de 2017, a FCT diz que os re­sul­ta­dos não sai­rão ao mes­mo tem­po que os de 2016.

Sobre a nor­ma tran­si­tó­ria do Decreto-Lei 57/​2016, al­te­ra­do pe­la Lei 57/​2017, a ABIC con­si­de­rou que a lis­ta ela­bo­ra­da pe­la FCT so­bre os bol­sei­ros si­na­li­za­dos nas ins­ti­tui­ções pa­ra a aber­tu­ra de con­cur­sos foi mal cons­truí­da e ca­re­ce de mais in­for­ma­ções. Os re­pre­sen­tan­tes da FCT res­pon­de­ram que se tra­ta de uma lis­ta que é atu­a­li­za­da se­ma­nal­men­te. Quanto aos bol­sei­ros abran­gi­dos pe­la nor­ma tran­si­tó­ria que te­nham mu­da­do de ins­ti­tui­ção, a FCT con­si­de­ra que, pe­la lei, de­ve­rá ser a ins­ti­tui­ção an­te­ri­or a abrir o con­cur­so, em­bo­ra não se­ja ta­xa­ti­vo. Já no âm­bi­to do PREVPAP, a FCT afir­mou ter da­do um pa­re­cer po­si­ti­vo pa­ra to­dos os bol­sei­ros que tem a tra­ba­lhar nos seus serviços.

Quanto ao au­men­to pre­vis­to pa­ra as bol­sas de dou­to­ra­men­to, a atu­a­li­za­ção só de­ve­rá acon­te­cer em abril. Todas as bol­sas de dou­to­ra­men­to se­rão in­cluí­das, sen­do que os bol­sei­ros irão re­ce­ber re­tro­a­ti­va­men­te. No que res­pei­ta ao apro­vei­ta­men­to dos va­lo­res re­ma­nes­cen­tes das pro­pi­nas, re­gis­ta­mos que, reu­nião após reu­nião, con­ti­nua a não ha­ver uma po­si­ção as­ser­ti­va por par­te da FCT so­bre o assunto.

Por fim, foi abor­da­da a de­cla­ra­ção de ex­clu­si­vi­da­de que es­tá a ser pe­di­da no ato de re­no­va­ção das bol­sas, on­de a FCT pe­de pa­ra que ca­da bol­sei­ro es­pe­ci­fi­que as ati­vi­da­des não re­mu­ne­ra­das que de­sem­pe­nha. Foi com pre­o­cu­pa­ção que ABIC re­gis­tou a ine­xis­tên­cia de um cri­té­rio cla­ro so­bre a matéria.