Pela atualização do valor das bolsas!

Pela atu­a­li­za­ção do va­lor das bolsas!

Encontra-se em fa­se de apre­ci­a­ção a pe­ti­ção que a ABIC apre­sen­tou na Assembleia da República pa­ra uma atu­a­li­za­ção ex­tra­or­di­ná­ria do va­lor das bol­sas. Recorde-se que foi em 2002 a úl­ti­ma vez que os bol­sei­ros vi­ram o va­lor das su­as bol­sas ser atu­a­li­za­do, o que se tra­duz em 15 anos de per­da de po­der de com­pra. Esta si­tu­a­ção só con­tri­bui pa­ra agra­var ain­da mais a pre­ca­ri­e­da­de im­pos­ta a to­dos aque­les que tra­ba­lham ao abri­go do Estatuto do Bolseiro de Investigação e que, por is­so mes­mo, se en­con­tram pri­va­dos de di­rei­tos tais co­mo in­de­mi­ni­za­ção por des­pe­di­men­to, li­cen­ças mé­di­cas ou aces­so ao re­gi­me ge­ral de Segurança Social, en­tre outros.

No pas­sa­do dia 27 de Junho de 2017, a ABIC foi ou­vi­da na Assembleia da República pe­la Comissão de Educação e Ciência, on­de de­fen­deu a ur­gên­cia des­ta me­di­da. A gra­va­ção áu­dio da ses­são po­de ser ou­vi­da cli­can­do aqui.

Para que to­dos pos­sa­mos al­can­çar es­ta vi­tó­ria, é da mai­or im­por­tân­cia que di­vul­guem e com­pa­re­çam na vo­ta­ção em ple­ná­rio, que es­pe­ra­mos ver mar­ca­da pa­ra bre­ve. A mo­bi­li­za­ção dos bol­sei­ros é im­pres­cin­dí­vel pa­ra dar vi­si­bi­li­da­de a es­ta causa!