Há que pôr fim à prática de recrutar bolseiros para trabalho e sem direitos na área da investigação

Há que pôr fim à prá­ti­ca de re­cru­tar bol­sei­ros pa­ra tra­ba­lho e sem di­rei­tos na área da in­ves­ti­ga­ção e desenvolvimento

In Avante, 10 de Agosto 2007

Animado por es­se ob­jec­ti­vo es­tá o PCP, que apre­sen­tou um pro­jec­to de lei on­de o ac­tu­al re­gi­me de bol­sas é subs­ti­tuí­do por con­tra­tos de tra­ba­lho.
Com es­te di­plo­ma, en­tre­gue no Parlamento an­tes de en­cer­rar a ses­são le­gis­la­ti­va, a ban­ca­da co­mu­nis­ta vi­sa ga­ran­tir um efec­ti­vo vín­cu­lo en­tre o in­ves­ti­ga­dor e a ins­ti­tui­ção que usu­frui do seu tra­ba­lho. Trata-se, no fim de con­tas, de as­se­gu­rar que quem exer­ce a pro­fis­são de in­ves­ti­ga­dor, in­de­pen­den­te­men­te do es­tá­dio da sua car­rei­ra, des­fru­te dos di­rei­tos que re­sul­tam da exis­tên­cia de um con­tra­to de tra­ba­lho, in­cluin­do o di­rei­to à se­gu­ran­ça so­ci­al.
«Tendo em con­ta que es­tes bol­sei­ros pro­du­zem efec­ti­va­men­te tra­ba­lho, ima­te­ri­al e ma­te­ri­al, é da mais ele­men­tar jus­ti­ça que lhes se­ja ga­ran­ti­do um es­ta­tu­to le­gal de na­tu­re­za ju­rí­di­co-la­bo­ral», sa­li­en­ta a no­ta pre­am­bu­lar do di­plo­ma co­mu­nis­ta.
Para tan­to, de acor­do com o seu ar­ti­cu­la­do, os in­ves­ti­ga­do­res em for­ma­ção dei­xam de ser con­si­de­ra­dos bol­sei­ros, com o es­ta­tu­to ac­tu­al­men­te exis­ten­te, sen­do eli­mi­na­da da lei por­tu­gue­sa a fi­gu­ra do bol­sei­ro de in­ves­ti­ga­ção, tal co­mo ela ho­je exis­te, as­su­min­do que a mai­o­ria dos ac­tu­ais bol­sei­ros são, ob­jec­ti­va­men­te, tra­ba­lha­do­res por con­ta de ou­trem.
Desta for­ma, na pers­pec­ti­va do Grupo co­mu­nis­ta, re­pa­ra­da é a si­tu­a­ção que tem si­do res­pon­sá­vel pe­las gra­ves in­jus­ti­ças e de­se­qui­lí­bri­os que têm afec­ta­do so­bre­tu­do os bol­sei­ros portugueses.