Informação • Questões enviadas à FCT

A ABIC en­vi­ou ho­je à FCT um con­jun­to de ques­tões de for­ma a que es­ta es­cla­re­ça os in­ves­ti­ga­do­res com bol­sa so­bre a ac­tu­a­li­za­ção dos va­lo­res das bol­sas. Especificamente, perguntámos:

1) Quando pre­vê a FCT in­for­mar os bol­sei­ros a res­pei­to da ac­tu­a­li­za­ção da ta­be­la re­mu­ne­ra­tó­ria pa­ra 2023?
2) Considerando o au­men­to subs­tan­ci­al do cus­to de vi­da ve­ri­fi­ca­do em 2022 e que se pre­vê que se man­te­nha em 2023 (in­fla­ção mé­dia de 9,8% no se­gun­do se­mes­tre de 2022), po­de ga­ran­tir a FCT que a ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção não só cum­pre o pre­vis­to no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, co­mo vai além des­te, per­mi­tin­do aos in­ves­ti­ga­do­res fa­zer fa­ce ao au­men­to da in­fla­ção e do cus­to de vida?
3) Garante a FCT que se ve­ri­fi­ca­rá uma ac­tu­a­li­za­ção do va­lor de to­das as bol­sas, in­cluin­do da­que­las in­di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das, bem co­mo de bol­sas de ou­tras ins­ti­tui­ções, en­qua­dra­das por re­gu­la­men­tos pa­ra­le­los ao Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT?

O au­men­to do cus­to de vi­da afec­ta to­dos, e os in­ves­ti­ga­do­res com bol­sa não são ex­cep­ção. Esperamos que as res­pos­tas da FCT ve­nham no sen­ti­do de ac­tu­a­li­zar de­vi­da­men­te os va­lo­res das bolsas.