Requerimento do PREVPAP – 2ª fase

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) anun­ci­ou uma se­gun­da fa­se (de 6 a 17 de no­vem­bro) pa­ra o re­que­ri­men­to da re­gu­la­ri­za­ção da si­tu­a­ção la­bo­ral dos tra­ba­lha­do­res pre­cá­ri­os, no âm­bi­to do Processo de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP).

A ABIC con­si­de­ra que es­ta é uma opor­tu­ni­da­de pa­ra os bol­sei­ros, que, por al­gum mo­ti­vo, não o fi­ze­ram na pri­mei­ra fa­se, apre­sen­ta­rem ago­ra o re­que­ri­men­to pa­ra a re­gu­la­ri­za­ção da sua si­tu­a­ção. O vín­cu­lo de bol­sa ao abri­go do Estatuto do Bolseiro de Investigação re­pre­sen­ta uma enor­me pre­ca­ri­e­da­de pa­ra es­tes tra­ba­lha­do­res que, por is­so, não po­dem fi­car de fo­ra des­te pro­ces­so. As ins­ti­tui­ções pre­ci­sam des­tes pro­fis­si­o­nais e de­ve­ri­am ser as pri­mei­ras a que­rer re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção com o apoio da tutela.

O MTSSS in­for­ma ain­da que os tra­ba­lha­do­res que te­nham sub­me­ti­do o re­que­ri­men­to fo­ra do pra­zo (de­pois de 30 de ju­nho) não pre­ci­sam de o fa­zer ago­ra uma vez que o mes­mo se­rá con­si­de­ra­do pa­ra avaliação.