Dia Internacional da Mulher

Saudação da ABIC pe­lo Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher co­me­mo­ra a lu­ta his­tó­ri­ca das mu­lhe­res pe­la sua eman­ci­pa­ção. As ce­le­bra­ções de 8 de Março es­tão li­ga­das à rei­vin­di­ca­ção de uma so­ci­e­da­de jus­ta, li­vre de de­si­gual­da­des e discriminações.

É de re­al­çar o tra­ba­lho das mu­lhe­res en­quan­to tra­ba­lha­do­ras ci­en­tí­fi­cas. Estas pro­fis­si­o­nais são em mui­tos ca­sos mal­tra­ta­das por um sis­te­ma de Ciência e Tecnologia (C&T) que co­bi­ça a sua pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca, téc­ni­ca ou de apoio a ta­re­fas de ges­tão em C&T, mas não re­co­nhe­ce a sua im­por­tân­cia pa­ra a so­ci­e­da­de e o país. Assim, es­tas co­le­gas, con­tra­ri­a­men­te aos seus pa­res mas­cu­li­nos, não go­zam de di­rei­tos iguais aos da ge­ne­ra­li­da­de dos tra­ba­lha­do­res, adi­an­do fre­quen­te­men­te os seus pla­nos em fa­zer uma vi­da dig­na e nor­ma­li­za­da. Um exem­plo fla­gran­te é a di­fi­cul­da­de vi­vi­da por tra­ba­lha­do­ras ci­en­tí­fi­cas de con­cre­ti­zar o di­rei­to a pla­ni­fi­car uma fa­mí­lia, à ma­ter­ni­da­de ou à in­de­pen­dên­cia eco­nó­mi­ca. Tudo por cau­sa de uma per­ma­nen­te ins­ta­bi­li­da­de la­bo­ral, a ca­rên­cia de pro­te­ção so­ci­al e os bai­xos sa­lá­ri­os (de­no­mi­na­dos por sub­sí­di­os) que au­fe­rem co­mo bolseiras.

Por sua vez, a ABIC or­gu­lha-se em con­tar com mui­tas co­le­gas no seio da sua di­re­ção. É em mui­tos ca­sos o tra­ba­lho vo­lun­tá­rio des­tas in­ves­ti­ga­do­ras or­ga­ni­za­das na ABIC que per­mi­te man­ter vi­vo o es­pí­ri­to da nos­sa Associação. Neste sen­ti­do con­gra­tu­la­mo-nos com a exis­tên­cia de uma lis­ta pa­ra a no­va di­re­ção da ABIC que con­ta com uma in­ves­ti­ga­do­ra co­mo no­va Presidente.

A ABIC, em reu­nião de di­re­ção re­a­li­za­da a 5 de Março, de­ci­diu sau­dar as mu­lhe­res que tra­ba­lha­ram e tra­ba­lham no sis­te­ma ci­en­tí­fi­co em Portugal, em al­gu­ma das su­as di­ver­sas ver­ten­tes, mas es­pe­ci­al­men­te aque­las co­le­gas que so­frem o fla­ge­lo das bol­sas e con­ti­nu­am a dar o seu me­lhor co­mo pro­fis­si­o­nais, com de­ter­mi­na­ção, co­ra­gem e con­fi­an­ça num me­lhor fu­tu­ro co­mo tra­ba­lha­do­ras científicas.

Comemoramos as­sim com es­ta sau­da­ção o Dia Internacional da Mulher, hon­ran­do to­das e to­dos os que lu­tam por um sis­te­ma na­ci­o­nal de C&T li­vre de de­si­gual­da­des e de discriminações.