Pagamento de propinas – Estudantes de Doutoramento da Univ. de Coimbra

Comunicado do Núcleo de Bolseiros de Coimbra

 

«O Núcleo de Coimbra da ABIC vem aler­tar os es­tu­dan­tes de dou­to­ra­men­to ins­cri­tos em 2008/​2009 na Universidade de Coimbra que, ao abri­go do pon­to 3 do ar­ti­go 4º do re­gu­la­men­to do pa­ga­men­to de pro­pi­nas em vi­gor à da­ta da sua ins­cri­ção (Deliberação Nº 129/​2007, de 12 de Dezembro, http://web.archive.org/web/20090206225635/http://www.uc.pt/depacad/propinas/reg_prop/), vem dis­pos­to o seguinte:

“3. Nos ci­clos de es­tu­dos de dou­to­ra­men­to sem cur­so, ca­so a matrícula/​inscrição ocor­ra pa­ra além de me­ta­de de um se­mes­tre, es­te se­mes­tre não é con­ta­bi­li­za­do pa­ra efei­tos da pro­pi­na a pa­gar, sen­do de­vi­da me­ta­de da pro­pi­na anu­al por ca­da se­mes­tre que for contabilizado.”

Temos co­nhe­ci­men­to que a Universidade de Coimbra, com ba­se no des­pa­cho nº 43/​2013, já in­de­fe­riu re­que­ri­men­tos de al­guns alu­nos que pe­di­ram o re­co­nhe­ci­men­to da dis­po­si­ção su­pra­men­ci­o­na­da ao seu ca­so concreto.

Temos, tam­bém, co­nhe­ci­men­to, que, em al­guns ca­sos, os pra­zos de res­pos­ta a re­que­ri­men­tos apre­sen­ta­dos so­bre es­ta mes­ma ques­tão fo­ram já cla­ra­men­te ultrapassados.

Em vir­tu­de des­tes acon­te­ci­men­tos, re­co­men­da­mos aos es­tu­dan­tes de dou­to­ra­men­to ins­cri­tos em pro­gra­mas de dou­to­ra­men­to sem cur­so até à da­ta em que a de­li­be­ra­ção nº 129/​2007, de 12 de Dezembro, es­te­ve em vi­gor, que pro­ce­dam ao ime­di­a­to re­que­ri­men­to da apli­ca­ção ao seu ca­so do dis­pos­to no nú­me­ro 3 do ar­ti­go 4º, ca­so es­te­jam abran­gi­dos pe­lo mesmo.

A ABIC vem de­nun­ci­ar a in­con­sis­tên­cia en­tre o des­pa­cho nº 43/​2013 e o re­gu­la­men­to de pro­pi­nas de 2007 e a in­jus­ti­ça que de­cor­re des­sa si­tu­a­ção fi­can­do os bol­sei­ros com di­rei­to a me­nos um se­mes­tre de pro­pi­nas pa­gas do que aqui­lo que efec­ti­va­men­te a FCT trans­fe­re pa­ra a UC. Salientamos, ain­da, que es­ta si­tu­a­ção es­tá a im­pli­car em al­guns ca­sos atra­sos bru­tais na mar­ca­ção das de­fe­sas das te­ses de dou­to­ra­men­to, co­mo to­das as im­pli­ca­ções pro­fis­si­o­nais, além das di­fi­cul­da­des pes­so­as e fa­mi­li­a­res que acar­re­ta es­te pa­ga­men­to acres­ci­do de meio ano de propinas. 

Compreendendo que o es­tran­gu­la­men­to fi­nan­cei­ro ca­da vez mai­or das Instituições de Ensino Superior e da Universidade de Coimbra, em par­ti­cu­lar, con­duz a di­fi­cul­da­des acres­ci­das na pres­ta­ção de ser­vi­ços de qua­li­da­de, não é de to­do acei­tá­vel que se­jam os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca e os es­tu­dan­tes de dou­to­ra­men­to a su­por­ta­rem a ne­ces­si­da­de de a UC ga­ran­tir mais re­cei­tas próprias. 

Desta for­ma, in­for­ma­mos os bol­sei­ros afe­ta­dos por es­ta me­di­da que es­ta­re­mos dis­po­ní­veis a in­ter­vir das for­mas que se con­si­de­ra­rem mais ade­qua­das jun­to da Universidade de Coimbra pa­ra re­sol­ver es­te pro­ble­ma. Assim, ape­la­mos a que nos fa­çam che­gar os vos­sos casos.»