Reunião da ABIC com o Conselho Diretivo da FCT

No pas­sa­do dia 3 de Novembro a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica reu­niu com o Conselho Diretivo da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia, re­pre­sen­ta­do pe­lo pre­si­den­te Paulo Ferrão e pe­la vo­gal Ana Sanchez.

A reu­nião foi ini­ci­a­da com o te­ma dos in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos. No que diz res­pei­to ao  Decreto-Lei 57/​2016, al­te­ra­do pe­la Lei 57/​2017, Paulo Ferrão ga­ran­tiu que as con­tra­ta­ções se­ri­am fei­tas de “for­ma ge­ne­ro­sa”, mes­mo pa­ra quem en­tre­tan­to per­deu a bol­sa. A FCT as­su­miu a hi­pó­te­se de fa­zer um no­vo le­van­ta­men­to dos bol­sei­ros abran­gi­dos pe­la nor­ma tran­si­tó­ria, com­pro­me­ten­do-se a pe­dir da­dos con­cre­tos às ins­ti­tui­ções mas sem di­vul­gar da­dos an­tes de o Orçamento de Estado pa­ra 2018 es­tar de­ci­di­do. Quanto ao Regulamento do Emprego Científico (REC), es­tão pen­sa­dos me­ca­nis­mos de con­tra­ta­ção in­di­vi­du­al e ins­ti­tu­ci­o­nal, em que a FCT po­de­rá pa­gar 100% dos con­tra­tos dos in­ves­ti­ga­do­res (ín­di­ce re­mu­ne­ra­tó­rio 54) e 50% dos con­tra­ta­dos pa­ra a car­rei­ra do­cen­te. Foi trans­mi­ti­da a pre­vi­são de 400 con­tra­ta­ções atra­vés des­te me­ca­nis­mo: 150/​200 in­di­vi­du­ais e 200/​250 ins­ti­tu­ci­o­nais. Espera-se a aber­tu­ra do con­cur­so ain­da es­te ano. A con­tra­ta­ção se­rá um as­pe­to a va­lo­ri­zar na ava­li­a­ção das ins­ti­tui­ções. Paulo Ferrão afir­mou que exis­tem ver­bas tan­to pa­ra as con­tra­ta­ções pre­vis­tas no REC co­mo pa­ra o DL 57/​2017.

Relativamente à ame­a­ça, que tem sur­gi­do em vá­ri­os ca­sos, de per­da de bol­sa por atra­so no pe­di­do de re­no­va­ção, os re­pre­sen­tan­tes da FCT as­su­mi­ram que ne­nhu­ma bol­sa se­rá can­ce­la­da por es­se mo­ti­vo. Já no ca­so dos bol­sei­ros de pós-dou­to­ra­men­to que não ob­ti­ve­ram re­no­va­ção pa­ra o se­gun­do trié­nio, Ana Sanchez afir­mou não ha­ver na­da a fa­zer quan­do, à par­ti­da, o fi­nan­ci­a­men­to é pe­di­do pa­ra um pe­río­do de 36 me­ses. Estes bol­sei­ros são as­sim co­lo­ca­dos nu­ma si­tu­a­ção pre­o­cu­pan­te, ar­ris­can­do-se a fi­car ex­cluí­dos da con­tra­ta­ção via DL57 (a nor­ma tran­si­tó­ria obri­ga a con­tra­ta­ção ape­nas pa­ra bol­sei­ros há mais de 3 anos).

A ABIC vol­tou a abor­dar a ques­tão do apro­vei­ta­men­to do va­lor ex­ce­den­te das pro­pi­nas por par­te das ins­ti­tui­ções, la­men­tan­do a au­sên­cia de uma res­pos­ta as­ser­ti­va por par­te da FCT. Por ou­tro la­do, o pre­si­den­te Paulo Ferrão mos­trou-se dis­po­ní­vel pa­ra alar­gar o sub­sí­dio pa­ren­tal aos bol­sei­ros de pro­je­tos fi­nan­ci­a­dos pe­la FCT e con­cor­dou com a subs­ti­tui­ção de um Seguro de Acidentes Pessoais por um de Acidentes de Trabalho. Sobre o pe­di­do de com­pro­va­ti­vos de ex­clu­si­vi­da­de de for­ma abu­si­va por par­te da FCT, os seus re­pre­sen­tan­tes re­a­gi­ram com al­gu­ma sur­pre­sa fa­ce aos exem­plos in­di­ca­dos pe­la ABIC, al­go que não se com­pre­en­de ten­do em con­ta a cha­ma­da de aten­ção que já ocor­reu em an­te­ri­o­res reuniões.

Foram ain­da abor­da­dos ou­tros te­mas tais co­mo o Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa que, de for­ma abu­si­va e ile­gal, con­ti­nua a co­brar pro­pi­nas aos de­ten­to­res de bol­sas de dou­to­ra­men­to. Ainda so­bre a mes­ma ins­ti­tui­ção, a ABIC de­nun­ci­ou, uma vez mais, a si­tu­a­ção inad­mis­sí­vel das bol­sas de apoio ao dou­to­ra­men­to (BAD), não ob­ten­do, da par­te da FCT, uma res­pos­ta pa­ra o pro­ble­ma. Foi ain­da ex­pos­to o ca­so de um pro­gra­ma dou­to­ral em em­pre­sas a de­cor­rer nu­ma uni­ver­si­da­de de Lisboa, on­de os bol­sei­ros dei­xa­ram de re­ce­ber bol­sa por fal­ta de pro­to­co­lo en­tre es­sa uni­ver­si­da­de e as em­pre­sas. Paulo Ferrão mos­trou-se in­te­res­sa­do em co­nhe­cer me­lhor o as­sun­to pa­ra ques­ti­o­nar a di­re­ção des­sa instituição. 

Por fim, so­bre a di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos dos con­cur­sos de Projetos I&D de 2017, Paulo Ferrão avi­sou que a mes­ma não de­pen­de ape­nas da FCT, res­sal­van­do o seu de­se­jo pa­ra que tal acon­te­ça an­tes do fim do ano. No que res­pei­ta ao con­cur­so de Bolsas Individuais de 2017, a di­vul­ga­ção dos pe­di­dos de au­di­ên­ci­as pré­via foi já en­tre­tan­to fei­ta. Para o con­cur­so de Bolsas Individuais 2018 pre­vê-se uma ca­len­da­ri­za­ção se­me­lhan­te à des­te ano.