Mais de 25% dos artigos científicos têm bolseiros entre autores

Mais de 25% dos ar­ti­gos ci­en­tí­fi­cos têm bol­sei­ros en­tre autores

 In Público/​Lusa, 29 de Janeiro 2004

    Estudo da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica:

    Mais de 25 por cen­to dos ar­ti­gos ci­en­tí­fi­cos pu­bli­ca­dos por por­tu­gue­ses em re­vis­tas in­ter­na­ci­o­nais têm pe­lo me­nos um bol­sei­ro en­tre os autores.

    A con­clu­são in­te­gra um es­tu­do da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) so­bre a pro­du­ti­vi­da­de ci­en­tí­fi­ca dos bol­sei­ros e “evi­den­cia o seu con­tri­bu­to de­ci­si­vo pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da ci­ên­cia em Portugal”. O le­van­ta­men­to, a que a Lusa te­ve aces­so, me­diu es­se con­tri­bu­to pe­lo nú­me­ro de pu­bli­ca­ções em re­vis­tas in­ter­na­ci­o­nais referenciadas.

    Formada há cer­ca de um ano, a as­so­ci­a­ção rei­vin­di­ca uma al­te­ra­ção do es­ta­tu­to do bol­sei­ro em Portugal, re­cla­man­do mais di­rei­tos e ga­ran­ti­as pa­ra es­tes in­ves­ti­ga­do­res e la­men­tan­do a pre­ca­ri­e­da­de la­bo­ral em que exer­cem a sua actividade.

    O di­rei­to efec­ti­vo à se­gu­ran­ça so­ci­al em to­das as su­as com­po­nen­tes, com in­te­gra­ção no re­gi­me ge­ral, e o re­co­nhe­ci­men­to le­gal do di­rei­to a fé­ri­as e ao sub­sí­dio de de­sem­pre­go são al­gu­mas das rei­vin­di­ca­ções da ABIC.

    A pro­pó­si­to do pri­mei­ro ani­ver­sá­rio da as­so­ci­a­ção, a as­si­na­lar sá­ba­do, foi ela­bo­ra­do um es­tu­do que con­clui que “cer­ca de 23 por cen­to dos in­ves­ti­ga­do­res mem­bros de cen­tros de in­ves­ti­ga­ção que cons­tam da ba­se de da­dos da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia [FCT], em 2000, são bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção”.
    O do­cu­men­to re­fe­re ain­da que es­te nú­me­ro não cor­res­pon­de ao to­tal de bol­sei­ros “a de­sen­vol­ver ac­ti­vi­da­de nos cen­tros de in­ves­ti­ga­ção con­si­de­ra­dos”. “É sa­bi­do que mui­tos bol­sei­ros, mui­to em­bo­ra de­sen­vol­ven­do a sua ac­ti­vi­da­de no qua­dro dos cen­tros de in­ves­ti­ga­ção, não são for­mal­men­te con­si­de­ra­dos mem­bros dos cen­tros, pe­lo que o seu no­me não cons­ta das ba­ses de da­dos ana­li­sa­das no pre­sen­te es­tu­do”, re­al­ça a ABIC.

    A aná­li­se à pro­du­ti­vi­da­de ci­en­tí­fi­ca con­cluiu tam­bém que “cer­ca de 26 por cen­to das pu­bli­ca­ções têm en­tre os seus au­to­res pe­lo me­nos um bol­sei­ro de in­ves­ti­ga­ção”. “Considerada no seu con­jun­to, a in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca re­a­li­za­da pe­los bol­sei­ros em cen­tros de in­ves­ti­ga­ção na­ci­o­nais cons­ti­tui uma par­te sig­ni­fi­ca­ti­va da pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca na­ci­o­nal e um con­tri­bu­to de­ci­si­vo pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da ci­ên­cia em Portugal”, de­fen­de a associação.

    No en­con­tro de sá­ba­do, que vai de­cor­rer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, se­rão apre­sen­ta­dos os re­sul­ta­dos do es­tu­do e se­rão dis­cu­ti­das a ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção e a ela­bo­ra­ção do no­vo estatuto.