Investir em Ciência é Investir em Quem a Faz!

Protesto de Bolseiros – Lisboa – 23 de Setembro de 2009

Assembleia da República – 17 ho­ras

 

Durante mais de qua­tro anos, o ac­tu­al Governo pro­cla­mou co­mo pri­o­ri­da­de e mar­ca dis­tin­ti­va de go­ver­na­ção o “in­ves­ti­men­to na Ciência”. E, com efei­to, re­gis­tou-se du­ran­te es­te pe­río­do um au­men­to do fi­nan­ci­a­men­to pú­bli­co des­ti­na­do ao sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co, que se tra­du­ziu no acrés­ci­mo do nú­me­ro de Investigadores e no con­se­quen­te au­men­to da pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca nacional.

 

 A ABIC re­co­nhe­ce e va­lo­ri­za es­te es­for­ço, que re­pu­ta co­mo in­dis­pen­sá­vel pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­ta­do do país. Mas não po­de dei­xar de de­nun­ci­ar o fac­to de a pro­pa­la­da apos­ta go­ver­na­ti­va na Ciência as­sen­tar, em lar­ga me­di­da, no re­cur­so a bol­sei­ros, seg­men­to cu­ja ac­ti­vi­da­de é por­ven­tu­ra a que mais con­tri­bui pa­ra a pro­du­ti­vi­da­de do cam­po ci­en­tí­fi­co por­tu­guês, mas que con­ti­nua sen­do o mais pre­cá­ri­os e ne­gli­gen­ci­a­do de to­dos.

 

Durante mais de qua­tro anos, in­di­fe­ren­te ao des­con­ten­ta­men­to cres­cen­te dos bol­sei­ros e às pro­pos­tas que es­tes, atra­vés da ABIC, de for­ma aber­ta e cons­tru­ti­va, per­ma­nen­te­men­te apre­sen­ta­ram, o Governo na­da fez pa­ra va­lo­ri­zar e qua­li­fi­car a si­tu­a­ção pro­fis­si­o­nal des­tes tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos. Com efei­to, es­ta le­gis­la­tu­ra não re­gis­tou quais­quer avan­ços po­si­ti­vos a es­te ní­vel.

 

Ao fim de mais de qua­tro anos, os bol­sei­ros por­tu­gue­ses continuam: 

- Sem ve­rem au­men­ta­das as su­as re­tri­bui­ções men­sais, sig­ni­fi­can­do uma per­da de po­der de com­pra de cer­ca de 20% des­de 2002, ano do úl­ti­mo aumento;

- Sem aces­so ao re­gi­me ge­ral da Segurança Social (ape­nas po­den­do ace­der ao Seguro Social Voluntário, des­con­tan­do so­bre o va­lor do Salário Mínimo, lo­go com pro­tec­ção so­ci­al mínima);

- Sem di­rei­to a sub­sí­di­os de fé­ri­as e de Natal;

- Sem di­rei­to a sub­sí­dio de desemprego;

- Sem ve­rem re­co­nhe­ci­do o seu es­ta­tu­to de tra­ba­lha­do­res e, por is­so, sem aces­so aos di­rei­tos que es­se es­ta­tu­to consagra;

- A as­se­gu­rar ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes de ins­ti­tui­ções – e não, co­mo de­ve­ri­am e co­mo é fre­quen­te­men­te di­to, a cum­prir um pe­río­do tem­po­rá­rio de for­ma­ção aca­dé­mi­ca e/​ou profissional.

 

Ao lon­go des­tes qua­tro anos e meio, a ABIC pro­cu­rou co­nhe­cer a re­a­li­da­de dos bol­sei­ros, de­nun­ci­ou os pro­ble­mas da sua con­di­ção pro­fis­si­o­nal e avan­çou com pro­pos­tas con­cre­tas e exequí­veis pa­ra a sua re­so­lu­ção. A to­das o Governo res­pon­deu ora com in­di­fe­ren­ça, ora com con­si­de­ra­ções ge­né­ri­cas, nun­ca con­cre­ti­za­das, so­bre a ne­ces­si­da­de de in­tro­du­zir ajus­ta­men­tos nas po­lí­ti­cas vigentes. 

 

Perante es­te qua­dro, cre­mos ser che­ga­da a al­tu­ra pa­ra de­nun­ci­ar pú­bli­ca e ex­pli­ci­ta­men­te a fal­ta de von­ta­de po­lí­ti­ca re­ve­la­da por es­te Governo pa­ra pro­mo­ver mu­dan­ças efec­ti­vas na si­tu­a­ção pro­fis­si­o­nal dos bol­sei­ros. É tam­bém nes­ta al­tu­ra que jul­ga­mos ser opor­tu­no co­nhe­cer que pro­pos­tas têm as for­ças po­lí­ti­cas que con­cor­rem às elei­ções le­gis­la­ti­vas com vis­ta à re­so­lu­ção dos pro­ble­mas dos bolseiros.

 

Por is­so, a ABIC con­vo­ca, pa­ra o pró­xi­mo dia 23 de Setembro (4ª Feira), fren­te à Assembleia da República, um pro­tes­to de bol­sei­ros, ao qual se po­de­rão as­so­ci­ar to­dos os pro­fis­si­o­nais do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co na­ci­o­nal que não se re­vêem no ac­tu­al es­ta­do de coi­sas. As nos­sas pro­pos­tas são co­nhe­ci­das. Reivindicamos:

- Contratos de tra­ba­lho pa­ra to­dos os bol­sei­ros que não es­te­jam em for­ma­ção (bol­sei­ros de pro­jec­tos, bol­sei­ros de ges­tão de ci­ên­cia, bol­sei­ros téc­ni­cos, bol­sei­ros doutorados);

- Adequada co­ber­tu­ra em ma­té­ria de se­gu­ran­ça social;

- Aumento das re­tri­bui­ções men­sais e in­tro­du­ção do prin­cí­pio de ac­tu­a­li­za­ção anu­al dos seus valores.

 

É de tem­po de unir os bol­sei­ros na afir­ma­ção in­ques­ti­o­ná­vel de que não há ver­da­dei­ro in­ves­ti­men­to em Ciência sem in­ves­ti­men­to em quem a faz.

 

Junta-te a es­te protesto!

 

ABIC