Reunião de urgência entre a ABIC e a FCT

ABIC con­se­gue reu­nião de ur­gên­cia com di­rec­ção da FCT pa­ra re­a­va­li­ar cri­té­ri­os do con­cur­so de bol­sas individuais

 

Perante as gra­ves si­tu­a­ções cri­a­das pe­lo no­vo con­cur­so de bol­sas in­di­vi­du­ais de dou­to­ra­men­to e pós-dou­to­ra­men­to da FCT, e em par­ti­cu­lar pe­los cri­té­ri­os de ex­clu­são ex­cep­ci­o­nais, a ABIC mo­bi­li­zou os bol­sei­ros afec­ta­dos na pas­sa­da sex­ta-fei­ra, dia 2 de Agosto, pa­ra a se­de da FCT, pa­ra exi­gi­rem uma reu­nião de ur­gên­cia pa­ra de­ba­ter o concurso.

Inicialmente a FCT não se mos­trou dis­po­ní­vel pa­ra reu­nir no pró­prio dia nem pa­ra dar ga­ran­ti­as de ha­ver uma reu­nião em tem­po útil pa­ra ain­da se re­ve­rem as me­di­das mais gravosas.

A ABIC e os cer­ca de 50 bol­sei­ros con­cen­tra­dos na se­de da FCT fo­ram ir­re­du­tí­veis na exi­gên­cia de uma res­pos­ta sa­tis­fa­tó­ria e dis­po­ni­bi­li­za­ram-se a per­ma­ne­cer na en­tra­da da se­de da FCT até que a agen­da dos mem­bros da di­rec­ção da FCT pri­o­ri­zas­se os bol­sei­ros de acor­do com a im­por­tân­cia que es­tes têm no Sistema Científico Nacional.

Esta de­mons­tra­ção de in­dig­na­ção, for­ça e dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra a lu­ta, con­se­guiu a mar­ca­ção de uma reu­nião en­tre a ABIC e a di­rec­ção da FCT já pa­ra a pró­xi­ma quarta‑feira, dia 7 de Agosto, pe­las 10h.

Foi um im­por­tan­te pri­mei­ro pas­so, a que da­re­mos con­ti­nui­da­de com a exi­gên­cia de re­cuo nas me­di­das mais gra­vo­sas do no­vo concurso.

 

A ABIC vai, en­tre­tan­to, con­tac­tar ou­tras en­ti­da­des pa­ra se pro­nun­ci­a­rem so­bre es­ta si­tu­a­ção, dan­do mais vi­si­bi­li­da­de e apoi­os à luta.

 

A ABIC vai tam­bém nos pró­xi­mos di­as di­vul­gar mais ac­ções pa­ra to­do o mês de Agosto, e em to­do o país, com o ob­jec­ti­vo de fa­zer re­cu­ar a FCT e o Governo na sua in­ten­ção de cor­tar o nú­me­ro de bol­sas e pro­jec­tos de investigação.

 

Neste mo­men­to de­ci­si­vo, é im­por­tan­te que um nú­me­ro má­xi­mo de pes­so­as se jun­te e so­li­da­ri­ze. Convocamos os mi­lha­res de co­le­gas bol­sei­ros, pro­fes­so­res, e res­pon­sá­veis dos Centros de Investigação a es­ta­rem pre­sen­tes na pró­xi­ma 4ª fei­ra, dia 07 de Agosto, às 10h, em fren­te da se­de da FCT. Seremos in­can­sá­veis na nos­sa lu­ta até que ha­ja a re­vo­ga­ção des­tes cri­té­ri­os de ex­clu­são que po­dem pre­ju­di­car a vi­da de mi­lha­res de bolseiros.