Marcha pela Ciência

Sobre a Marcha pe­la Ciência anun­ci­a­da pa­ra o dia 22 de Abril

Num qua­dro em que a Ciência se afir­ma co­mo in­dis­pen­sá­vel pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co mun­di­al e pa­ra a re­so­lu­ção de mui­tos do pro­ble­mas que afe­tam o mun­do con­tem­po­râ­neo, é na­tu­ral que mui­tas pes­so­as sin­tam que é seu de­ver, en­quan­to tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos ou ati­vis­tas, par­ti­ci­par nu­ma ini­ci­a­ti­va de na­tu­re­za glo­bal que mo­bi­li­ze e que cha­me a aten­ção pa­ra as con­tra­ri­e­da­des que Ciência e in­ves­ti­ga­do­res ci­en­tí­fi­cos ho­je atra­ves­sam. De fac­to, en­tre ques­tões mais an­ti­gas e ou­tras mais re­cen­tes, é ca­da vez que mais cla­ro que as ame­a­ças à re­a­li­za­ção de uma ci­ên­cia dig­na, es­tá­vel, de­mo­crá­ti­ca, li­ber­ta de pres­sões, se agu­di­zam em vá­ri­os pon­tos de glo­bo. Muitas des­tas ame­a­ças são o re­sul­ta­do de acon­te­ci­men­tos re­cen­tes na po­lí­ti­ca mun­di­al, en­quan­to ou­tras são o re­sul­ta­do de dé­ca­das de po­lí­ti­ca ci­en­tí­fi­ca as­sen­te num mo­de­lo em que os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos são con­si­de­ra­dos des­car­tá­veis e con­tra­ta­dos du­ran­te dé­ca­das em re­gi­mes de tra­ba­lho pro­fun­da­men­te pre­cá­ri­os.
Da mes­ma for­ma, en­ti­da­des su­pra-na­ci­o­nais e go­ver­nos na­ci­o­nais têm em mui­tos ca­sos li­mi­ta­do o fi­nan­ci­a­men­to à Ciência a va­lo­res re­si­du­ais não per­mi­tin­do o re­for­ço dos sis­te­mas ci­en­tí­fi­cos e tec­no­ló­gi­cos. Portugal não é ex­ce­ção. Por is­to, não dei­xa­mos de es­tra­nhar o apro­vei­ta­men­to po­lí­ti­co que tem si­do fei­to des­ta ini­ci­a­ti­va por mui­tos dos res­pon­sá­veis po­lí­ti­cos, a ní­vel das ins­ti­tui­ções mas tam­bém do Ministro da Ciência e do Ensino Superior, que tem res­pon­sa­bi­li­da­des di­re­tas no atu­al es­ta­do da Ciência em Portugal. A sua po­lí­ti­ca faz par­te do pro­ble­ma a que ele, nes­ta mar­cha, só apa­ren­te­men­te se opõe.
Assim, pa­ra a ABIC a Marcha pe­la Ciência po­de ser mais uma ini­ci­a­ti­va em que os in­ves­ti­ga­do­res e tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos em Portugal, jun­ta­men­te com ou­tros pe­lo mun­do fo­ra, se mo­bi­li­zem em no­me de va­lo­res que se con­si­de­ram jus­tos, co­mo aque­les que es­pe­ci­fi­ca­men­te vêm des­cri­tos na pá­gi­na www​.mar​cha​pe​la​ci​en​cia​.pt on­de cons­tam os prin­cí­pi­os que nor­tei­am es­ta ini­ci­a­ti­va e com os quais, ge­ne­ri­ca­men­te, nos iden­ti­fi­ca­mos en­quan­to tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos.
De fac­to, a ABIC tem, ao lon­go da sua exis­tên­cia, afir­ma­do a ne­ces­si­da­de de se te­rem ou­tras po­lí­ti­cas pa­ra a Ciência em Portugal e no qua­dro mun­di­al. Nomeadamente é pa­ra nós ina­cei­tá­vel que se con­ti­nue a pon­de­rar ba­se­ar a ci­ên­cia em tra­ba­lho pre­cá­rio e em fi­nan­ci­a­men­tos pe­re­nes. Assim, ape­la­mos a que to­dos os que ho­je sen­tem co­mo na­tu­ral a sua par­ti­ci­pa­ção nes­ta ini­ci­a­ti­va pos­sam tam­bém acom­pa­nhar a ABIC no con­jun­to de ini­ci­a­ti­vas que es­tão tam­bém mar­ca­das pa­ra o fu­tu­ro pró­xi­mo. Não po­de­mos dei­xar pas­sar a opor­tu­ni­da­de pa­ra re­al­çar a ini­ci­a­ti­va pro­mo­vi­da pe­la Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos con­tra a pre­ca­ri­e­da­de ci­en­tí­fi­ca, cam­pa­nha que se ini­ci­ou no pas­sa­do dia 15 de Março e que con­ti­nu­a­rá ao lon­go des­te ano.
Antes e de­pois de dia 22 de Abril con­ti­nu­a­re­mos sem­pre a de­fen­der me­lho­res con­di­ções pa­ra os ci­en­tis­tas e a ciência!