Núcleo da ABIC do Porto

Antecipando as vá­ri­as ac­ções co­me­mo­ra­ti­vas dos 40 anos da Revolução de Abril, pu­bli­ca­mos uma no­ta so­bre o as­sun­to a pe­di­do do Núcleo da ABIC do Porto:

“Colegas,

O di­rei­to à edu­ca­ção, cul­tu­ra e ci­ên­cia, bem co­mo à li­ber­da­de no exer­cí­cio e usu­fru­to dos mes­mos, fo­ram con­quis­tas que fi­ca­ram con­sa­gra­das na Constituição Portuguesa de 1976, saí­da do pro­ces­so re­vo­lu­ci­o­ná­rio en­ce­ta­do com o 25 de abril. Se por mais não fos­se, ape­nas is­to já se­ria su­fi­ci­en­te pa­ra con­fe­rir sen­ti­do à par­ti­ci­pa­ção da ABIC nas ce­le­bra­ções dos 40 anos da Revolução de Abril. Entre ou­tros mo­ti­vos, a es­te acres­ce ain­da o fac­to de que a po­lí­ti­ca ci­en­tí­fi­ca no nos­so país tem vin­do a pôr em cau­sa es­ses mes­mos di­rei­tos, no qua­dro de um no­tó­rio de­sin­ves­ti­men­to pú­bli­co no sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co na­ci­o­nal so­fri­do, co­mo bem sa­be­mos, pe­los bol­sei­ros e as su­as ins­ti­tui­ções. É nes­se sen­ti­do que ape­la­mos a to­dos a par­ti­ci­par nas ati­vi­da­des de ce­le­bra­ção pre­vis­tas que pre­ten­dem ser tam­bém de re­sis­tên­cia à fra­gi­li­za­ção ou mes­mo des­trui­ção das con­quis­tas de abril.

Assim, o nú­cleo da ABIC do Porto ape­la a to­dos os co­le­gas pa­ra, no dia 25 de abril, pe­las 14h30, com­pa­re­ce­rem jun­to do bus­to de Virgínia Moura, jun­to às an­ti­gas ins­ta­la­ções da PIDE/​DGS (atu­al Museu Militar), no Largo Soares dos Reis, de on­de sai­rá uma fai­xa da ABIC pa­ra o Desfile da Liberdade. 

O Núcleo do Porto”