Jovens bolseiros de investigação exigem fim das condições precárias de trabalho ao ministro da Ciênc

Jovens bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção exi­gem fim das con­di­ções pre­cá­ri­as de tra­ba­lho ao mi­nis­tro da Ciência

In
Público, 17 de Julho 2007

Dezenas de bol­sei­ros de to­do o país vão con­cen­trar-se ama­nhã jun­to do Ministério de Ciência pa­ra pe­dir que se aca­be com a si­tu­a­ção pre­cá­ria de mi­lha­res de jo­vens in­ves­ti­ga­do­res e que se res­ta­be­le­ça o diá­lo­go com a tutela.

“A con­cen­tra­ção é so­bre­tu­do pa­ra que se re­cu­pe­re um diá­lo­go que já exis­tiu, mas que foi que­bra­do, e tam­bém pa­ra su­bli­nhar a im­por­tân­cia que os bol­sei­ros têm na pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca e tec­no­ló­gi­ca no Sistema de Ciência e Tecnologia Nacional [SCTN]”, ex­pli­cou à Lusa, o pre­si­den­te da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), André Levy. 

Os bol­sei­ros que­rem en­tre­gar em mão aos res­pon­sá­veis pe­lo mi­nis­té­rio uma pro­pos­ta de al­te­ra­ção do es­ta­tu­to dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção (PAEBI) e um abai­xo-as­si­na­do com mi­lha­res de as­si­na­tu­ras de apoio a es­ta proposta. 

A con­cen­tra­ção vi­sa ain­da pe­dir à tu­te­la que po­nha fim à si­tu­a­ção pre­cá­ria a que es­tão su­jei­tos mi­lha­res de jo­vens in­ves­ti­ga­do­res e téc­ni­cos, com bol­sas de in­ves­ti­ga­ção, em Portugal. 

A pro­pos­ta as­su­me co­mo fun­da­men­tal a re­so­lu­ção de vá­ri­os “pro­ble­mas gra­ves” que afec­tam os jo­vens in­ves­ti­ga­do­res e téc­ni­cos, en­tre os quais uma “se­gu­ran­ça so­ci­al mar­ca­da­men­te in­su­fi­ci­en­te e de­sa­jus­ta­da”, o “abu­so da fi­gu­ra do bol­sei­ro pa­ra pre­en­cher la­cu­nas dos qua­dros de pes­so­al das ins­ti­tui­ções”, as­sim co­mo a fal­ta de con­tra­tos de trabalho. 

De acor­do com o pre­si­den­te da ABIC, em­bo­ra es­tes bol­sei­ros se­jam a “ca­ma­da mais di­nâ­mi­ca, são tam­bém aque­la que mais es­tá su­jei­ta a pre­ca­ri­e­da­de”, pe­lo que pe­di­mos “uma ge­ne­ra­li­za­ção de con­tra­tos de tra­ba­lho pa­ra to­dos os in­ves­ti­ga­do­res que ac­tu­al­men­te de­sen­vol­vem a sua ac­ti­vi­da­de co­mo bolseiros”. 

“Em vez de ser­mos con­si­de­ra­dos tra­ba­lha­do­res pre­cá­ri­os, nem se­quer so­mos con­si­de­ra­dos tra­ba­lha­do­res e is­so co­lo­ca vá­ri­as li­mi­ta­ções, no­me­a­da­men­te a ní­vel da se­gu­ran­ça so­ci­al, co­mo tam­bém afec­ta o mo­do co­mo so­mos con­si­de­ra­dos den­tro das nos­sas ins­ti­tui­ções”, explicou. 

“Esta pre­ca­ri­e­da­de não só faz com que os bol­sei­ros fi­quem de­sa­ni­ma­dos ou que os in­ves­ti­ga­do­res que vão pa­ra o es­tran­gei­ro pen­sem du­as ve­zes an­tes de vol­tar pa­ra Portugal, co­mo tam­bém des­mo­ti­va os jo­vens em se­guir uma car­rei­ra com es­tas pers­pec­ti­vas”, afirmou. 

Estes in­ves­ti­ga­do­res e téc­ni­cos de­vem ser con­si­de­ra­dos “tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos” até por­que “mui­tos de­les já efec­tu­am ta­re­fas que nor­mal­men­te só são atri­buí­das a téc­ni­cos den­tro dos qua­dros das ins­ti­tui­ções e por­que exis­tem si­tu­a­ções on­de bol­sei­ros tra­ba­lham anos a fio no mes­mo lo­cal e nem se­quer têm di­rei­to a sub­sí­dio de de­sem­pre­go”, afir­mou Levy. 

Segundo a ABIC, es­ta al­te­ra­ção per­mi­ti­ra não só cor­ri­gir mui­tos dos pro­ble­mas que ac­tu­al­men­te en­fren­tam os bol­sei­ros, co­mo con­tri­bui­rá pa­ra o jus­to re­co­nhe­ci­men­to do ca­rác­ter pro­fis­si­o­nal e la­bo­ral da sua ac­ti­vi­da­de, co­mo re­co­men­da a Carta Europeia de investigação. 

André Levy dis­se que a pro­pos­ta de re­vi­são (PAEBI) foi en­vi­a­da em Março, jun­ta­men­te com um pe­di­do de au­di­ção, ao MTCES, à Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia e ao Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (MTSS), as­sim co­mo à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e à Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social. 

De acor­do com o res­pon­sá­vel, a ABIC foi re­ce­bi­da pe­las co­mis­sões par­la­men­ta­res em Abril e Maio, mas “só ob­te­ve res­pos­ta da tu­te­la na pas­sa­da sex­ta-fei­ra”, quan­do se re­a­li­zou um en­con­tro do Painel Consultivo com o se­cre­tá­rio de Estado Manuel Heitor. 

“Neste en­con­tro fo­ram abor­da­dos vá­ri­os as­sun­tos, en­tre os quais tam­bém a re­vi­são do es­ta­tuo”, dis­se, su­bli­nhan­do, no en­tan­to, que o en­con­tro de­cor­reu “sem que se ti­ves­se es­ta­be­le­ci­do um diá­lo­go directo”. 

Em de­cla­ra­ções à agên­cia Lusa, o se­cre­tá­rio de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior con­fir­mou o en­con­tro da pas­sa­da sex­ta-fei­ra, no qual “foi ana­li­sa­do o tra­ba­lho do Painel Consultivo e acer­ta­do o seu ca­len­dá­rio pa­ra a re­vi­são do es­ta­tu­to de bol­sei­ro, as­sim co­mo es­tu­da­das vá­ri­as soluções”. 

“Pedimos à ABIC pa­ra en­tre­gar ao Painel Consultivo, até ao fi­nal de Setembro, uma pro­pos­ta com os ter­mos de re­fe­rên­cia pa­ra a re­vi­são do es­ta­tu­to pa­ra de­pois se po­der avan­çar com a re­vi­são”, afir­mou Manuel Heitor.