Pic-Nic contra a Precariedade – Carta Aberta

Que a ju­ven­tu­de to­me nas mãos os des­ti­nos das su­as vi­das!
Todos os di­as, os jo­vens são con­fron­ta­dos com si­tu­a­ções de de­sem­pre­go, con­tra­tos la­bo­rais pre­cá­ri­os (tra­ba­lho tem­po­rá­rio, con­tra­tos a ter­mo, re­ci­bos ver­des, bol­sas de in­ves­ti­ga­ção, es­tá­gi­os) ins­ta­bi­li­da­de la­bo­ral, bai­xos sa­lá­ri­os, pres­sões ex­ces­si­vas por par­te das en­ti­da­des pa­tro­nais, per­da de di­rei­tos e más con­di­ções de tra­ba­lho que põem em cau­sa a sua se­gu­ran­ça.
A pre­ca­ri­e­da­de atin­ge ho­je mi­lha­res de jo­vens e tam­bém os me­nos jo­vens. A de­gra­da­ção su­ces­si­va das con­di­ções la­bo­rais é, acre­di­ta­mos nós, um fac­tor de re­gres­são na eco­no­mia e no de­sen­vol­vi­men­to do nos­so país e lan­ça-nos pa­ra uma so­ci­e­da­de me­nos jus­ta e so­li­dá­ria.
A con­se­cu­ti­va fra­gi­li­za­ção con­tra­tu­al de tan­tos tra­ba­lha­do­res no nos­so país é um fla­ge­lo que afec­ta não só o tra­ba­lha­dor in­di­vi­du­al­men­te, mas tam­bém to­dos aque­les que com ele li­dam no dia-a-dia.
Estas si­tu­a­ções fe­rem a dig­ni­da­de dos jo­vens e não lhes per­mi­tem pla­ne­ar e en­ca­rar o seu fu­tu­ro com op­ti­mis­mo. Estas si­tu­a­ções não ca­em do céu. Têm res­pon­sá­veis e são fru­to de anos con­se­cu­ti­vos de po­lí­ti­cas er­ra­das que não so­lu­ci­o­nam mas pe­lo con­trá­rio agra­vam a si­tu­a­ção.
A ju­ven­tu­de com a sua lu­ta já mui­to con­quis­tou, têm con­se­gui­do vi­tó­ri­as e re­sis­ti­do à re­ti­ra­da de di­rei­tos, tem da­do um si­nal inequí­vo­co da sua von­ta­de de par­ti­ci­par e aju­dar a cons­truir uma so­lu­ção pa­ra os pro­ble­mas que tan­to nos afec­tam.
Somos jo­vens tra­ba­lha­do­res e re­co­nhe­ce­mos que é ur­gen­te uma mu­dan­ça qua­li­ta­ti­va do país, re­cu­sa­mos que nos im­po­nham vi­ver num país con­de­na­do às in­jus­ti­ças, que des­per­di­ça a nos­sa ca­pa­ci­da­de hu­ma­na e in­te­lec­tu­al, re­cu­sa­mos vi­ver na frus­tra­ção e sem ver re­a­li­za­das as nos­sas as­pi­ra­ções de tra­ba­lho, vi­da pes­so­al e fa­mi­li­ar, en­ca­mi­nhan­do-nos pa­ra a pro­cu­ra de ou­tras so­lu­ções fo­ra do País.
Portugal tem os re­cur­sos hu­ma­nos ne­ces­sá­ri­os pa­ra in­ver­ter a es­pi­ral em que se en­con­tra e que es­sa pas­sa­rá obri­ga­to­ri­a­men­te pe­la va­lo­ri­za­ção da pes­soa que tra­ba­lha. Dos mais jo­vens aos mais ve­lhos, nun­ca Portugal te­ve tan­tas pes­so­as tão bem pre­pa­ra­das e qua­li­fi­ca­das. Nunca foi tão ób­vio que Portugal tem con­di­ções pa­ra “sair do bu­ra­co”, des­de que res­pei­te, pro­te­ja e de­fen­da quem ne­le vi­ve. Caso con­trá­rio, es­ta­re­mos a des­ba­ra­tar dé­ca­das de es­for­ço de ge­ra­ções an­te­ri­o­res, a des­per­di­çar to­do o po­ten­ci­al das no­vas ge­ra­ções, que se vêem im­pos­si­bi­li­ta­das de pros­pe­rar, e de­frau­da­mos se­ri­a­men­te uma pers­pec­ti­va de fu­tu­ro me­lhor pa­ra mui­tas ge­ra­ções, as que já cá es­tão co­mo as vin­dou­ras.
 
 
O Pic-Nic con­tra a pre­ca­ri­e­da­de re­a­li­za­do em Lisboa no dia 9 de Julho de 2011, de­mons­trou ao lon­go do seu dia com de­ba­te, con­ví­vio, mo­men­tos cul­tu­rais, mas aci­ma de tu­do um gran­de dia de lu­ta, que apre­sen­tou uma men­sa­gem de es­pe­ran­ça e con­fi­an­ça, que lu­ta­mos por cons­truir um país mais jus­to e mais so­li­dá­rio.
Acreditamos que ca­da um de nós tem um pa­pel fun­da­men­tal na sua trans­for­ma­ção pes­so­al e con­se­quen­te­men­te na trans­for­ma­ção e con­cre­ti­za­ção de uma so­ci­e­da­de mais jus­ta.
Assim de­fen­de­mos:
Substituição das bol­sas no tra­ba­lho de in­ves­ti­ga­ção por con­tra­tos de tra­ba­lho;
Transformação do fal­so re­ci­bos ver­de em con­tra­to de tra­ba­lho
Passagem a efec­ti­vos de to­dos os tra­ba­lha­do­res con­tra­ta­dos que exer­cem fun­ções de ca­rác­ter per­ma­nen­te;
Por ho­rá­ri­os de tra­ba­lho de 8hdiarias/​40hsemanais que per­mi­tam com saú­de a con­ci­li­a­ção da vi­da pro­fis­si­o­nal e fa­mi­li­ar e so­ci­al;
Por au­men­tos re­ais dos sa­lá­ri­os e a re­po­si­ção ime­di­a­ta do sa­lá­rio mí­ni­mo na­ci­o­nal pa­ra os 500 eu­ros;
Pela cri­a­ção e ges­tão por par­te do Estado de fo­gos ha­bi­ta­ci­o­nais com ren­das de cus­tos con­tro­la­dos;
Pelo di­rei­to à edu­ca­ção, à saú­de, à cul­tu­ra e ao des­por­to.
Enquanto jo­vens que so­mos tu­do fa­re­mos pa­ra in­for­mar, es­cla­re­cer, mo­bi­li­zar pa­ra agir e in­ter­vir, as­sim con­se­gui­re­mos fa­zer a di­fe­ren­ça con­vic­tos dos va­lo­res em que acre­di­ta­mos, na cer­te­za de que con­se­gui­re­mos ul­tra­pas­sar as gra­ves di­fi­cul­da­des ac­tu­ais e as­sim pos­sa­mos cons­truir um fu­tu­ro mais pro­mis­sor pa­ra to­dos!
O nos­so des­ti­no nas nos­sas mãos! É es­te o nos­so com­pro­mis­so, um com­pro­mis­so que hon­ra ge­ra­ções e ge­ra­ções de tra­ba­lha­do­res, jo­vens, mu­lhe­res e ho­mens, de tan­tos e tan­tas que em di­fe­ren­tes mo­men­tos da his­tó­ria de­ci­di­ram to­mar nas su­as pró­pri­as mãos os des­ti­nos das su­as vi­das.
A si­tu­a­ção ac­tu­al não é ine­vi­tá­vel, exis­te ou­tro ca­mi­nho. Reafirmamos, com con­vic­ção, que é pos­sí­vel e viá­vel ou­tro mo­de­lo de de­sen­vol­vi­men­to mais jus­to, que vi­se em pri­mei­ro lu­gar a dig­ni­da­de da pes­soa e não do lu­cro, que com­ba­ta as de­si­gual­da­des, que po­nha fim ao de­sem­pre­go; à pre­ca­ri­e­da­de; aos bai­xos sa­lá­ri­os; à des­trui­ção dos di­rei­tos la­bo­rais, da con­tra­ta­ção co­lec­ti­va e aos en­tra­ves à eman­ci­pa­ção dos jo­vens co­mo por exem­plo as di­fi­cul­da­des pa­ra a aqui­si­ção de ha­bi­ta­ção.
Continuaremos es­ta lu­ta nas em­pre­sas, ru­as e to­dos os ou­tros lo­cais, mes­mo na­que­les em que, à par­ti­da, nos pa­re­ça ser im­pos­sí­vel! Uma lu­ta pa­ra a qual te­mos de tra­zer ca­da vez mais gen­te! Não pas­sa­re­mos ao la­do da his­tó­ria, as­su­mi­re­mos nas nos­sas pró­pri­as mãos o nos­so pre­sen­te e o fu­tu­ro de todos!