Problemas no EBIC continuam por resolver

Problemas no EBIC con­ti­nu­am por resolver

 In Lusa, 17 de Janeiro 2003

    Seis me­ses de­pois de te­rem si­do re­ce­bi­dos pe­la Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, on­de apre­sen­ta­ram um ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo, bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca con­si­de­ram que os pro­ble­mas de­nun­ci­a­dos so­bre o seu es­ta­tu­to con­ti­nu­am por re­sol­ver.
    Em de­cla­ra­ções à Agência Lusa, João Ferreira, da Plataforma de Bolseiros de Investigação Científica (PBIC), la­men­tou a ine­xis­tên­cia de “re­sul­ta­dos prá­ti­cos em re­la­ção ao que era pre­ten­di­do com o do­cu­men­to, no­me­a­da­men­te no que diz res­pei­to à al­te­ra­ção dos es­ta­tu­tos”.
    Segundo o bol­sei­ro, re­pre­sen­tan­tes da pla­ta­for­ma reu­ni­ram- se em Setembro com o pre­si­den­te da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fernando Ramôa Ribeiro, mas o en­con­tro não trou­xe me­lho­ri­as sig­ni­fi­ca­ti­vas.
    Desde Novembro de 2001 que al­guns bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca se uni­ram nas crí­ti­cas ao es­ta­tu­to que ori­en­ta a sua ac­ti­vi­da­de e as de­li­ne­a­ram num ca­der­no de rei­vin­di­ca­ções, re­cla­man­do mais con­di­ções so­ci­ais e de tra­ba­lho.
    O ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo foi apre­sen­ta­do em Julho à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
As prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções con­ti­das no do­cu­men­to são o di­rei­to à se­gu­ran­ça so­ci­al com in­te­gra­ção no re­gi­me ge­ral, o re­co­nhe­ci­men­to le­gal do di­rei­to a fé­ri­as e o di­rei­to ao sub­sí­dio de de­sem­pre­go.
    Além dis­so, é pe­di­da a pro­gres­si­va equi­pa­ra­ção do mon­tan­te das bol­sas às re­mu­ne­ra­ções dos tra­ba­lha­do­res com ha­bi­li­ta­ções equi­pa­ra­das, até por­que os bol­sei­ros são mui­tas ve­zes con­si­de­ra­dos “mão de obra ba­ra­ta”, afir­mou João Ferreira, bió­lo­go do Jardim Botânico, Universidade de Lisboa.
    Equiparação aos res­tan­tes tra­ba­lha­do­res no usu­fru­to de to­dos os sub­sí­di­os es­ta­be­le­ci­dos por lei, con­ta­gem do pe­río­do de du­ra­ção da bol­sa pa­ra efei­tos de re­for­ma e con­cur­sos pú­bli­cos, al­te­ra­ção do re­gi­me de ex­clu­si­vi­da­de, fis­ca­li­za­ção re­gu­lar por par­te das en­ti­da­des com­pe­ten­tes e aber­tu­ra de va­gas nas car­rei­ras, que per­mi­tam a in­te­gra­ção con­tí­nua e pro­gres­si­va de pes­so­al com di­fe­ren­tes ní­veis de ha­bi­li­ta­ções, são ou­tras das rei­vin­di­ca­ções.
    A pla­ta­for­ma reú­ne bol­sei­ros da FCT (4.000, se­gun­do fon­tes ofi­ci­ais) e de ou­tras ins­ti­tui­ções, co­mo uni­ver­si­da­des ou ins­ti­tu­tos, que po­dem ter, ou não, pro­jec­tos fi­nan­ci­a­dos pe­la fun­da­ção, se­gun­do João Ferreira.
    A PBIC vai reu­nir-se a 01 de Fevereiro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, for­ma­li­zan­do a sua exis­tên­cia co­mo as­so­ci­a­ção re­pre­sen­ta­ti­va dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca a ní­vel na­ci­o­nal atra­vés da apro­va­ção dos res­pec­ti­vos estatutos.