FCT rebate críticas dos bolseiros de investigação científica

FCT re­ba­te crí­ti­cas dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção científica

 In Lusa, 17 de Janeiro 2003

    O pre­si­den­te da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT), Fernando Ramôa Ribeiro, re­ba­teu crí­ti­cas dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção, la­men­tan­do que es­tes en­ca­rem o es­ta­tu­to co­mo “uma pro­fis­são”, es­que­cen­do as em­pre­sas.
    Desde Novembro de 2001 que al­guns bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca se uni­ram nas crí­ti­cas ao es­ta­tu­to que ori­en­ta a sua ac­ti­vi­da­de e as de­li­ne­a­ram num ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo apre­sen­ta­do em Julho à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
    Num co­mu­ni­ca­do a que a Agência Lusa te­ve aces­so, a Plataforma de Bolseiros de Investigação Científica (PBIC) de­nun­cia três si­tu­a­ções: a não re­no­va­ção ou in­ter­rup­ção dos con­tra­tos de bol­sa, a não ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes e a não aber­tu­ra de con­cur­sos pa­ra a atri­bui­ção de bol­sas in­di­vi­du­ais em Janeiro/​Fevereiro de 2003.
    Ao pri­mei­ro pon­to, os bol­sei­ros afir­mam “cor­res­pon­der nal­guns ca­sos o fim an­te­ci­pa­do de pro­jec­tos, que fi­cam as­sim sem re­cur­sos hu­ma­nos pa­ra pros­se­guir o tra­ba­lho”.
    Um pro­ble­ma que não diz res­pei­to à Fundação, de­fen­de Ramôa Ribeiro, que, em de­cla­ra­ções à Agência Lusa, es­cla­re­ceu que “a FCT tem con­tra­tos as­si­na­dos bem de­fi­ni­dos que ter­mi­nam quan­do o pro­jec­to é con­cluí­do”.
“Todos os pro­jec­tos as­si­na­dos pe­la Fundação es­tão a ser cum­pri­dos”, dis­se o pre­si­den­te da FCT, que já se reu­niu com os bol­sei­ros da PBIC.
    Sobre a per­da de au­to­no­mia fi­nan­cei­ra dos Laboratórios de Estado, si­tu­a­ção que os bol­sei­ros apon­tam co­mo fon­te de “cons­tran­gi­men­tos e im­pe­di­men­to da re­no­va­ção ou ce­le­bra­ção de no­vos con­tra­tos de bol­sa”, Ramôa Ribeiro lem­brou que “nem to­dos es­tão sob a tu­te­la do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, ten­do ca­da um a sua pró­pria po­lí­ti­ca”.
    Sobre a si­tu­a­ção de pro­jec­tos com fim ale­ga­da­men­te an­te­ci­pa­do re­fe­ren­ci­a­dos pe­la Plataforma, Râmoa Ribeiro dis­se não sa­ber “a que se re­fe­rem”, lem­bran­do que só é res­pon­sá­vel pe­los bol­sei­ros da Fundação (cer­ca de 4.000) e que pa­ra es­ses po­de ga­ran­tir “que to­dos os con­tra­tos se­rão cum­pri­dos até os pro­jec­tos se­rem con­cluí­dos”.
    Os bol­sei­ros cri­ti­cam tam­bém a não ac­tu­a­li­za­ção, até ao mo­men­to, dos mon­tan­tes das bol­sas, quan­do, se­gun­do o co­mu­ni­ca­do da PBIC, “a an­te­ri­or di­rec­ção da FCT as­su­miu o com­pro­mis­so de ac­tu­a­li­zar anu­al­men­te os va­lo­res das bol­sas por for­ma a com­pen­sar a es­tag­na­ção de va­lo­res a que ti­nham si­do vo­ta­dos des­de 1996”.
    Confrontado com a acu­sa­ção, Ramôa Ribeiro ex­pli­cou que o va­lor das bol­sas não foi au­men­ta­do du­ran­te a vi­gên­cia do pro­gra­ma PRAXIS, ten­do si­do ac­tu­a­li­za­do em 2001 quan­do en­trou em vi­gor o POCTI, e no­va­men­te em 2002 quan­do o eu­ro en­trou em cir­cu­la­ção.
    “Além dis­so, os au­men­tos não têm a ver com o pre­si­den­te da Fundação, têm a ver com a po­lí­ti­ca e a si­tu­a­ção do pró­prio país”, con­ti­nu­ou.
    Outra crí­ti­ca enun­ci­a­da pe­los bol­sei­ros pren­de-se com a não aber­tu­ra de con­cur­so pa­ra atri­bui­ção de bol­sas in­di­vi­du­ais em Janeiro/​Fevereiro de 2003.
    Em co­mu­ni­ca­do, os bol­sei­ros de­fen­dem que “es­tes con­cur­sos de­vem res­pei­tar a ló­gi­ca se­mes­tral do fun­ci­o­na­men­to da mai­o­ria das li­cen­ci­a­tu­ras e pós-gra­du­a­ções, de­ven­do nes­sa me­di­da ha­ver dois con­cur­sos por ano, um por se­mes­tre, e não ape­nas um anu­al”. Opinião não par­ti­lha­da por Râmoa Ribeiro, que as­su­miu fun­ções na FCT em Julho de 2002, e que de­fen­de a exis­tên­cia de ape­nas um con­cur­so pa­ra a atri­bui­ção de bol­sas in­di­vi­du­ais de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca.
    Só as­sim ha­ve­rá uma “uni­fi­ca­ção de cri­té­ri­os, ava­li­an­do to­dos os can­di­da­tos pe­los mes­mos pa­drões de exi­gên­cia”, de­fen­deu. “Os can­di­da­tos ao con­cur­so de Janeiro se­ri­am aque­les que não ob­ti­ve­ram bol­sas no con­cur­so de Dezembro”, re­fe­riu.
    Segundo o pre­si­den­te da FCT, o no­vo con­cur­so de­ve­rá abrir a 31 de Janeiro, pro­lon­gan­do-se por mais tem­po do que é ha­bi­tu­al, pro­va­vel­men­te até Abril ou Maio, nu­ma can­di­da­tu­ra pa­ra to­dos, in­clu­si­ve os que es­te­jam em fim de li­cen­ci­a­tu­ra, em si­tu­a­ção de igual­da­de.
    Reconhecendo que “exis­tem as­pec­tos a me­lho­rar na si­tu­a­ção dos bol­sei­ros”, e su­bli­nhan­do es­tar aber­to ao diá­lo­go, Ramôa Ribeiro cri­ti­cou que es­tes “não se abram à so­ci­e­da­de, adop­tan­do uma men­ta­li­da­de de fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos”.
    “Em vez de pen­sa­rem em fi­car nos Laboratórios de Estado, on­de a con­ten­ção nas ad­mis­sões vai im­pe­dir qual­quer en­tra­da na Função Pública, os dou­to­res e pós-dou­to­ra­dos de­vi­am pen­sar em ser ad­mi­ti­dos pe­las em­pre­sas”, fri­sou.
    Ramôa Ribeiro, que por vá­ri­as ve­zes tem de­fen­di­do a ne­ces­si­da­de de apro­xi­mar a ci­ên­cia da so­ci­e­da­de, fa­zen­do com que a pri­mei­ra se de­bru­ce mais so­bre os pro­ble­mas con­cre­tos dos ci­da­dãos, la­men­tou que “mui­tos des­tes bol­sei­ros pa­re­çam des­cu­rar a ver­ten­te de trans­fe­ren­cia de tec­no­lo­gia”. Até por­que, dis­se, “ser bol­sei­ro não é pro­fis­são, é uma fa­se tran­si­tó­ria”.
    “Se um li­cen­ci­a­do se for can­di­da­tan­do a bol­sas até ao pós- dou­to­ra­men­to, e po­de fa­zê-lo por­que as bol­sas são bem pa­gas, te­rá 35 anos quan­do se lan­çar no mer­ca­do de tra­ba­lho, uma ida­de mui­to avan­ça­da pa­ra o fa­zer”, con­si­de­rou.
    Prosseguindo as su­as crí­ti­cas nes­te sen­ti­do, Ramôa Ribeiro lem­brou ain­da o “in­su­ces­so” que tem ti­do o Programa de Inserção de Mestres e Doutores nas Empresas, uma si­tu­a­ção, su­bli­nhou, co­men­ta­da por ele­men­tos da Comissão Europeia.
    No pri­mei­ro ano de in­ser­ção de um mes­tre ou dou­tor nu­ma em­pre­sa atra­vés des­te pro­gra­ma de in­cen­ti­vo exis­te uma bol­sa pa­ga em três quar­tos pe­la FCT, sen­do o res­tan­te su­por­ta­do pe­la em­pre­sa.
No ano se­guin­te, as du­as par­tes pa­gam, em par­tes iguais, o va­lor da bol­sa, se­guin­do-se um ter­cei­ro em que é a em­pre­sa em­pre­ga­do­ra a pa­gar três quar­tos, ca­ben­do à FCT o res­tan­te.
    “Se no quar­to ano fo­rem de­mons­tra­das ca­pa­ci­da­des do can­di­da­to, a em­pre­sa ad­mi­te es­te bol­sei­ro”, ex­pli­cou, la­men­tan­do que até ago­ra a FCT só te­nha con­se­gui­do co­lo­car 150 pes­so­as em em­pre­sas atra­vés des­te programa.